Universidade Estadual da Paraíba e Canal Futura ampliam parceira para atividades em Comunicação Social

20 de março de 2017

Firmada desde 2015, a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura será ampliada em 2017. Na manhã da próxima quinta-feira (23), o reitor Rangel Junior receberá, no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, o diretor de Relacionamento com TVs e Universidades do Canal Futura, Acácio Jacinto, para tratar da renovação das atividades envolvendo as duas instituições. Essa encontro faz parte da programação de um evento promovido pelo Departamento de Jornalismo da UEPB.

Antes disso, na quarta-feira (22), toda a comunidade acadêmica poderá participar de mesa redonda e debates envolvendo questões relacionadas aos conteúdos audiovisuais produzidos na UEPB para exibição no Canal Futura. As atividades serão desenvolvidas no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, a partir das 19h. A programação é destinada a comunidade acadêmica e ao público em geral.

A parceira entre a UEPB e a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura tem proporcionado a preparação de materiais audiovisuais produzidos por alunos do curso de Jornalismo da Instituição. O projeto “Geração Futura” é um exemplo desse trabalho em conjunto que tem rendido bons frutos para a qualificação da formação acadêmica dos estudantes participantes. Este ano, a aluna Débora Marx participou da iniciativa durante 15 dias, entre janeiro e fevereiro, na sede do Canal Futura, no Rio de Janeiro, através de oficinas, palestras, produção de web séries e reportagens, além da produção de um curta em andamento sobre projeto científico da UEPB.

Para ela, “participar do ‘Geração Futura’ foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. Vivenciar 15 dias imersa na produção audiovisual, aprender com profissionais referência e trocar experiência com estudantes de cada cantinho do Brasil, é uma oportunidade tão rica e única que eu não consigo mensurar”. Débora ainda disse que a importância dos alunos do curso de Jornalismo se candidatarem ao projeto é um diferencial para a sua formação acadêmica e profissional.

“Tenho certeza que voltei com um diferencial e tanto no meu currículo e que a semente, plantada lá, germina aqui, refletida na vontade imensa de produzir conteúdo de qualidade para movimentar nosso cenário audiovisual. Se posso aconselhar outros estudantes da UEPB, digo com total convicção: inscrevam-se no próximo Geração Futura”, enfatizou Débora.

Durante o evento será exibido um vídeo especial produzido sobre a participação da aluna visando apresentar para demais alunos o processo de seleção e as possibilidades abertas. Como resultado dessa participação no projeto, Débora Marx está finalizando um interprograma para exibição em rede na grade do Canal Futura abordando um projeto pioneiro no Brasil que trata do uso de emissão magnética transcraniana para o tratamento de lesão medular em pacientes, conduzido pelo Departamento de Fisioterapia da UEPB.

Quarta-feira (22 /03)

19h – Mesa-redonda: Canal Futura e as Universidades Parceiras

19h10 – Produção audiovisual e participação do curso de Jornalismo nos projetos do Canal Futura
Professoras Luciellen Souza e Michele Wadja

19h20 – Relatos de experiências e prospecção para alunos. Projetos Geração Futura e Curtas Universitários
Jaime Guimarães

Exibição do curta “A Alma das Ruas”, do edital Curtas Universitários
Exibição de vídeo sobre Geração Futura
Vídeo sobre a participação de Débora Marx

19h30 – Canal Futura e as Universidades Parceiras
Diretor de Relacionamento com TVs e Universidades do Canal Futura – Acácio Jacinto

20h – Momento para perguntas

Quinta-feira (23/03)

Manhã – Visita técnica ao gabinete do reitor Rangel Júnior para discussão da parceria entre a UEPB e Canal Futura

Tarde – Outras visitas para conhecer a produção técnico-científica da UEPB, laboratórios e museus. Além de debate interno com equipe de produção audiovisual do curso de jornalismo.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Bruno Ryfer