5 de abril de 2019

De 8 a 12 de abril será realizado, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o seminário “Saberes Afro-brasileiros”. As atividades serão desenvolvidas no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, das 14h às 17h. Palestras, debates, oficinas e uma exposição fotográfica apresentam e discutem experiências pedagógicas relacionadas ao ensino da cultura afro-brasileira em escolas públicas da região polarizada por Campina Grande.

A iniciativa é uma realização conjunta de dois projetos de extensão da UEPB relacionados à temática da educação para as relações étnico-raciais. A parceria envolve o “Projeto Luz Negra: Oficinas de Fotografia Sobre a Cultura Afro-Brasileira na Rede Pública de Educação”, desenvolvido no âmbito do curso de Jornalismo, e o “Projeto Cine Literário, Oralidade e Fotografia: práticas de currículo intercultural”, do curso de História. O evento é aberto ao público, com inscrição gratuita realizada presencialmente, no dia da atividade, ou antecipadamente, por meio do formulário online.

Oficina do projeto “Luz Negra”

No dia 8, a mesa de abertura contará com a participação da professora Dilaine Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB; do professor Waldeci Chagas, do Câmpus III da UEPB, em Guarabira; da professora Luciene Tavares, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB; e Joyce Kayana, dofona do Ilê Axé Ojú Ofá Dana-Dana, graduanda em direito pela UEPB e arte-educadora. No dia 9, a programação contará com a palestra “O lugar de fala dos sujeitos na luta anti-racista” da professora Jussara Belens, do Departamento de Ciências Sociais da UEPB.

O trabalho de cinco mulheres fotógrafas será destaque no dia 10, com a apresentação do painel “Experiências fotográficas e audiovisuais de documentação da cultura negra”, que contará com a participação das repórteres fotográficas Dayse Euzébio e Katiana Ramos, através do registro fotográfico sobre Quilombos da Paraíba; da jornalista Valtyennua Pires, idealizadora do documentário “Entoada Negro”; da publicitária Carol Brito, com a exposição fotográfica “Enegrecida”; e da fotógrafa Márcia Lima, com trabalhos documentais e de moda.

Na quinta-feira (11), será realizado o minicurso “Abordagens sobre o negro na música e na literatura”, com os professores Edvaldo Cavalcanti e Virna Lúcia de Farias. O encerramento, na sexta-feira (12), será com o debate sobre o tema “Experiências da Cultura Afro-brasileira em sala de aula”, onde haverá relatos de experiência das professoras Patrícia Aragão, Débora Araújo, Jaquicilene Alves, Marcila de Almeida e Érica Araújo.

O seminário “Saberes Afro-Brasileiros” conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB e dos departamentos de Jornalismo e História. A coordenação do evento é dos professores Patrícia Aragão (Projeto Cine Literário) e Rostand Melo (Projeto Luz Negra). A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc) é parceria do projeto Luz Negra.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail luznegra.uepb@gmail.com, ou pela rede social Instagram (www.instagram.com/luznegra.uepb).

Texto: Rostand Melo
Fotos: Divulgação

O post Projetos de extensão de Jornalismo e História promovem seminário sobre cultura afro-brasileira nas escolas apareceu primeiro em UEPB.