13 de novembro de 2018

Clique para exibir o slide.

O segundo dia de atividades do 15º Seminário Os festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, realizado no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciou com duas homenagens póstumas, prestadas por professores e organizadores do evento aos jornalistas, pesquisadores e difusores da comunicação popular no Brasil, Luiz Beltrão e José Marques de Melo.

A solenidade aconteceu no Auditório I da Central de Integração Acadêmica (CIA) e teve como mediador o professor Luiz Custódio da Silva, coordenador geral do Seminário Folkcom. O professor Osvaldo Meira Trigueiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi convidado a ministrar as palestras “100 anos de Luiz Beltrão” e “O legado de José Marques de Melo”, em homenagem aos pesquisadores. Ele, que é membro da Rede Brasileira de Folkcomunicação e recebeu o título de Folclorista Emérito Brasileiro, concedido pela Comissão Nacional do Folclore (CNF), conviveu com o professor Luiz Beltrão de 1974 até 1980.

Também participaram das homenagens as professoras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria Salett Tauk Santos e Betânia Maciel de Araújo, esta integrante da Rede Folkcom. Para o professor de Jornalismo da UEPB, Antônio Roberto Faustino, um dos organizadores do evento, as honrarias são justas e legítimas, tendo em vista que neste ano é comemorado o centenário de nascimento de Luiz Beltrão, “uma referência em toda América Latina e no mundo, como precursor e estimulador do desenvolvimento e aporte metodológico dos estudos em Cultura Popular e Folkcomunicação”, disse.

Ele também lembrou que o professor José Marques de Melo, falecido em junho deste ano, mantinha uma relação e vínculos fortes com os discentes da UEPB, com a própria Instituição e, especialmente, com o professor Luiz Custódio, tendo este sido orientado pelo pesquisador alagoano durante seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

“Eles criaram uma relação muito estreita de amizade e de produção acadêmico-científica e o professor José Marques de Melo sempre foi nossa grande referência viva e atual, inclusive depois do falecimento do professor Luiz Beltrão, ocupando um espaço importante na pesquisa em comunicação, com base numa contribuição brasileira, regional e nordestina”, afirmou Faustino.

A programação do 15º Folkcom seguiu durante a tarde com as apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs) “Folkcomunicação, Cultura Popular” e suas relações com a Educomunicação, Publicidade, Jornalismo Cultural, Desenvolvimento Regional, com os Contextos Religiosos, além do Protagonismo Juvenil na contemporaneidade dos festejos juninos e festas populares. A solenidade de encerramento ocorre nesta quarta-feira (14), às 17h, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica da UEPB.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post Seminário de Folkcomunicação presta homenagem aos pesquisadores Luiz Beltrão e José Marques de Melo apareceu primeiro em UEPB.