CCJ

CCJ

Centro de Ciências Jurídicas

Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB

4 de abril de 2019

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição a receber, mais uma vez, o Selo OAB Recomenda. A entrega da chancela foi feita na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório do CCJ, pelo presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia.

Instituído em 2001, o Selo OAB Recomenda configura-se como reconhecimento público da qualidade da graduação em Direito em todo o País. Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, são avaliações externas como essa que funcionam como termômetro para balizar a qualidade do serviço que está sendo oferecido na esfera do ensino superior. O reitor destacou o trabalho bem feito pelos professores do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que cada vez mais demonstram o compromisso em formar alunos cada vez mais capacitados e com condições de oferecer um excelente serviço à população.

“Para nós é sempre um motivo de alegria quando vem o reconhecimento de um órgão acreditado como a OAB e é fundamental, porque isso reafirma o que a gente diz o tempo todo que aquilo que se faz na Universidade se faz com qualidade. As avaliações externas são o melhor medidor para isso. Os órgãos de avaliação têm efetivamente credibilidade para avaliar a Instituição para que possam dizer se ela está em conformidade com aquilo que se propõe do ponto de vista da formação das pessoas. Nesse caso, na formação dos futuros bacharéis em Direito, que serão futuros advogados, juízes e promotores. Mesmo a despeito de todas as dificuldades que a Instituição passa, a gente consegue sempre se superar e só faz isso em razão da qualidade dos profissionais que aqui existem e do compromisso que eles têm para formar cada vez mais alunos mais capacitados”, disse professor Rangel Juior.

O presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia, também foi consonante em afirmar que este selo comprova a manutenção do curso de Direito da UEPB entre os melhores do País, já que esta não é a primeira vez que o curso recebe a comenda. “É importante que a comunidade saiba da relevância desse Selo OAB Recomenda que o curso de Direito da UEPB, em Campina Grande, está recebendo. Há alguns anos, diante da explosão do número de cursos de Direito, do aumento do número de vagas nos cursos, a OAB criou este selo que afere os bons cursos jurídicos, a qualidade da formação dos corpos docente e discente que redunda em excelentes colocações e desempenho no Exame de Ordem. A sociedade civil de Campina Grande deve saber que seu curso de Direito é um dos poucos do Estado que receberam da OAB este selo. Parabenizo o corpo docente da Instituição, valorizando a qualidade do ensino e, sobretudo, aos alunos que vêm alcançando excelentes colocações no Exame de Ordem a nível nacional”, ressaltou.

O recebimento do selo foi celebrado pelo corpo docente de Direito, através do diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, professor Laplace Guedes, que ressaltou a consolidação do curso como um dos que possuem referência em todo o País. “Isto representa a consolidação do curso por sua qualidade, como também o reconhecimento de uma instituição estranha à academia, que julga nosso curso como referência no País dentre os que receberam o selo. Na Paraíba, apenas três cursos receberam o OAB Recomenda, o que com muito gosto e prazer nós recebemos das mãos do presidente da Ordem aqui na Paraíba”, afirmou o diretor do CCJ.

Também participaram da solenidade de entrega do Selo OAB Recomenda o presidente da OAB Subseção Campina Grande, Jairo Oliveria; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; o presidente do SINTESPB, Fernando Borges; e o presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, o estudante Lucyen Christyen.

Aula inaugural do curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico

Junto ao momento de celebração pelo recebimento do Selo OAB Recomenda pelo curso de Direito, foi iniciado, após a solenidade de entrega da chancela, o curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE). A aula inaugural foi proferida pelo professor do CCJ e coordenador de Relações Internacionais da UEPB, Cláudio Lucena, que abordou assuntos relacionados à implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil, ato que tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre o Direito e a Informática.

Durante esta primeira aula, os alunos matriculados tiveram acesso a conteúdos como atos processuais eletrônicos, habilidades necessárias em um ambiente jurídico no qual a tecnologia tem papel fundamental, bem como abordagens em quesitos inseridos em contextos de inovação, educação, técnica e ética profissional. Professor Cláudio explicou como as pesquisas nessa área inovadora apareceram, bem como destacou a necessidade das instituições do Direito incorporarem a visão digital da atualidade.

