28 de março de 2019

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou por maioria a proposta para executar algumas reformas na estrutura e no funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, tendo em vista a racionalidade administrativa.

Com a mudança aprovada, foram extintos os departamentos de Direito Público e de Direito Privado do CCJ e, agora, a estrutura passa a contar com a Direção do Centro, composta por diretor(a) e diretor(a) adjunto(a), e uma Coordenação de Curso, composta por coordenador(a) e coordenador(a) adjunto(a). Além disso, integram a nova estrutura o Colegiado do Curso; Comissões de Área; Comissão de Planejamento e Avaliação; Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão; Secretaria Acadêmica e Núcleo Docente Estruturante (NDE).

De acordo com o relator, professor Luciano Albino, um “Centro Universitário” se refere a uma área plural, que acomoda diversos cursos, o que não ocorre no CCJ, que comporta apenas o curso de Direito e, desta forma, não havia sentido manter departamentos em sua estrutura. Ele destacou que, atualmente, o Curso de Direito do Câmpus I é o que detém maior número de professores efetivos (42) – a maioria com doutorado, espaço físico com quase nove mil metros quadrados, grande número de alunos matriculados e uma infraestrutura bastante considerável.

“Trata-se de uma realidade única em relação aos outros cursos da Universidade, com viabilidade de corpo técnico, professores qualificados e condições de consolidar, inclusive, uma pós-graduação Stricto Sensu. Nesta nova configuração, estruturado a partir de uma Direção e Coordenação, o curso terá meios burocráticos mais eficazes para sua organização”, destacou professor Luciano Albino.

Texto: Giuliana Rodrigues
Foto: Thayse Araújo (Estagiária)

O post Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.