18 de abril de 2018

Clique para exibir o slide.

Teve início na manhã desta quarta-feira (18), no laboratório do curso de Ciências Contábeis, na Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Bodocongó, o mutirão de atendimento ao público do projeto de extensão “Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento”, que auxilia a comunidade no processo de preparação e envio da declaração do Importo de Renda. A iniciativa se estende até a tarde desta quinta-feira (19) e é feita pelos alunos do curso, sob supervisão de um grupo de professores.

O projeto existe desde 2014 e todos os anos têm aumentado o número de pessoas que buscam o serviço. Segundo o professor Elinilton Cruz, nos primeiros anos a média de atendimento era de cerca de 50 pessoas da comunidade acadêmica da UEPB. Contudo, esse ano a procura inicial já está sendo acima da média e, principalmente, com pessoas da comunidade externa da Universidade. “Muitas pessoas de fora da UEPB já nos procuraram e nossa expectativa é de ter um aumento considerável na quantidade de pessoas que irão fazer sua declaração de Imposto de Renda 2018 através da prestação dos nossos serviços”, disse.

Mateus Porto ficou sabendo que o projeto ofereceria o serviço e, com antecedência, reuniu todos os documentos necessários para ser atendido no primeiro dia. Essa foi a primeira vez que ele buscou o serviço na Universidade e ficou bastante satisfeito com o atendimento, a agilidade do serviço e atenção que recebeu. “Essa é uma maneira muito acessível para nós recebermos o serviço e também para oferecer uma oportunidade para os alunos. O atendimento foi excelente. Até ano passado eu tinha que procurar um contador e pagar pelo serviço. Agora não. O atendimento é muito bom e é de graça”, afirmou o jovem.

Quem procura o projeto desde o seu início é a servidora da UEPB, Fabrícia Ferreira. Além da proximidade com o seu local de trabalho, ela apontou a qualidade do serviço prestado pelos alunos e a confiança que os professores oferecem quando há qualquer tipo de dúvida no atendimento. “Desde o início do projeto eu faço minha declaração aqui e nunca tive problema nenhum. Os alunos são muito bem orientados e os professores sempre estão presentes para dirimir qualquer questionamento”, disse Fabrícia.

O projeto de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento” é coordenado pelo professor Francisco Leite e tem como propósito treinar os alunos para atender a comunidade gratuitamente com o serviço de orientação de submissão do Imposto de Renda para Pessoa Física. O serviço já foi premiado com o 2º lugar nacional em evento promovido pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem como meta inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5311. O serviço de atendimento ao público está sendo oferecido na Sala 144, 1º andar da Central de Integração Acadêmica, Laboratório III. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Projeto Receita para a Cidadania inicia mutirão de atendimento para auxílio na declaração do Imposto de Renda apareceu primeiro em UEPB.