23 de novembro de 2017

Ao concluir o curso de Ciências Contábeis em qualquer Universidade, o estudante graduado ainda não é considerado contador, mas sim bacharel. Para comprovar seus conhecimentos na área e permitir que exerça sua função no mercado de trabalho, munido de carteira profissional e número de identificação, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de cada Estado aplica semestralmente o Exame de Suficiência, uma prova através da qual o candidato, uma vez aprovado, se torna apto para o exercício da profissão.

Recentemente, o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB) divulgou a lista dos candidatos aprovados e o resultado apontou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como a instituição paraibana com maior percentual de aprovação no Exame, proporcionalmente ao número de inscritos. “Quando transformamos os números em percentuais, a UEPB fica na frente com 53,12% de aprovados. Isso não quer dizer que somos uma Universidade superior às demais, mas a que obteve melhor desempenho neste momento”, explicou o professor José Péricles Alves Pereira, chefe do Departamento de Ciências Contábeis.

Para ele, este resultado é fruto da dedicação e do esforço concentrado de toda equipe docente, técnicos administrativos e discentes do Departamento, que mostram a capacidade de realizar um trabalho de qualidade. Já o chefe adjunto do Departamento, professor José Helenildo Cruz de Menezes, lembrou que normalmente o resultado nacional do Exame de Suficiência gira em torno de 17% de aprovação e que, na UEPB, a classificação mais recente supera a média nacional.

“Tivemos um contentamento com este número de aprovações e o desempenho satisfatório de nossos alunos só vem para engrandecer o curso de Ciências Contábeis da UEPB”, frisou Helenildo. Ele ainda acrescentou que muitos bacharéis oriundos da UEPB vêm se destacando no universo acadêmico, em mestrados e doutorados em todo o Brasil, e que as empresas vêm até a Instituição para contratar os estudantes, ainda em curso, tamanha a qualidade dos alunos.

A prova foi composta por questões de “Auditoria contábil”, “Contabilidade aplicada ao setor público”, “Contabilidade de custo”, “Contabilidade gerencial”, “Legislação e ética profissional”, “Língua Portuguesa”, “Matemática financeira”, “Princípios, normas e noções de Direito”, “Perícia contábil” e “Teoria da contabilidade”.

Confira a tabela com o RANKING DO EXAME DO CRC-PB 2017:

Posição

Universidade

Total de inscritos

Total de presentes

Total de aprovados

(%) Total aprovados

1o.

UEPB

2o.

UFCG

3o.

UFPB

4o.

IESP

5o.

UNIPÊ

Texto: Giuliana Rodrigues

O post UEPB registra maior número percentual de aprovação no Exame do Conselho Regional de Contabilidade 2017 apareceu primeiro em UEPB.