Consuni aprova Programa de Divulgação de Conhecimento e institucionaliza Núcleo Jurídico

26 de maio de 2021

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (25), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou dois importantes projetos de divulgação científica e cunho social. Após pareceres favoráveis e deliberação, foram autorizadas a criação do Programa de Divulgação e Disseminação do Conhecimento e a institucionalização do Núcleo de Prática Jurídica.

A reunião foi presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, que iniciou dando posse aos novos conselheiros, transmitiu informes gerais sobre a Universidade e em seguida partiu para os pontos da pauta. A vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca também participou da reunião. O processo sobre a criação do Programa de Divulgação e Disseminação do Conhecimento foi encaminhado conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Extensão (PROEX) e pela Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB, tendo como relatora a professora Maria Isabelle Yanes.

O processo de criação do programa de divulgação e disseminação do conhecimento, através de ações de difusão tecnológica e popularização da ciência, visa contribuir com a divulgação dos projetos e pesquisas pelos estudantes da UEPB, demonstrando o impacto e retornos dos investimentos para sociedade, apresentando algumas atividades que serão desenvolvidas no âmbito do programa.

A professora Isabelle concedeu parecer favorável ao projeto, que seguiu para discussão e foi aprovado por unanimidade. Conselheiros frisaram a relevância do projeto, apontaram os pontos positivos da divulgação científica e a troca de experiências e conhecimento entre estudantes, docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e público externo à universidade.

Em seguida, foi apreciada a proposta de criação e institucionalização do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), encaminhada pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Câmpus I da UEPB, e que teve como relator o professor Alde Cleber Silva, que igualmente concedeu parecer favorável. A proposta, após deliberação, foi aprovada pelos conselheiros. De acordo com o processo, o Núcleo de Prática Jurídica é uma estrutura administrativa relacionada ao estágio curricular obrigatório e que agora, ademais do Escritório Modelo, abrangerá outros programas e ações, a exemplo da Câmara da Cidadania e Unidades de Prática Processual.

Emocionado, o professor Laplace Guedes, diretor do CCJ, mencionou a importância deste dia que considerou histórico e que ele e o Centro que dirige esperam há tantos anos. Na prática, o Núcleo existe há mais de uma década na UEPB, por meio de projetos como a Escritório Modelo, ajudando na prática jurídica dos estudantes de Direito, mas que agora ganha novos contornos. “Por estas ações, nós ganhamos votos de aplauso da Universidade Estadual de Pernambuco, anos atrás. A partir de hoje, o CCJ vai viver um novo momento”, disse o professor Laplace.

Outro docente do CCJ, professor Luciano Nascimento, reforçou a relevância do momento e da práxis jurídica exercida por estudantes da UEPB, especialmente no âmbito social. O professor lembrou que práticas deste tipo já auxiliaram e prestaram assistência jurídica a diversas famílias carentes paraibanas, especialmente de Campina Grande, que se não fosse esta oportunidade, não poderiam arcar com tais custos nem teriam seus direitos atendidos.

Ambas as propostas seguem agora para aprimoramento de seus regimentos e normatizações dentro das instâncias jurídicas e de deliberação da UEPB. A reunião desta terça-feira (25) foi realizada por videoconferência e transmitida pelos canais oficiais da Instituição.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Reprodução Rede UEPB