Professor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB é finalista do Prêmio Internacional CAED-JUS 2017

3 de julho de 2017

Um artigo produzido pelo professor Marconi do Ó Catão, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é finalista do Prêmio CAED-JUS 2017, que acontecerá dentro do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus), de 5 a 7 de julho. Nesta segunda edição do Prêmio, o professor Marconi Catão concorreu com dois artigos, sendo o trabalho “Teoria das Cidades: Tendências Urbanas Contemporâneas” o indicado como finalista.

No artigo, o professor Marconi Catão aborda a questão da Teoria das Cidades a partir de três aspectos: o ser humano, a sociedade e o fenômeno urbano. Ele observa que esses aspectos passam necessariamente pelas teorias progressista, humanista e culturalista, sendo que desde o século XVII prevalece a progressista. Em ofício informando sobre a classificação do artigo para a final do prêmio, a organização do CAED-Jus destacou que o trabalho do professor Marconi contribui para inspirar os juristas brasileiros a produzirem trabalhos de alto nível no Direito.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Medicina Legal, com título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Associação Médica Brasileira em São Paulo, o professor Marconi tem diversos artigos publicados em revistas científicas do Brasil e do exterior. Ele também já participou de diversos congressos internacionais e é autor do livro “Genealogia do Direito à Saúde: uma reconstrução de saberes e práticas na modernidade”, lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

O Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (Caed-Jus) é uma iniciativa de uma rede de acadêmicos brasileiros e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões de alta qualidade. A primeira edição do evento foi realizada em novembro do ano passado e o professor Marconi Catão também concorreu com o artigo “Atual Cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Em Busca de uma efetiva inclusão social dos catadores de materiais recicláveis”.

A edição 2017 do evento desenvolve-se exclusivamente de maneira virtual, sendo a tecnologia parte importante para o sucesso das discussões e para a interação entre os participantes, através de diversos recursos multimídia. Atualmente, o CAED-Jus é um dos principais congressos da América Latina e um dos seus principais objetivos é resgatar nos congressos jurídicos a interação entre os participantes através de parcerias e redes acadêmicas, além desenvolver estratégias inéditas, tais como a publicação em livros e o Hall of Fame.

 

 

Texto: Severino Lopes