16 de abril de 2019

Desde o dia 7 de março os contribuintes de todo o país já podem entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019. O prazo para envio dos dados à Receita Federal vai até 30 de abril. Muitos contribuintes ainda têm dificuldade para fazer a declaração e dependem de um contator. Como forma de facilitar a vida dos contribuintes, há cinco anos o programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), presta esse serviço gratuito aos servidores e estudantes da Instituição e à comunidade em geral.

A ação, realizada por meio dos projetos “Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) de Campina Grande e de Monteiro” e “Escritório de Prática Contábil (EPC)”, auxilia os contribuintes no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, evitando, assim, que eles caiam nas “garras do leão”. Em Campina Grande, o atendimento começou nesta terça-feira (16) e prossegue nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, no Laboratório de Ciências Contábeis, localizado na Sala 144 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. Estudantes de Ciências Contábeis, acompanhados por professores, estão ajudando a comunidade na elaboração e auxílio na Declaração do Imposto de Renda 2019.

Os estudantes estão sendo acompanhados por vários professores do programa, a exemplo de Francisco Leite Duarte, coordenador geral do “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento”; Vânia Nunes Teixeira, coordenadora do “Escritório de Prática Contábil”; e José Elenilton Cruz Menezes, coordenador do “Núcleo de Assessoramento Fiscal”. No primeiro dia de execução dos serviços, diversos servidores procuraram a equipe e fizeram a declaração do IR na hora, saindo com toda a documentação pronta. Cerca de 20 alunos estão envolvidos no projeto.

O professor José Luiz de Sousa está atuando como colaborador do projeto e, na manhã desta terça-feira, auxiliou vários estudantes na execução dos trabalhos. Atento, ele observou a desenvoltura de estudantes bolsistas que passaram por um treinamento ministrado pela professora Vânia, que se encarregou da parte prática, e pelo professor e coordenador do programa, Francisco Leite, que ficou responsável pela parte teórica.

A perspectiva é de que mais de 80 pessoas aproveitem os serviços e façam a sua declaração de IR nos dois dias de funcionamento do projeto. A servidora do Departamento de Filosofia, Gilmara Coutinho Pereira, não perdeu tempo e foi a primeira a ser atendida. Pelo segundo ano seguido ela fez a declaração na UEPB. “Essa é uma boa iniciativa que ajuda muito a comunidade, principalmente quem tem pouco tempo para procurar um contador”, disse. A professora Marta Lúcia de Souza Celino também aproveitou o serviço e, pela primeira vez, fez a declaração no próprio ambiente de trabalho. “Muito prático. É importante que toda a comunidade valorize esse projeto de muita relevância”, frisou.

Coordenadora do Escritório de Prática Contábil, a professora Vânia Nunes ressaltou a importância dos contribuintes apresentarem a cópia da declaração do ano anterior, se tiver bens, além dos comprovantes de rendimentos e de despesas médicas, como plano de saúde, escola, entre outros dados, o que ajuda a agilizar os trabalhos. Além de fazer a declaração, a equipe também está tirando dúvidas dos contribuintes. Esse mesmo atendimento está sendo oferecido em Monteiro nesta terça e quarta e também acontecerá de 23 a 25 de abril, das 14h às 17h, na sede do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE).

Criado em 2014, o projeto de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento” é coordenado pelo professor Francisco Leite e tem como propósito treinar os alunos para atender a comunidade gratuitamente com o serviço de orientação de submissão do Imposto de Renda para Pessoa Física. O serviço já foi premiado com o segundo lugar nacional em evento promovido pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem como meta inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades.

O Programa “Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento” é parceiro das Delegacias da Receita Federal do Brasil em João Pessoa e Campina Grande; do Conselho Regional de Contabilidade na Paraíba; da Controladoria Geral da União (CGU/PB) e do Instituto Paraibano de Estudos Tributários –IPBET. Todo o trabalho de preenchimento das declarações do Imposto de Renda são feitos por alunos dos cursos de Administração, Contabilidade e Direito da UEPB, sob a supervisão de professores da Instituição.

<em><strong>Texto:</strong> Severino Lopes
<strong>Fotos:</strong> Márcia Dias</em>

O post <a href=”http://www.uepb.edu.br/programa-de-extensao-da-uepb-auxilia-a-populacao-no-preenchimento-da-declaracao-do-imposto-de-renda-2019/” rel=”nofollow”>Programa de extensão da UEPB auxilia a população no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2019</a> apareceu primeiro em <a href=”http://www.uepb.edu.br/” rel=”nofollow”>UEPB</a>.