16 de outubro de 2017

Clique para exibir o slide.

Teve continuidade na tarde desta segunda-feira (16), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Bodocongó, o ciclo de palestras promovido pelo Programa de Gestão Ambiental nas Empresas (PGAMEM), desenvolvido pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Instituição. O tema desse segundo encontro foi “Desenvolvimento tecnológico, pesquisa e inovação: realidade e perspectiva na Paraíba”, ministrado pela secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba, Francilene Procópio.

Durante sua abordagem, Francilene destacou o cenário da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, bem como suas perspectivas para o futuro. De acordo com ela, a universidade tem um papel primordial nesse cenário, por qualificar os futuros profissionais e capacitá-los em eixos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A secretária-executiva ainda afirmou que para mudar a realidade das relações sociais é preciso desenvolver soluções criativas para a solução dos problemas que envolvem as desigualdades.

“A universidade têm sido um espaço primordial para que possamos avançar nos vários eixos que capacitam nossos alunos e estimulam o empreendedorismo. Temos que nos preocupar em resolver os problemas sociais de onde vivemos, construindo um relacionamento cada vez mais focado na busca por solução de nossas problemáticas e aplicando nosso conhecimento para a resolução desses problemas. Temos pela frente um cenário desafiador, uma vez que a ciência, a tecnologia e a inovação têm a capacidade de orientar o ritmo de desenvolvimento de um país”, destacou Francilene Procópio.

O professor Antonio Augusto Pereira de Sousa, coordenador do PGAMEM, reafirmou a necessidade de ampliar o debate sobre ciência, tecnologia e inovação, já que, segundo ele, o mercado de trabalho atual tem exigido cada vez mais que os profissionais se preparem e estejam em sintonia com esses eixos temáticos. “Nossa proposta é apresentar aos nossos alunos temas atuais, para que eles se preparem para a realidade que o mercado está exigindo hoje. Não basta apenas o profissional ter uma formação básica, ele precisa ser empreendedor, fazer diferente e agregar mais resultados às suas pesquisas ou a sua empregabilidade”, disse professor Augusto.

Participaram de mais esse encontro estudantes dos cursos de Engenharia Sanitária, Licenciatura em Química, Biologia, Geografia, Farmácia e Química Industrial da UEPB. Segundo o coordenador do PGAMEM, após a realização dessas palestras, os alunos continuam as discussões em seus grupos de pesquisa e projetos de extensão para dar prosseguimento ao conteúdo tratado na palestra. “Após a participação na palestra, nossos alunos ampliam seus conhecimentos participando de mesa de discussão e debates para colocar em prática justamente o que eles vivenciam durante o ciclo de palestras”, pontuou Augusto Pereira.

O ciclo de palestras promovido pelo PGAMEM terá continuidade no próximo dia 9 de novembro, com a palestra “Gestão de Recursos Humanos em empresas de grande porte: uma vivência prática do recrutamento ao desenvolvimento e capacitação de pessoas”, que será proferida pelo professor da UEPB e supervisor de RH da Alpargatas, Gerardo Lopes Neto. O encontro acontecerá das 18h às 20h, novamente no Auditório III da Central de Integração Acadêmica da UEPB, Câmpus de Bodocongó.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Ciclo de palestras do Programa de Gestão Ambiental nas Empresas debate sobre tecnologia, pesquisa e inovação apareceu primeiro em UEPB.