21 de outubro de 2019

Os cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesp) e parceria da Mega Álbum Encadernações, realizam, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a Grão Fino: 2ª Semana de Fotografia, que abordará o mundo fotográfico através de mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho e exposições.

As mesas redondas do evento abordam temas sociais, acadêmicos e artísticos. Todas serão realizadas no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Intitulada “Fotografia e Arte Contemporânea”, a primeira mesa redonda do evento debaterá a convergência entre arte e fotografia e como esses dois componentes estão lidando um com o outro na contemporaneidade. A mesa acontece às 9h do dia 31 de outubro e será composta pela diretora em arte e mídia, Luciana Urtiga; pelo artista visual, fotógrafo e realizador de exposições autorais, Leandro Costa; e por Everton David, artista visual, jornalista e realizador de exposições autorais.

A segunda mesa debate os ramos das pesquisas fotográficas e quais as perspectivas dessa área. “Fotografia e pesquisa, perspectivas e dilemas” ocorre às 19h do dia 31 de outubro e será composta por Paulo Boni, pós-doutor em Ciências da Comunicação e coordenador do grupo de pesquisa em fotografia da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Paulo Matias, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, professor da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador de Inocologia e de atuação de fotojornalistas.

Já “Fotografia e representatividade social”, terceira mesa redonda do evento, acontece às 9h do dia 1º de novembro, sendo composta por Rennan Peixe, realizador de exposições coletivas em espaços periféricos, professor e fotógrafo de curtas metragens; Wagner Pina, mestrando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha com artes visuais envolvendo cotidiano, sexualidade, gênero, tecnologia e causas sociais; além de Beatriz Leite, jornalista, fotógrafa e idealizadora do projeto “Esse corpo é meu” (@projetoessecorpoemeu).

Abertura

Evandro Teixeira, um dos repórteres fotográficos mais importantes do jornalismo brasileiro, estará em Campina Grande para proferir a conferência da abertura da “Grão Fino: Semana de Fotografia”. A conferência de Evandro acontece no dia 30 de outubro, às 19h, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica. O fotojornalista vai tratar do tema “A Fotografia no Contexto da História”, apresentando algumas das fotografias de sua autoria que ilustraram as páginas dos jornais e livros de História durante seus mais de 50 anos de atuação no fotojornalismo.

A “Grão Fino: Semana de Fotografia” vai oferecer uma programação diversificada, com palestras, debates, oficinas, apresentações de artigos científicos e exposições fotográficas. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.coletivof8.com/graofino, vinculado ao site “Coletivo F8”, do Curso de Jornalismo da UEPB. Não haverá cobrança de taxa e as inscrições são abertas para estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas vinculadas à fotografia ou para quem busca o primeiro contato com a arte fotográfica. Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou no perfil oficial no Instagram (www.instagram.com/graofino.fotografia).

Texto: André Bojim (Estudante de Jornalismo)

O post Mesas redondas da Grão Fino – Semana de Fotografia abordam temais sociais, acadêmicos e artísticos apareceu primeiro em UEPB.