26 de outubro de 2017

Com diversos projetos e programas em andamento na área da ciência e da tecnologia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mais uma vez, participará da Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh), que este ano chega a sua 14ª edição. Um dos stands da Feira estará reservado para a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA), que funciona no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Instituição, no Câmpus de Bodocongó.

Ligado ao Departamento de Química, o NUPEA presta serviços à sociedade realizando análise física, química e microbiológica de água e alimentos. Na FETECh, serão mostradas aos visitantes, através de panfletos e banners, todas as atividades do Núcleo no controle e na qualidade dos alimentos. “Vamos mostrar e enfatizar que a gente enxerga onde as pessoas não conseguem ver, que são realmente os componentes do alimento e também a parte microbiológica deles. Às vezes a gente come um alimento estragado e não sabe porque. São microorganismos que produzem toxinas que só o NUPEA consegue visualizar”, destaca a técnica responsável Núcleo, Isanna Menezes Florêncio.

O material a ser exposto na FETECh também vai especificar como é feito o atendimento do Núcleo às pessoas físicas e jurídicas. Isanna Menezes enfatiza que o Núcleo, coordenado pela professora Hélvia Walewska Casulo de Araújo, tem uma equipe altamente qualificada, formada por técnicos, professores e estudantes dos cursos de Química, Farmácia e Engenharia Sanitária. Criado em 2009 pelo Departamento de Química, o NUPEA tem contribuído cada vez mais para que empresas campinenses dos mais diversos segmentos lançarem no mercado produtos mais saudáveis e com qualidade atestada em laboratório, conforme prevê a legislação.

Nessas parcerias, as empresas utilizaram a estrutura do Núcleo para a realização de análises microbiológicas periódicas de controle da água e alimentos. A preocupação das empresas é descobrir informações que contribuirão para aperfeiçoar seus produtos, garantindo qualidade antes de lançá-los no mercado. As análises microbiológicas desenvolvidas pelo laboratório de Química da UEPB visam descobrir se realmente os produtos estão dentro dos padrões e das normas exigidas pela legislação vigente. Do contrário, correriam o risco de serem retirados das prateleiras pela vigilância ambiental.

Além do NUPEA, a UEPB participará da Feira de Tecnologia de Campina Grande com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes). Vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Nutes realizará com outros parceiros o workshop “Avaliação de Equipamentos Médico-Assistenciais”. Em sua 14ª edição, a FETECh será realizada entre de 27 a 29 de outubro, no Clube Campestre, no bairro do Catolé. O evento é uma promoção da Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB) e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG), com apoio da UEPB e outras instituições parceiras.

Texto: Severino Lopes

O post Ações do Núcleo de Pesquisa em Alimentos serão apresentadas na 14ª Feira de Tecnologia de Campina Grande apareceu primeiro em UEPB.