Durante todo este curso de extensão serão tratados assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos e Tatiana Brandão

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico

Array ( [post_title] => Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico [post_content] =>

Tiveram início na noite desta quarta-feira (21), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, as atividades da terceira turma do curso de extensão “Projeto Judicial Eletrônico (PJE)”, ofertado pela Instituição, através de parceria com a Escola Superior de Advocacia – Núcleo Campina Grande.

A aula inaugural contou com abordagem sobre temas do Direito e da Tecnologia. A implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre Direito e Informática. Embora a lei sobre processo eletrônico no Brasil seja recente (Lei 11.419/2006), a informática aplicada ao Direito já preocupava juristas desde a década de 1970. São tratados no curso assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação CCJ

O post Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Tiveram início na noite desta quarta-feira (21), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, as atividades da terceira turma do curso de extensão “Projeto Judicial Eletrônico (PJE)”, ofertado pela Instituição, através de parceria com a Escola Superior de Advocacia – Núcleo Campina Grande. A aula Leia Mais...

O post Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-22 14:15:31 [post_date] => 2019-08-22 11:15:31 [post_modified_gmt] => 2019-08-22 14:15:31 [post_modified] => 2019-08-22 11:15:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50671 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ba413d1738feba107adb0dcc531281cb [1] => 8432015064401d83bdadb316c5eaaa28 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 [2] => 38 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico

Array ( [post_title] => Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico [post_content] =>

Tiveram início na noite desta quarta-feira (21), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, as atividades da terceira turma do curso de extensão “Projeto Judicial Eletrônico (PJE)”, ofertado pela Instituição, através de parceria com a Escola Superior de Advocacia – Núcleo Campina Grande.

A aula inaugural contou com abordagem sobre temas do Direito e da Tecnologia. A implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre Direito e Informática. Embora a lei sobre processo eletrônico no Brasil seja recente (Lei 11.419/2006), a informática aplicada ao Direito já preocupava juristas desde a década de 1970. São tratados no curso assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação CCJ

O post Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Tiveram início na noite desta quarta-feira (21), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, as atividades da terceira turma do curso de extensão “Projeto Judicial Eletrônico (PJE)”, ofertado pela Instituição, através de parceria com a Escola Superior de Advocacia – Núcleo Campina Grande. A aula Leia Mais...

O post Iniciadas atividades da terceira turma do curso de extensão sobre processo judicial eletrônico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-22 14:15:31 [post_date] => 2019-08-22 11:15:31 [post_modified_gmt] => 2019-08-22 14:15:31 [post_modified] => 2019-08-22 11:15:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50671 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ba413d1738feba107adb0dcc531281cb [1] => 8432015064401d83bdadb316c5eaaa28 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 [2] => 38 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => iniciadas-atividades-da-terceira-turma-do-curso-de-extensao-sobre-processo-judicial-eletronico )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação

Array ( [post_title] => UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) assinaram um termo de competência científica para auxiliar autocomposição extrajudicial de conflitos na forma de conciliação e mediação em sessões realizadas gratuitamente por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB. O ato de assinatura foi realizado na noite desta quarta-feira (7), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Câmpus de Campina Grande.

Esta medida visa operacionalizar os núcleos de autocomposição de conflitos do MPPB na Comarca de Campina Grande e no CCJ, além de implementar e coordenar ações destinadas à autocomposição de pessoas com histórico de conflitos. Assinaram o termo o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. A partir desse acordo as instituições terão uma parceria para aperfeiçoamento do processo de trabalho, possibilitando maior resolutividade, apoio quanto à promoção de trocas de experiências, além da sistematização do fluxo de atendimento para sessões de conciliação e/ou mediação.

O reitor da UEPB classificou a parceira como uma iniciativa de grande valia para que a cultura da paz faça cada vez mais parte da vida da sociedade. Rangel Junior disse que o convênio amplia uma atuação que tem sido recorrente no CCJ de se aproximar das instituições do Direito com o objetivo de qualificar a formação dos alunos. “Temos feito convênios, inauguramos projetos novos e ampliamos nossa atuação que envolvem a estrutura do Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça, Ministério Público da Paraíba, Justiça Federal, sempre articulando algo que envolve benefícios para a Universidade, vantagens importantes para os órgão do judiciário, vantagens para os estudantes que vão aprender novas práticas e ajudar a resolver problemas importantes na sociedade. É algo importante que todos saem ganhando. Espero que possamos assinar novos termos dessa natureza para que tenhamos condições de garantir cada dia mais o desenvolvimento da cultura de paz”, destacou Rangel.

