17 de novembro de 2017

Clique para exibir o slide.

A proposta de qualificar os comerciantes do Shopping Edson Diniz, localizado no Centro de Campina Grande, foi mais uma vez colocada em prática pelo projeto de extensão “Consultoria Contábil e Gerencial para Micros e Pequenos Empreendedores”, através do Departamento de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ação realizada na última terça-feira (14) foi um minicurso onde os microempreendedores puderam conhecer mais sobre a contabilidade básica.

A atividade foi ministrada pelo pelo aluno concluinte, Luciclécio Sousa, que abordou temas que cercam o conteúdo, destacando conceitos sobre controle patrimonial, de forma a subsidiar os pequenos empreendedores na tomada de decisões. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Ciências Contábeis, Ednadi Batista da Silva, e pelo professor José Péricles Alves Pereira, e já promoveu outras iniciativas desta natureza no “shoppping popular”. Executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a atividade acadêmica visa oferecer cursos de capacitação para os comerciantes do local, incentivando-os a investir em seus negócios com qualificação.

De acordo com Luciclécio Sousa, as normas contábeis vêm passando por um intenso processo de convergência, seguindo um padrão internacional, e independentemente do porte da organização empresarial, necessitam do mínimo de controle para a sua execução. “Trabalhamos para mostrar de forma conceitual que o pequeno empreendedor é uma mera percepção, já que toda grande organização um dia foi um pequeno negócio”, destacou.

Ainda serão oferecidos para os comerciantes os cursos “Formação de preço de vendas”, “Educação tributária”, “Planejamento tributário”, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo. A qualificação, conforme destaca a professora Ednadi, envolve a conscientização dos comerciantes para saírem da informalidade. A proposta da Instituição é estender o projeto para outros espaços comerciais instalados em Campina Grande.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Projeto da UEPB realiza novo minicurso sobre contabilidade básica para comerciantes do Shopping Edson Diniz apareceu primeiro em UEPB.