UEPB registra maior número percentual de aprovação no Exame do Conselho Regional de Contabilidade 2017

23 de novembro de 2017

Ao concluir o curso de Ciências Contábeis em qualquer Universidade, o estudante graduado ainda não é considerado contador, mas sim bacharel. Para comprovar seus conhecimentos na área e permitir que exerça sua função no mercado de trabalho, munido de carteira profissional e número de identificação, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de cada Estado aplica semestralmente o Exame de Suficiência, uma prova através da qual o candidato, uma vez aprovado, se torna apto para o exercício da profissão.

Recentemente, o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB) divulgou a lista dos candidatos aprovados e o resultado apontou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como a instituição paraibana com maior percentual de aprovação no Exame, proporcionalmente ao número de inscritos. “Quando transformamos os números em percentuais, a UEPB fica na frente com 53,12% de aprovados. Isso não quer dizer que somos uma Universidade superior às demais, mas a que obteve melhor desempenho neste momento”, explicou o professor José Péricles Alves Pereira, chefe do Departamento de Ciências Contábeis.

Para ele, este resultado é fruto da dedicação e do esforço concentrado de toda equipe docente, técnicos administrativos e discentes do Departamento, que mostram a capacidade de realizar um trabalho de qualidade. Já o chefe adjunto do Departamento, professor José Helenildo Cruz de Menezes, lembrou que normalmente o resultado nacional do Exame de Suficiência gira em torno de 17% de aprovação e que, na UEPB, a classificação mais recente supera a média nacional.

“Tivemos um contentamento com este número de aprovações e o desempenho satisfatório de nossos alunos só vem para engrandecer o curso de Ciências Contábeis da UEPB”, frisou Helenildo. Ele ainda acrescentou que muitos bacharéis oriundos da UEPB vêm se destacando no universo acadêmico, em mestrados e doutorados em todo o Brasil, e que as empresas vêm até a Instituição para contratar os estudantes, ainda em curso, tamanha a qualidade dos alunos.

A prova foi composta por questões de “Auditoria contábil”, “Contabilidade aplicada ao setor público”, “Contabilidade de custo”, “Contabilidade gerencial”, “Legislação e ética profissional”, “Língua Portuguesa”, “Matemática financeira”, “Princípios, normas e noções de Direito”, “Perícia contábil” e “Teoria da contabilidade”.

Confira a tabela com o RANKING DO EXAME DO CRC-PB 2017:

Posição

Universidade

Total de inscritos

Total de presentes

Total de aprovados

(%) Total aprovados

1o.

UEPB

77

64

34

53.12

2o.

UFCG

28

20

10

50.00

3o.

UFPB

143

128

60

46.88

4o.

IESP

96

83

28

33.73

5o.

UNIPÊ

81

72

22

30.56

 

Texto: Giuliana Rodrigues

O post UEPB registra maior número percentual de aprovação no Exame do Conselho Regional de Contabilidade 2017 apareceu primeiro em UEPB.