Alunos da Universidade Estadual conquistam segundo lugar em Exame de Suficiência de Ciências Contábeis

21 de fevereiro de 2017

Clique para exibir o slide.

O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, se destacou mais uma vez no segundo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado no final do ano passado. Os estudantes João Gilberto e Elaine Cabral ficaram em 2º lugar no Exame, que é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os dois estudantes da UEPB e futuros profissionais da área acertaram 38 das 50 questões aplicadas na prova, obtendo uma nota acima dos 70 pontos.

João e Elaine estão cursando o 8º período do curso, mas já se sentem preparados para o mercado de trabalho. João recebeu o Certificado na última sexta-feira (17), na subsede do CFC em Campina Grande, enquanto Elaine Cabral foi homenageada no começo do mês. Preste a concluir o curso, Elaine também comemorou o resultado. Ela reconheceu que a prova foi difícil mas o aprendizado obtido na Universidade colaborou para obter um bom resultado.

A professora de João Gilberto e Elaine Cabral em projeto extensionista, Vânia Vilma Nunes Teixeira, disse que o resultado foi excelente para a UEPB, visto que a Instituição conseguiu ultrapassar a média estadual e se equipar ao percentual nacional. A UEPB obteve mais de 40% de aprovação no Exame do CFC, sendo que a média no Estado foi de 21%. O percentual de aprovação nacional de 41,86%.

Para o coordenador do curso de Ciâncias Contábeis, Alan Carlos Alves, o elevado percentual de aprovação  obtido pela UEPB no exame do CFC atesta a qualidade do curso da Instituição, que cada vez mais coloca profissionais qualificados no mercado de trabalho. Segundo ele, o curso de Ciências Contábeis prima na busca pela excelência e tem se destacado graças ao empenho e a dedicação de seus docentes.

Alan disse ainda que as notas conquistadas pelos dois estudantes são motivo de orgulho e refletem o esforço de todos os que fazem a UEPB, em especial, os professores do Departamento. “É extremamente gratificante saber que alunos nossos conseguiram se destacar e que estão preparados para o mercado de trabalho”, comemorou o coordenador.

Ainda esta semana a coordenação do curso divulga a lista completa dos estudantes aprovados no exame do CFC. O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade e foi estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução CFC nº 1.486/15.

Na prova foram exigidos conhecimentos dos conteúdos como Contabilidade aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Língua Portuguesa.

Texto: Severino Lopes