21 de agosto de 2020

Em setembro de 2020, a TV brasileira comemora 70 anos e, para marcar esta data, o Departamento de Comunicação Social e o Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de iniciativa do professor Rômulo Azevedo e com apoio da Coordenadoria de Comunicação da Instituição, estão desenvolvendo uma programação especial, a ser realizada de 16 a 18 de setembro, através de lives no Canal Rede UEPB no Youtube e no perfil oficial da Instituição no Facebook.

Com o tema “Um olhar para a televisão brasileira em 70 anos de história”, a programação do webinário será aberta no dia 16, às 10h, com a exibição do documentário “Péricles Leal, o criador esquecido”, dos diretores João de Lima e Manoel Clemente. No dia 17, às 10h, será ministrada a palestra “Televisão Regional: Crise, resiliência e desafios”, com o professor Cidoval Morais. No mesmo dia, às 11h, acontece a palestra “Telejornalismo 70 anos: um lugar de referência”, com o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Vizeu.

No dia 18, a programação será aberta com a exposição do tema “TV à Chateaubriand: Tupi, a pioneira”. Essa atividade será ministrada pelo jornalista e pesquisador Inimá Simões. O evento será encerrado com a palestra “A Televisão na Paraíba”, a ser ministrada pelo jornalista, professor e historiador Gilson Souto Maior. As atividades serão mediadas pelo professor Rômulo Azevedo, coordenador geral do evento.

No cotidiano dos brasileiros, nenhum outro meio de comunicação foi mais presente ou influente do que a TV. Há décadas, o Curso de Jornalismo da UEPB forma profissionais para trabalhar, entre outros veículos, na televisão. A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. No começo, os programas eram ao vivo e caracterizados pela improvisação, experimentação em linguagem (adaptada do rádio e do teatro) e falta de aparelhos receptores, devido ao alto custo.

Nessa época, o rádio era o principal meio eletrônico de informação e entretenimento dos brasileiros. O idealizador da TV brasileira foi Assis Chateaubriand (1892-1968), dono dos Diários Associados, um império de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e rádios.

Texto: Severino Lopes

O post Webinário celebra 70 anos da televisão brasileira com série de atividades entre os dias 16 e 18 de setembro apareceu primeiro em UEPB.