25 de outubro de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Curso de Jornalismo, foi vencedora da edição “Pitching Social” do Canal Futura para documentários, na disputa entre sete universidades parceiras da região Nordeste, durante o Encontro Regional de Comunicação em Rede do Canal Futura, realizado na UNIFOR, em Fortaleza, no período de 17 a 19 de outubro. A proposição do projeto de documentário foi da professora Socorro Palitó e o técnico audiovisual Renato Hennys, que na oportunidade do evento defenderam a proposta para a comissão avaliadora.

O pitching vencedor trata-se de um projeto de extensão da UEPB denominado “Cinema, cocada e tapioca: as narrativas audiovisuais para o debate das questões étnico-raciais indígenas, africanas e quilombolas”, coordenado pela professora Ofélia Maria Barros, do curso de História. “No documentário mostraremos como a professora trabalha com a linguagem fílmica para além do entretenimento, podendo contribuir através da narrativa audiovisual como instrumento e recurso de poder e empoderamento para esses grupos étnicos”, destaca a professora Socorro Palitó. O documentário será exibido em rede nacional no Canal Futura e em festivais, projetando a produção da UEPB.

Para o desenvolvimento do documentário, o Canal Futura entregará o prêmio de R$ 5 mil aos proponentes. Alunos, técnicos e professores do Curso de Jornalismo estarão envolvidos na produção, sob a coordenação dos dois proponentes e apoio da equipe do Canal Futura.

Geração Futura 2018

Em menos de uma semana após receber a notícia da premiação do Canal Futura, a Universidade Estadual da Paraíba também teve a confirmação, na última segunda (23), de que a aluna Hyvana Layssa Rodrigues de Sousa foi uma das selecionadas, entre todos os estudantes das universidades parceiras do Brasil, para participar da edição 2018 do projeto Geração Futura no Rio de Janeiro, entre janeiro e fevereiro do próximo ano, que culminará com uma oficina de audiovisual e o desenvolvimento de uma reportagem sobre projeto da UEPB.

Este ano o Canal Futura teve um número recorde de participantes e 34 alunos foram selecionados para esta edição. É a segunda vez, e de forma consecutiva, que a UEPB tem alunos selecionados no projeto. Ano passado a aluna selecionada foi Débora Marx, que participou das oficinas entre janeiro e fevereiro de 2017 e desenvolveu uma reportagem que será exibida no Canal Futura. Débora recentemente também foi contemplada com o edital Curtas Universitários e está desenvolvendo um curta.

“Ser selecionada para participar desta edição do Geração Futura é um grande privilégio, pois é uma grande oportunidade de adquirir experiência, exercitar novas formas de produzir conteúdo, expandir horizontes e ainda compartilhar tudo isso com pessoas de todo Brasil. Vai ser incrível”, projetou Hyvana Rodrigues. Os nomes dos alunos selecionados estão na página do Canal Futura.

Universidade parceira

Além do Curso de Jornalismo, outros cursos e projetos da UEPB, como o Festival Audiovisual Comunicurtas podem se envolver com iniciativas do Canal Futura, que se trata de uma janela aberta para a produção audiovisual e para projetos de licenciaturas da Universidade, inclusive com possibilidades de uso pedagógico de material produzido no Futura para sala de aula. Em novembro, o gerente geral do Canal Futura, João Alegria, estará participando do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), no Centro de Convenções, em João Pessoa.

O acordo de cooperação entre a UEPB e a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura foi assinado pelo reitor Rangel Junior em dezembro de 2015 e desde então a UEPB tem tido participação ativa e oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos na extensão, pesquisa e ensino da Instituição, além de ter sido contemplada com prêmios e com editais que beneficiam alunos, professores e técnicos.

O post Universidade Estadual vence prêmio do Canal Futura e é selecionada para edição 2018 do Geração Futura apareceu primeiro em UEPB.