24 de outubro de 2017

Graças a uma iniciativa do Departamento de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a partir da realização do 2º Fórum Estatístico do CONRE 5 pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pelo Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE 5), uma instituição filantrópica de Campina Grande recebeu a doação de 118 kg de alimentos não perecíveis na tarde desta segunda-feira (23).

Quando da realização do Fórum, em Salvador, os alunos da Universidade Estadual da Paraíba puderam acompanhar por meio de videoconferência as atividades do evento, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Para assistir as palestras, cada aluno levou 2 quilos de alimentos como taxa de inscrição simbólica. O evento aconteceu no dia 20 de outubro e os alunos acompanharam palestra sobre Jurimetria, ministrada pelo diretor e cientista de dados da Associação Brasileira de Jurimetria, Júlio Trecenti, que relacionou o tema da atividade com os crescentes desafios que o estatístico enfrenta na área da Ciência de Dados.

Também foi promovida uma mesa redonda que contou com a participação de Eulina Santos, presidente do CONRE 5, das professoras Lizandra Castilho e Giovana Oliveira, coordenadora do evento e chefe do Departamento de Estatística da UFBA, respectivamente, além de profissionais da área de Direito, oriundos da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A mesa redonda foi mediada por Jonatas Silva, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na UEPB, a coordenação do evento para participação dos alunos de Estatística ficou a cargo do coordenador do Curso de Estatística, professor Tiago Almeida de Oliveira.

O Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão, que recebeu a doação arrecadada pelo Curso de Estatística da UEPB, é uma organização civil de caráter filantrópico, fundada em 2008 em Campina Grande. O grupo desenvolve pesquisas nas áreas de saúde da criança e saúde e direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Atua em parceria nas atividades de pesquisa com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Faculdade de Medicina da USP, a Universidade Estadual da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grade (UFCG) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP/PE.

Sua missão é planejar e desenvolver pesquisas na área de saúde e direitos sexuais reprodutivos, visando melhorar a qualidade de vida das mulheres e recém-nascidos de países em desenvolvimento, além de planejar, desenvolver e executar ações e programas, isoladamente ou em colaboração com outras instituições, dirigidos à promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

Texto: Tatiana Brandão
Foto: Divulgação

O post Departamento de Estatística faz entrega de alimentos não perecíveis a instituição filantrópica de CG apareceu primeiro em UEPB.