O procurador-geral, Francisco Seráphico, disse que o convênio celebra uma nova forma de fazer justiça. Segundo ele, não é a busca para a solução de um problema, mas sim resolver a causa de um problema. “A assinatura desse acordo mostra respeito do Ministério Público à Universidade Estadual. Essa é uma necessidade de vocês, alunos, de se debruçarem por essas novas questões. O nosso objetivo é diminuir a quantidade de litígios, buscando acordo de probidade administrativa, acordos de leniência, dentre outras várias hipóteses de discussão e mediação nas esferas penal e cível”, afirmou Francisco Seráphico Filho.

O termo de cooperação entre UEPB e MPPB terá duração de 24 meses. As atividades previstas neste instrumento não acarretam ônus financeiro aos partícipes e nem envolvem transferência de recursos, razão pela qual não se consigna dotação orçamentária específica. Também participaram da assinatura do convênio o diretor do CCJ, professor Laplace Guedes, e as promotoras de Justiça da Vara da Família, Liana Espínola Pereira de Carvalho, e Luciara Lima Simeão Moura, que na oportunidade proferiam palestra sobre “Alienação Parental”, para os alunos do curso de Direito da UEPB.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) assinaram um termo de competência científica para auxiliar autocomposição extrajudicial de conflitos na forma de conciliação e mediação em sessões realizadas gratuitamente por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB. O ato de assinatura foi realizado na noite desta quarta-feira (7), Leia Mais...

O post UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-08 14:32:46 [post_date] => 2019-08-08 11:32:46 [post_modified_gmt] => 2019-08-08 14:32:46 [post_modified] => 2019-08-08 11:32:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50301 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 679fbd67eef96955da2eff49b8fb7fbe [1] => b6139efedfc951321487747c0dd726f0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação

Array ( [post_title] => UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) assinaram um termo de competência científica para auxiliar autocomposição extrajudicial de conflitos na forma de conciliação e mediação em sessões realizadas gratuitamente por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB. O ato de assinatura foi realizado na noite desta quarta-feira (7), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Câmpus de Campina Grande.

Esta medida visa operacionalizar os núcleos de autocomposição de conflitos do MPPB na Comarca de Campina Grande e no CCJ, além de implementar e coordenar ações destinadas à autocomposição de pessoas com histórico de conflitos. Assinaram o termo o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. A partir desse acordo as instituições terão uma parceria para aperfeiçoamento do processo de trabalho, possibilitando maior resolutividade, apoio quanto à promoção de trocas de experiências, além da sistematização do fluxo de atendimento para sessões de conciliação e/ou mediação.

O reitor da UEPB classificou a parceira como uma iniciativa de grande valia para que a cultura da paz faça cada vez mais parte da vida da sociedade. Rangel Junior disse que o convênio amplia uma atuação que tem sido recorrente no CCJ de se aproximar das instituições do Direito com o objetivo de qualificar a formação dos alunos. “Temos feito convênios, inauguramos projetos novos e ampliamos nossa atuação que envolvem a estrutura do Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça, Ministério Público da Paraíba, Justiça Federal, sempre articulando algo que envolve benefícios para a Universidade, vantagens importantes para os órgão do judiciário, vantagens para os estudantes que vão aprender novas práticas e ajudar a resolver problemas importantes na sociedade. É algo importante que todos saem ganhando. Espero que possamos assinar novos termos dessa natureza para que tenhamos condições de garantir cada dia mais o desenvolvimento da cultura de paz”, destacou Rangel.

O procurador-geral, Francisco Seráphico, disse que o convênio celebra uma nova forma de fazer justiça. Segundo ele, não é a busca para a solução de um problema, mas sim resolver a causa de um problema. “A assinatura desse acordo mostra respeito do Ministério Público à Universidade Estadual. Essa é uma necessidade de vocês, alunos, de se debruçarem por essas novas questões. O nosso objetivo é diminuir a quantidade de litígios, buscando acordo de probidade administrativa, acordos de leniência, dentre outras várias hipóteses de discussão e mediação nas esferas penal e cível”, afirmou Francisco Seráphico Filho.

