15 de outubro de 2020

A edição 2020 da Grão Fino: Semana de Fotografia, reservou um espaço especial na programação para a realização de oficinas, com o objetivo de promover a capacitação na área e fomentar a troca de conhecimentos. Estão sendo ofertadas cinco oficinas, que serão realizadas via internet, entre os dias 27 e 30 de outubro. As inscrições para as oficinas são gratuitas e serão iniciadas no dia 19 de outubro, a partir das 14 horas no site do evento. As vagas são limitadas.

As oficinas abordam temas distintos, ampliando a abordagem sobre a fotografia. As oficinas “Desmistificando a caixa-preta”, com Julio Cezar Peres; e “Fotografia de moda cotidiana”, com Dalisson Markel, serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro. Já a oficina “Processo criativo em fotografia”, com Karla Noronha, ocorre nos dias 28 e 30. No encerramento do evento, em 30 de outubro, acontecem as oficinas “Produzindo Selfs em casa”, com Agda Aquino; e “Sistema de zonas no tratamento digital”, com Sóstenes Lopes.

Todas as oficinas serão promovidas sempre a partir das 14 horas, com transmissão via Google Meet e link compartilhado apenas entre os participantes cadastrados previamente em cada oficina. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também estão disponíveis todas as informações sobre o conteúdo de cada oficina e o currículo dos palestrantes. Haverá emissão de certificados.

A Grão Fino: Semana de Fotografia é uma iniciativa conjunta dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento está vinculado ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e ao projeto de extensão Coletivo F8, contando com o apoio da Mega Álbum encadernações fotográficas.

PROGRAMAÇÃO
Além das oficinas, a Grão Fino também vai apresentar palestras e debates de 26 a 30 de outubro, sempre a partir das 19h, com transmissão do canal Rede UEPB no Youtube. A palestra de abertura será no dia 26, com o fotojornalista Ricardo Stuckert.

Nos dias seguintes serão debatidos os seguintes temas: “Fotografia, inclusão e acessibilidade”(dia 27), “mercado fotográfico no pós-pandemia” (dia 28), “Mulheres na direção de fotografia” (dia 29) e “A cobertura do caos, fotojornalismo na pandemia” (dia 30). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no nas redes sociais em: https://www.instagram.com/graofino.fotografia .

Programação – Oficinas Grão Fino 2020:

• Oficina 1: Desmistificando a caixa-preta, com Julio Cezar Peres (27 e 28 de outubro, às 14h).
  • Oficina 2: Fotografia de moda cotidiana, com Dalisson Markel (27 e 28 de outubro, às 14h).
  • Oficina 3: Processo criativo em fotografia, com Karla Noronha (28 e 30 de outubro, às 14h).
  • Oficina 4: Produzindo Selfs em casa, com Agda Aquino (30 de outubro, às 14h).
  • Oficina 5: Sistema de Zonas no Tratamento digital com Sóstenes Lopes (30 de outubro, às 14h).

Texto: Rostand Melo (Professor UEPB)

O post 3ª Grão Fino: Semana de Fotografia informa sobre início de inscrições para oficinas gratuitas apareceu primeiro em UEPB.