14 de março de 2019

O projeto Globo Lab – Profissão Repórter passou pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta quarta-feira (13), quando estudantes do curso de Jornalismo da Instituição participaram de duas palestras ministradas por jornalistas do programa “Profissão Repórter”, da TV Globo. A equipe da emissora falou sobre suas experiências na vivência do telejornalismo e também incentivaram os alunos a participarem da seleção de reportagens que o setor de Desenvolvimento Institucional do Globo Universidade está realizando.

As duas sessões aconteceram no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, que ficou lotado por estudantes, professores e profissionais da Comunicação que vieram conhecer de perto a proposta de fomentar a inovação de temáticas, linguagens e narrativas jornalísticas. Os palestrantes foram a jornalista Eliane Scardovelli e o editor Caio Cavechini, que contaram suas experiências, exibiram suas reportagens, além de responderem perguntas dos participantes. A jornalista Milana Bernartt, do Globo Universidade também participou das atividades.

Para Eliane Scardovelli, essa conversa serve para mostrar um pouco do trabalho deles na TV, mas, sobretudo, incentivar para que os alunos produzam seus conteúdos e participem da seleção que eles estão fazendo de reportagens que podem ser exibidas no “Profissão Repórter”. “A gente espera a novidade deles e não que eles tentem copiar o ‘Profissão Repórter’. A gente vem para esses lugares pra refrescar nossa redação, porque também temos muito o que aprender com eles”, destacou a jornalista.

O professor da UEPB, Rômulo Azevedo, que intermediou a vinda dos profissionais da TV Globo para a Universidade Estadual, apontou que a partir de um encontro como esse os alunos se entusiasmam ainda mais para começar ou seguir produzindo seus conteúdos audiovisuais. “Programas como o ‘Profissão Repórter’ são um exemplo do que será o telejornalismo no futuro. Então, é muito importante a presença desses jornalistas na Universidade. Agora, os alunos que participaram das palestras devem partir para fazerem suas próprias produções”, disse Rômulo.

Oportunidade para atuar com equipe da TV Globo

Além do conhecimento adquirido ao participar da palestra oferecida pelo projeto Globo Lab – Profissão Repórter, os alunos ainda podem concorrer em uma seleção que vai premiar as melhores reportagens enviadas para o Globo Universidade. Segundo explicou Eliane Scardovelli, serão selecionadas 10 duplas de todas as universidades pelas quais eles passarem, para ganharem a experiência de ficar cinco dias nos estúdios da Globo, em São Paulo, reeditando as matérias escolhidas.

“Estamos em uma viagem grande pelo país e vamos selecionar 10 duplas para passarem cinco dias lá em São Paulo com a gente, reeditando as reportagens. E a gente espera que as pessoas se empolguem para fazer seus vídeos. Serão vídeos de três a cinco minutos, com temática livre. Essa é uma oportunidade para, quem sabe, esses estudantes virarem eventuais ‘freelas’ nossos como correspondentes locais, eventualmente, sugerindo pautas ou participando do programa”, destacou.

A jornalista recém-formada Adriana Araújo se empolgou com a possibilidade de participar da seleção e valorizou a realização de uma atividade como esta na UEPB. Ela, que já tem experiência com audiovisual, disse que é sempre importante conhecer projetos como esse, que incentivam a produção de conteúdo próprio. “Eu sempre gostei de participar dessas palestras que o curso de Jornalismo da UEPB promove. Enquanto aluna, sempre estive presente e, agora formada, a gente sente a necessidade do mercado de trabalho, já que é preciso ter uma formação para além do que a gente estuda na Universidade. E ter contato com uma equipe de um programa como o ‘Profissão Repórter’ é algo excepcional. Sempre vai ter uma oportunidade de aprendizado. Espero aprender de uma forma mais ampla aquilo que eu já faço”, disse Adriana.

Todas as informações sobre como participar do Globo Lab Profissão Repórter 2019 estão disponíveis no site do projeto.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Estudantes de Jornalismo da UEPB participam de palestra com equipe do “Profissão Repórter” da TV Globo apareceu primeiro em UEPB.