3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero será realizado entre os dias 10 e 13 de outubro

6 de junho de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais (NINETS), realizará entre os dias 10 e 13 de outubro, o 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Adotando na sua terceira edição o título “Com a Diferença Tecer a Resistência”, o evento trará para a cidade renomados especialistas no tema e contará com conferência, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos, oficinas, lançamento de livros e atividades culturais. A solenidade de abertura acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral e as demais atividades serão desenvolvidas no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó.

O seminário foi criado por pesquisadores e ativistas articulados pelo esforço de problematizar como a sexualidade, em interação com outros marcadores sociais da diferença, atuam na tessitura dos processos sociais. A terceira edição do seminário está sob a responsabilidade do NINETS, coordenado pela professora Jussara Carneiro Costa. Nas edições anteriores, o evento anunciou, efetivou e reiterou o compromisso em problematizar normatizações, normalizações, naturalizações e dicotomias envolvendo a compreensão das diversidades e dissidências sexuais e de gênero.

A primeira edição teve como tema “Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo”, e ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A segunda edição foi realizada pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como tema “Ativismos das Dissidências Sexuais e de Gênero”. Segundo os organizadores, a realização do evento em Campina Grande, interior da Paraíba, adensa a radicalidade do propósito político que informa sua criação, anunciado desde a primeira edição, que é contribuir para modificar a geopolítica da produção de conhecimento, enfatizando a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Nordeste do Brasil.

Na sua terceira edição, o Seminário Internacional Desfazendo Gênero investirá na construção de diálogos que permitam aprofundar essas questões, através de várias atividades. A conferência de abertura será ministrada pela professora Jasbir Puar, docente associada do Departamento de Estudos de Mulheres e Gênero da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, e professora visitante no Departamento de Estudos da Performance da Universidade de Nova York.

 

Texto: Severino Lopes