O termo de cooperação entre UEPB e MPPB terá duração de 24 meses. As atividades previstas neste instrumento não acarretam ônus financeiro aos partícipes e nem envolvem transferência de recursos, razão pela qual não se consigna dotação orçamentária específica. Também participaram da assinatura do convênio o diretor do CCJ, professor Laplace Guedes, e as promotoras de Justiça da Vara da Família, Liana Espínola Pereira de Carvalho, e Luciara Lima Simeão Moura, que na oportunidade proferiam palestra sobre “Alienação Parental”, para os alunos do curso de Direito da UEPB.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) assinaram um termo de competência científica para auxiliar autocomposição extrajudicial de conflitos na forma de conciliação e mediação em sessões realizadas gratuitamente por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB. O ato de assinatura foi realizado na noite desta quarta-feira (7), Leia Mais...

O post UEPB e Ministério Público firmam convênio para auxiliar conflitos na forma de conciliação e mediação apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-08 14:32:46 [post_date] => 2019-08-08 11:32:46 [post_modified_gmt] => 2019-08-08 14:32:46 [post_modified] => 2019-08-08 11:32:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50301 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 679fbd67eef96955da2eff49b8fb7fbe [1] => b6139efedfc951321487747c0dd726f0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-e-ministerio-publico-firmam-convenio-para-auxiliar-conflitos-na-forma-de-conciliacao-e-mediacao )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB

Array ( [post_title] => Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB [post_content] =>

Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico neste sábado (27) e encerraram o ciclo de formaturas da Instituição do semestre letivo 2019/1.

A Assembleia Solene de Colação de Grau dos câmpus I e II aconteceu na casa de shows Spazzio, em Campina Grande, e contou com a participação dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico Leia Mais...

O post Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-29 12:51:48 [post_date] => 2019-07-29 09:51:48 [post_modified_gmt] => 2019-07-29 12:51:48 [post_modified] => 2019-07-29 09:51:48 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50082 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81158568b9e0fc0c0f190084b4b2fc42 [1] => 8fcd3c18fe13330871fc8299535c3b76 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 16 [1] => 18 [2] => 10 [3] => 11 [4] => 26 [5] => 28 [6] => 4 [7] => 33 [8] => 35 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB

Array ( [post_title] => Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB [post_content] =>

Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico neste sábado (27) e encerraram o ciclo de formaturas da Instituição do semestre letivo 2019/1.

A Assembleia Solene de Colação de Grau dos câmpus I e II aconteceu na casa de shows Spazzio, em Campina Grande, e contou com a participação dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico Leia Mais...

O post Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-29 12:51:48 [post_date] => 2019-07-29 09:51:48 [post_modified_gmt] => 2019-07-29 12:51:48 [post_modified] => 2019-07-29 09:51:48 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50082 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81158568b9e0fc0c0f190084b4b2fc42 [1] => 8fcd3c18fe13330871fc8299535c3b76 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 16 [1] => 18 [2] => 10 [3] => 11 [4] => 26 [5] => 28 [6] => 4 [7] => 33 [8] => 35 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => concluintes-dos-campus-i-e-ii-colam-grau-e-fecham-ciclo-de-formaturas-do-periodo-2019-1-da-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual [post_content] =>

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, durante os turnos da manhã e noite desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual. Foram promovidas duas mesas redondas como forma de atividade do projeto de extensão “Espectro LGBTQI+”, coordenado pelo professor Glauber Salomão Leite. O evento foi motivado para reafirmar a cidadania LGBTQI+ e formar uma rede de enfrentamento à LGBTfobia na Paraíba.

As mesas redondas foram realizadas no Auditório do CCJ e contou com a participação dos alunos do Curso de Direito da UEPB, Câmpus de Campina Grande, bem como estudantes de outras instituições, profissionais do Direito e autoridades judiciárias. Todos os debates foram voltados à promoção da cidadania dos integrantes do movimento LGBTQI+ à luz dos Direitos Humanos.

