Coordenação do 14º Seminário da Folkcomunicação informa sobre adiamento do evento

26 de maio de 2017

A Coordenação do 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, promovido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), informa que decidiu adiar a realização do evento, prevista para ocorrer na primeira semana de junho. O seminário será realizado, excepcionalmente, depois do encerramento da greve dos docentes e técnicos administrativos da Instituição. A chamada para submissão de resumos aos grupos de trabalho do evento também foi suspensa até que se defina um novo calendário.

Realizado pelo Departamento de Jornalismo e pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Cultura, de Extensão, Graduação e de Pós-Graduação da UEPB, o evento terá como tema central “A pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular”. O Seminário pretende mapear, problematizar e analisar as experiências em andamento, os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e as potencialidades didático-pedagógicas do folclore, da arte, da comunicação, religião e da cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: educomunicação e folkcomunicação; comunicação, educação e desenvolvimento; movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; folkcomunicação nos contextos religiosos; e pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões fundamentais à educação contemporânea, tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e mundiais? Como a arte e a cultura popular estão sendo trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?