1 de dezembro de 2017

Será realizado no próximo dia 14 de dezembro, das 14h às 18h, no Laboratório do curso de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o minicurso “Motivações de Raciocínio Lógico utilizando Sequências Finitas e Infinitas”, ministrado pelo professor Víctor Marcelino de Oliveira Santoianni. A atividade oferece 30 vagas e é direcionada a professores da Educação Básica e graduandos em Pedagogia e Matemática. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento.

O minicurso remonta à necessidade de unir a lógica clássica às aplicações de sequências matemáticas, envolvendo, sobretudo, as famosas sequências de Fibonacci e as sequências de quadrados perfeitos. A rigor, deve-se enfatizar que uma sequência nada mais é do que uma aplicação que leva qualquer número natural em um elemento indexado. Todos os participantes da atividade receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

A iniciativa propõe, mediante exercícios simples e questões de concursos, convidar o aluno a explorar sua intuição a partir dos conhecimentos de lógica previamente adquiridos em função das progressões aritmética e geométrica. Também será possível apresentar sequências através de figuras geométricas usando abstração lógica de retas e planos paralelos. Mais informações podem ser obtidas através da página do evento no Facebook.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Departamento de Matemática promove minicurso sobre raciocínio lógico e sequências finitas e infinitas apareceu primeiro em UEPB.