6 de setembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Estudantes do curso de Ciências Contábeis do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na tarde desta quinta-feira (6), de uma atividade do projeto de extensão “Consultoria Contábil e Gerencial para Micros e Pequenos Empreendedores”, coordenado pela professora Ednadi Batista da Silva. A ação teve em vista inscrever os comerciantes instalados na Arca Catedral, no Centro de Campina Grande, um espaço popular que agrega o comércio de alimentos, confecções, eletrônicos, artesanatos, bares, lanchonetes, entre outros, para cursos de capacitação contábil.

Uma vez cadastrados, os microempreendedores interessados poderão participar de cursos gratuitos ministrados por alunos e professores do Departamento de Ciências Contábeis da UEPB, a exemplo de “Contabilidade básica”, “Planejamento administrativo e tributário”, “Formação do preço de venda”, “Atendimento ao cliente”, “Vitrinismo” e “Fluxo de caixa”. As aulas deverão acontecer na Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), sempre à noite, depois do expediente dos feirantes, com datas ainda a serem definidas.

“No Brasil, o que mais cresce são as micro e pequenas empresas. No entanto, elas costumam crescer em alta velocidade e correm o risco de serem extintas, se não forem bem acompanhadas”, explicou a professora Ednadi Batista, que trabalha com a proposta de trazer a Universidade para junto da sociedade, através da oferta dos cursos variados. Josilene Justino, aluna extensionista de Contabilidade, participou do processo de inscrição dos comerciantes e justificou a relevância da atividade como uma forma de proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de se capacitarem para poder expandir seus negócios firmemente.

De acordo com Zaqueu Miguel de Almeida, administrador da Arca Catedral, o espaço conta atualmente com 190 boxes cadastrados e quase 600 trabalhadores que prestam seus serviços de segunda a sábado. Para ele, os cursos trarão melhores perspectivas para os feirantes. “Nós nunca participamos de nenhum projeto como este e quando recebemos esta sugestão da UEPB abraçamos a proposta de cara, porque o curso será bom para todos aprenderem como receber o cliente, como atender melhor o público, como manusear os produtos com higiene, tudo para que se possa crescer e com uma boa renda, organização e empregando ainda mais gente”, disse.

Conforme a professora Ednadi Batista, o projeto já vem sendo executado com sucesso no Shopping Popular Edson Diniz, também em Campina Grande, atendendo as necessidades de consultoria contábil e gerencial dos microempreendedores de cada localidade. As próximas etapas serão as arcas Titão e da Rodoviária Velha, até que seja alcançada a Feira Central, que concentra um número maior de microempreendedores.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post Projeto da UEPB inscreve pequenos e microempreendedores da Arca Catedral para cursos de capacitação contábil apareceu primeiro em UEPB.