4 de março de 2020

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove nesta quinta-feira (5), às 19h, no Auditório 1, e na sexta-feira (6), às 9h, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, uma palestra sobre cobertura de mega eventos esportivos, como forma de marcar o início das atividades do semestre letivo 2020.1 do Curso de Jornalismo.

A atividade será ministrada pelo jornalista paraibano e ex-aluno da UEPB, Daniel Brito, atual gerente de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Orlando Ângelo, no encontro com os estudantes de jornalismo, Daniel vai apresentar sua experiência na cobertura dos Jogos Olímpicos (Londres-2012 e Rio de Janeiro 2016), Jogos Pan-Americanos (Rio 2007 e Toronto 2015), Jogos Paralímpicos de Inverno (Sochi 2014), Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e Parapan-Americano de Lima 2019, além da cobertura do GP Brasil de Fórmula 1 em 2006 e 2008 e do Mundial de Basquete na Turquia 2010.

O jornalista, que foi da turma 1999.2 de Jornalismo da Universidade Estadual, pretende repassar aos estudantes o processo que envolve eventos esportivos de nível mundial. “Vai ser um bate-papo, com a participação de todos, como deve ser o processo de aprendizado e desenvolvimento de um profissional”, disse Daniel.

Sobre o palestrante

Daniel Brito formou-se em jornalismo pela UEPB em 2003. Trabalhou na TV Borborema entre 1999 e 2002, onde foi repórter e apresentador do então programa Esporte no 9. Em seguida, trabalhou como repórter de Esportes no Correio Braziliense (2004 a 2008), Jornal da Tarde (2009) e Assessor de Imprensa no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). De volta ao Correio Braziliense em 2009, como repórter de Cidades, ganhou o Prêmio Embratel pela série de reportagem sobre violência no Entorno do Distrito Federal.

Entre os anos de 2010 e 2012, foi repórter da Folha de São Paulo. Passou por SporTV e pelo CPB entre 2012 e 2014. Nos três anos subsequentes, foi blogueiro do UOL sobre política esportiva no “Blog do Brito” (https://blogdobrito.blogosfera.uol.com.br/) e, em seguida, retornou ao CPB para a assumir a Gerência de Comunicação do Comitê, função que exerce atualmente.

Texto: Leonardo Alves

O post Palestra sobre cobertura de mega eventos esportivos abre semestre do Curso de Jornalismo da UEPB apareceu primeiro em UEPB.