Alunos da UEPB vencem prêmio de reportagem em telejornalismo em Congresso Nacional de Comunicação

12 de dezembro de 2020

Você sabe o que é uma doula? Assim começa a reportagem “Aquela que serve”, dos alunos Carol Diógenes e Gabriel Heitor Alves, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que ganhou diversos prêmios este ano. Recebido nesta última quinta-feira (10), o mais recente foi o “Prêmio Expocom de Reportagem em Telejornalismo” entregue no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Nacional 2020, um dos maiores congressos da área no país.

“Representamos a UEPB para todo o país com essa vitória”, comentou Carol. O vídeo foi produzido como conclusão de uma atividade proposta para a disciplina “Técnicas de entrevista e reportagem”, do 3º período da graduação em Jornalismo na UEPB, disciplina ministrada pela professora Ada Guedes. A reportagem mostra não somente o que é uma doula, mas o processo dos estudantes de entender o que significa o trabalho, de como foi produzir uma reportagem de conteúdo sensível e a dificuldade de encontrar uma parturiente que se deixasse filmar nesse momento tão particular.

“Tendo como base o que foi aprendido em sala de aula, entendemos que era necessário acompanhar de perto os processos e nos envolvermos não apenas como estudantes, mas enquanto indivíduos”, relatou Carol. Assim, ela e o colega Gabriel decidiram se inserir na reportagem, criando no produto duas linhas narrativas: uma que explica o que faz a doula e as nuances de um parto humanizado, e outra, que mostra os desafios dos bastidores do jornalismo.

“Aquela que serve” é uma reportagem audiovisual que explica o papel de uma doula em um parto humanizado e também mostra os caminhos percorridos pelos repórteres para conseguirem um contato mais aprofundado com esse momento tão sensível e crucial. Ao fim, explica-se o trabalho da doula, a assistente de parto, aquela que assiste a parturiente em todo o processo de dar à luz.

Prêmios
“Aquela que serve” teve um caminho de sucesso nas exibições que participou. Levou o prêmio de melhor repórter cinematográfico na Mostra Tropeiros do 14º Comunicurtas; melhor reportagem e menção honrosa na Mostra Tropeiros de Telejornalismo, também no Comunicurtas 2019; e reportagem em jornalismo no Expocom Regional, Intercom Nordeste 2020. O último, reportagem em telejornalismo no Expocom Nacional no Intercom Nacional 2020 coroa a trajetória. A premiada reportagem pode ser assistida aqui.

Texto: Julinana Rosas