4 de abril de 2019

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição a receber, mais uma vez, o Selo OAB Recomenda. A entrega da chancela foi feita na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório do CCJ, pelo presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia.

Instituído em 2001, o Selo OAB Recomenda configura-se como reconhecimento público da qualidade da graduação em Direito em todo o País. Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, são avaliações externas como essa que funcionam como termômetro para balizar a qualidade do serviço que está sendo oferecido na esfera do ensino superior. O reitor destacou o trabalho bem feito pelos professores do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que cada vez mais demonstram o compromisso em formar alunos cada vez mais capacitados e com condições de oferecer um excelente serviço à população.

“Para nós é sempre um motivo de alegria quando vem o reconhecimento de um órgão acreditado como a OAB e é fundamental, porque isso reafirma o que a gente diz o tempo todo que aquilo que se faz na Universidade se faz com qualidade. As avaliações externas são o melhor medidor para isso. Os órgãos de avaliação têm efetivamente credibilidade para avaliar a Instituição para que possam dizer se ela está em conformidade com aquilo que se propõe do ponto de vista da formação das pessoas. Nesse caso, na formação dos futuros bacharéis em Direito, que serão futuros advogados, juízes e promotores. Mesmo a despeito de todas as dificuldades que a Instituição passa, a gente consegue sempre se superar e só faz isso em razão da qualidade dos profissionais que aqui existem e do compromisso que eles têm para formar cada vez mais alunos mais capacitados”, disse professor Rangel Juior.

O presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia, também foi consonante em afirmar que este selo comprova a manutenção do curso de Direito da UEPB entre os melhores do País, já que esta não é a primeira vez que o curso recebe a comenda. “É importante que a comunidade saiba da relevância desse Selo OAB Recomenda que o curso de Direito da UEPB, em Campina Grande, está recebendo. Há alguns anos, diante da explosão do número de cursos de Direito, do aumento do número de vagas nos cursos, a OAB criou este selo que afere os bons cursos jurídicos, a qualidade da formação dos corpos docente e discente que redunda em excelentes colocações e desempenho no Exame de Ordem. A sociedade civil de Campina Grande deve saber que seu curso de Direito é um dos poucos do Estado que receberam da OAB este selo. Parabenizo o corpo docente da Instituição, valorizando a qualidade do ensino e, sobretudo, aos alunos que vêm alcançando excelentes colocações no Exame de Ordem a nível nacional”, ressaltou.

O recebimento do selo foi celebrado pelo corpo docente de Direito, através do diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, professor Laplace Guedes, que ressaltou a consolidação do curso como um dos que possuem referência em todo o País. “Isto representa a consolidação do curso por sua qualidade, como também o reconhecimento de uma instituição estranha à academia, que julga nosso curso como referência no País dentre os que receberam o selo. Na Paraíba, apenas três cursos receberam o OAB Recomenda, o que com muito gosto e prazer nós recebemos das mãos do presidente da Ordem aqui na Paraíba”, afirmou o diretor do CCJ.

Também participaram da solenidade de entrega do Selo OAB Recomenda o presidente da OAB Subseção Campina Grande, Jairo Oliveria; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; o presidente do SINTESPB, Fernando Borges; e o presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, o estudante Lucyen Christyen.

Aula inaugural do curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico

Junto ao momento de celebração pelo recebimento do Selo OAB Recomenda pelo curso de Direito, foi iniciado, após a solenidade de entrega da chancela, o curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE). A aula inaugural foi proferida pelo professor do CCJ e coordenador de Relações Internacionais da UEPB, Cláudio Lucena, que abordou assuntos relacionados à implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil, ato que tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre o Direito e a Informática.

Durante esta primeira aula, os alunos matriculados tiveram acesso a conteúdos como atos processuais eletrônicos, habilidades necessárias em um ambiente jurídico no qual a tecnologia tem papel fundamental, bem como abordagens em quesitos inseridos em contextos de inovação, educação, técnica e ética profissional. Professor Cláudio explicou como as pesquisas nessa área inovadora apareceram, bem como destacou a necessidade das instituições do Direito incorporarem a visão digital da atualidade.

Durante todo este curso de extensão serão tratados assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos e Tatiana Brandão

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.