5 de outubro de 2020

A Comissão Organizadora da “3ª Grão Fino: Semana de Fotografia” decidiu prorrogar o prazo da chamada de trabalhos. Os pesquisadores, professores e estudantes que tenham trabalhos sobre fotografia poderão enviar seus artigos até o dia 9 de outubro. Todo o processo de inscrição e envio dos trabalhos pode ser feito via internet, através do site www.graofinofoto.com.br , clicando na opção “Inscrições 2020”.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para pessoas de todo o país, já que a edição deste ano será realizada em formato on-line. A 3ª Edição da Grão Fino acontece de 26 a 30 de outubro, com transmissão das palestras e debates pelo canal da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no YouTube, o Rede UEPB. Além da apresentação e artigos e palestras, a programação também vai oferecer oficinas sobre fotografia.

O evento é uma realização conjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (DECOM/UEPB) e da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UAAMI/UFCG). A iniciativa está vinculada ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e ao projeto de extensão Coletivo F8. O evento conta com o apoio da Mega Álbum encadernadora e da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB.

Os participantes podem submeter artigos acadêmicos, ensaios e relatos de experiência que se relacionas com as áreas temáticas dos três grupos de trabalho do evento. São eles: GT1 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Direção de Fotografia.

O resultado com a lista dos textos aprovados será divulgado até 20 de outubro. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento. As novidades sobre a III Grão Fino Semana de Fotografia podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram: Instagram: www.instagram.com/graofino.fotografia.

PROGRAMAÇÃO
As palestras e debates da Grão Fino acontecem de 26 a 30 de outubro, sempre às 19h. A palestra de abertura, no dia 26, será com o fotojornalista Ricardo Stuckert. Na terça o debate será sobre “Fotografia e Acessibilidade”. Na quarta, dia 28, o tema será “Mercado fotográfico pós-pandemia”. No dia seguinte, a pauta da Grão Fino será sobre “Mulheres na Direção de Fotografia”. O encerramento será no dia 30 com a mesa sobre “A cobertura do caos: fotojornalismo na Pandemia”.

Serão ofertadas ainda cinco oficinas, são elas: “Processo Criativo em fotografia”, “Desmistificando a caixa preta”, “Fotografia de moda cotidiana”, “Produzindo selfs em casa” e “Sistema de Zonas no Tratamento digital”. As vagas são limitadas e as inscrições para as oficinas acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 14h, no site do evento.

Texto: Rostand Melo (Professor UEPB)

O post 3ª Grão Fino amplia prazo para envio de trabalhos sobre fotografia até o dia 9 de outubro apareceu primeiro em UEPB.