Lançada chamada de trabalhos para 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação

1 de agosto de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) lançaram a CHAMADA DE TRABALHOS para o 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 27 a 29 de setembro, no Centro de Integração Acadêmica (CIAC), Câmpus I da UEPB, em Campina Grande. Promovido pelo Departamento de Jornalismo e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão da UEPB, o evento terá como tema central “A pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular”.

“Nosso objetivo consiste em mapear e problematizar as experiências em andamento, analisar os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e estimular novas propostas didático-pedagógicas para a inserção do folclore, arte, comunicação, religião e cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional”, destaca o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: educomunicação e folkcomunicação; comunicação, educação e desenvolvimento; movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; folkcomunicação nos contextos religiosos; e pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões fundamentais à educação contemporânea, a partir de indagações tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e globais? Como a arte e a cultura popular estão sendo trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?

O prazo para submissão de trabalhos irá até o dia 15 de setembro, podendo participar professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os interessados devem efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, através de boleto gerado via o sistema da Guia de Recolhimento da UEPB (GRUEPB) https://sistemas.uepb.edu.br/GRUEPB/, selecionando a especificação de receita 1.6.1.3.13.310 – Insc. XIV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.

Seguindo as normas de conteúdo e formatação definidas na chamada, os trabalhos devem ser enviados juntamente com cópia do comprovante de pagamento da inscrição para a coordenação do evento, através do endereço festejosjuninos2017@gmail.com. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos e apresentados durante a realização do seminário que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura popular, educação, educomunicação, economia criativa e gestão da cultura.

Organizada pelos grupos de pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, a 14ª edição do seminário recebe apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Governo do Estado. Além da Editora da UEPB (Eduepb), Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Faculdade São Francisco de Barreiras-BA (FASB), colaboram com o evento os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Colaboração: Roberto Faustino