19 de outubro de 2017

Clique para exibir o slide.

O conteúdo da série de televisão norte-americana Game of Thrones, criada por David Benioff, movimentou as discussões do segundo dia da Semana do Administrador (SEMAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Organizada pelo Programa de Educação Tutorial – PET/Administração, com a colaboração do Departamento de Administração da Instituição, a Semana está debatendo temas atuais que podem contribuir na formação dos futuros administradores.

A Mesa Redonda “Estratégias corporativas através de Game of Thrones” foi comandada pelo professor da UEPB, Bruno Fernandes Gaião, e pela psicóloga Maria Helena. Ao abordar o tema, o professor Bruno lembrou que a Administração trabalha com diversas áreas do conhecimento. No caso da Psicologia, a contribuição maior é entender como os indivíduos da série se comportam, quais suas características e como essas características de personalidade influenciam nas decisões dos personagens da série, que ocorre no período medieval em um contexto de poder e com relações políticas estabelecidas.

Bruno explicou que alguns elementos presentes na série fazem parte de alguns conceitos estudados na Administração. Ele observou que algumas situações que acontecem no programa podem ser abordadas na prática no campo da Administração, ajudando os gestores nas tomadas de decisões para a captação de recursos.

Professora tutora do PET e uma das organizadoras da Semana do Administrador, a professora Sandra Maria explicou que o evento tem possibilitado uma ampla discussão sobre as várias vertentes da Administração, aumentando as possibilidades que os alunos têm quando concluírem o curso de buscarem espaço no mercado de trabalho. “Estamos discutindo desde a gestão pública, gestão privada, passando pelas questões sociais e identificando qual o papel do administrador”, frisou Sandra. Segundo ela, o grande objetivo é fortalecer a formação dos alunos com conhecimentos que muitas vezes não são contemplados nas disciplinas do curso.

Além da interação entre docentes, discentes e empresários, o evento objetiva propiciar um momento de debates, discussões e reflexões acerca de temas relacionados à gestão, empreendedorismo e inovação. Rebeca Andrade, aluna do 4º período, e Ronye Alexandre, estudante do 7º período, estão participando da Semana e garantem que as atividades enriquecem seus conhecimentos e colaboram na formação para encarar o mercado de trabalho.

O evento acontece no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, e reúne até esta sexta-feira (20) mais de 120 pessoas, entre estudantes e professores de Administração. Palestras, mesas redondas, workshops, rodas de conversas e minicursos estão na programação que foi aberta na noite da quarta-feira (18), com a palestra “A função social do tributo”, ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Gilberto Mendes.

A Semana do Administrador faz parte da celebração do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, e tem como tema central “Trilhas práticas para o sucesso”. As atividades envolvem ainda as oficinas “Finanças”, “Gestão de Pessoas”, “Marketing” e “Empreendedorismo”, ministradas por professores da UEPB, além do painel “Empreender’, seguido da Feira do SEMAD.

Na manhã desta sexta-feira (20) a mesa redonda “Caminhos para a Pós-Graduação” dá continuidade à programação do evento. A noite serão ministradas as palestras “O papel do administrador atual” e “Os campos privativos do profissional administrador e o código de ética”, encerrando a Semana.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Edvânia Barbosa

O post Semana do Administrador discute estratégias corporativas voltada a formação de futuros profissionais apareceu primeiro em UEPB.