PROGRAD informa sobre procedimentos para matrícula no novo Sistema de Registro Acadêmico

22 de novembro de 2016

O novo Sistema de Registro Acadêmico (SRA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi elaborado tendo em vista atender exigências das diretrizes do novo Regimento dos Cursos de Graduação, bem como para possibilitar um melhor gerenciamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e dos dados relacionados à vida acadêmica dos estudantes. O SRA promove também uma potente integração com os dados do antigo sistema, potencializando procedimentos como oferta de componentes curriculares e matrícula.

Em consequência, todos os usuários – professores, técnicos administrativos e estudantes – terão ao seu dispor a automatização e celeridade de todos os processos acadêmicos, o que representa um significativo ganho para a Universidade e um valioso avanço.

A complexidade de um sistema como este, entretanto, requer o devido cumprimento de várias etapas sucessivas e interligadas, como cadastro dos componentes, equivalências e pré-requisitos. Por essa razão, neste primeiro momento de implantação do sistema, eventuais falhas poderão ocorrer no processo de matrícula, todas perfeitamente razoáveis e ajustáveis. Para o bom funcionamento deste processo, contamos com a colaboração dos diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, secretários de cursos e de todos os estudantes.

Os estudantes devem ficar atentos às instruções para efetuar devidamente sua matrícula, que deve ser feita, prioritariamente, nos componentes curriculares previstos na sequência da matriz curricular do curso. No atual sistema, a “série” corresponde ao “ano de ingresso”. Por essa razão, na primeira etapa de matrícula, aparecerão disponíveis apenas os componentes curriculares previstos na sequência ideal, considerando uma situação sem reprovações ou trancamentos.

Em conformidade com o Regimento dos Cursos de Graduação da UEPB, o limite mínimo da carga horária semanal é de 12 horas e o máximo de 30 horas (curso matinal, vespertino e noturno) ou 40 horas (curso integral). Qualquer eventual dificuldade, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso. As matrículas feitas indevidamente estarão sujeitas à reformulação pela Coordenação, na terceira fase do processo. Confira os detalhes das fases de matrícula no quadro abaixo:

fases-de-matricula