PROPLAN e Conselho do Orçamento Participativo se reúnem para propor mudanças na estrutura do COP

15 de abril de 2021

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Coordenação do Conselho do Orçamento Participativo (COP) reuniram-se, de forma remota, na manhã desta quinta-feira (15) para discutirem sobre a estrutura atual do COP. A pauta da reunião foi a necessidade de atualização da estrutura do Conselho.

Para o coordenador do COP, professor Geraldo Medeiros, é necessário dar efetividade ao funcionamento do Conselho para que seja necessário rever normas sobre a sua estrutura e para possibilitar seu funcionamento. Segundo a pró-reitora de Planejamento, Pollyanna Xavier, é preciso definir bem as competências do COP para que elas não se confundam com outras estruturas existentes na Universidade. De acordo come la, isso dará mais clareza nas ações que podem ser definidas pelo Conselho.

Os principais pontos levantados na discussão foram: mudança do período de mandato dos conselheiros e da Coordenação, que atualmente é de dois anos e um ano, respectivamente; definição das competências do COP; estimulação da representação discente no Conselho; necessidade de capacitação para os conselheiros sobre as pautas discutidas no COP.

Após esse encontro, a Coordenação do COP apresentará uma minuta de resolução com as mudanças de sua estrutura atual. Além disso, também será possível discutir em uma reunião do próprio Conselho para definir e aprovar as mudanças de propostas para que elas sejam encaminhas à Procuradoria-Geral da UEPB para análise e parecer. Após isso, pretende-se levar a proposta para aprovação no Conselho Universitário (Consuni).

Também participaram da reunião Ivan Barbosa, pró-reitor adjunto da PROPLAN; Humberto Cruz, vice-diretor do COP; Marcelo Batista, assessor da PROPLAN; e Diógenes Rolim, secretário do CCSA.

Foto: Reprodução Google Meet