A primeira mesa teve como tema “Crimes homofóbicos e a promoção dos direitos humanos”. Participaram dela os professores José Baptista de Mello Neto e Michelle Barbosa Agnoleti, além do presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PB, Klêrysthon Carolino. Os mediadores foram as estudantes Bárbara Morais de Moura e Maria Camila Marinho Silva.

No turno da noite foi promovida a mesa “Transexualidade e os direitos ligados ao pleno desenvolvimento da personalidade”. Nela, contribuíram com o debate o professor Glauber Salomão Leite; Camilo de Lélis Diniz de Farias, membro da coordenação do Espaço LGBT de Campina Grande; e o estudante e ativista Julian Santos. A mesa foi mediada por Brenda Pinheiro Araújo e Wellington Martins da Silva Júnior.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, durante os turnos da manhã e noite desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual. Foram promovidas duas mesas redondas como forma de atividade do projeto de extensão “Espectro LGBTQI+”, coordenado pelo professor Glauber Salomão Leite. O evento foi motivado Leia Mais...

O post Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-31 23:56:20 [post_date] => 2019-05-31 20:56:20 [post_modified_gmt] => 2019-05-31 23:56:20 [post_modified] => 2019-05-31 20:56:20 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48897 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6bec96b276c673e88a7ae28cac6ad458 [1] => 1ac233d113f4e385d6fbd806bffcbf54 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual [post_content] =>

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, durante os turnos da manhã e noite desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual. Foram promovidas duas mesas redondas como forma de atividade do projeto de extensão “Espectro LGBTQI+”, coordenado pelo professor Glauber Salomão Leite. O evento foi motivado para reafirmar a cidadania LGBTQI+ e formar uma rede de enfrentamento à LGBTfobia na Paraíba.

As mesas redondas foram realizadas no Auditório do CCJ e contou com a participação dos alunos do Curso de Direito da UEPB, Câmpus de Campina Grande, bem como estudantes de outras instituições, profissionais do Direito e autoridades judiciárias. Todos os debates foram voltados à promoção da cidadania dos integrantes do movimento LGBTQI+ à luz dos Direitos Humanos.

A primeira mesa teve como tema “Crimes homofóbicos e a promoção dos direitos humanos”. Participaram dela os professores José Baptista de Mello Neto e Michelle Barbosa Agnoleti, além do presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PB, Klêrysthon Carolino. Os mediadores foram as estudantes Bárbara Morais de Moura e Maria Camila Marinho Silva.

No turno da noite foi promovida a mesa “Transexualidade e os direitos ligados ao pleno desenvolvimento da personalidade”. Nela, contribuíram com o debate o professor Glauber Salomão Leite; Camilo de Lélis Diniz de Farias, membro da coordenação do Espaço LGBT de Campina Grande; e o estudante e ativista Julian Santos. A mesa foi mediada por Brenda Pinheiro Araújo e Wellington Martins da Silva Júnior.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, durante os turnos da manhã e noite desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual. Foram promovidas duas mesas redondas como forma de atividade do projeto de extensão “Espectro LGBTQI+”, coordenado pelo professor Glauber Salomão Leite. O evento foi motivado Leia Mais...

O post Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-31 23:56:20 [post_date] => 2019-05-31 20:56:20 [post_modified_gmt] => 2019-05-31 23:56:20 [post_modified] => 2019-05-31 20:56:20 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48897 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6bec96b276c673e88a7ae28cac6ad458 [1] => 1ac233d113f4e385d6fbd806bffcbf54 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb-promove-1o-simposio-cidadania-e-diversidade-sexual )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos

Array ( [post_title] => UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos [post_content] =>

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram quinta-feira (23) para discutir sobre parceria para implantação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos em Campina Grande, com o objetivo inicial de ampliar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo “Projeto Presente”, destinado à proteção de crianças e adolescentes vítimas de alienação parental e/ou abandono afetivo, por meio da resolução de conflitos familiares.

A reunião aconteceu na sede do MPPB, em Campina Grande, e foi presidido pela coordenadora das Promotorias de Justiça Cíveis e Família e idealizadora do “Projeto Presente”, promotora Liana Espínola Pereira de Carvalho. Estiveram presentes no encontro a promotora coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPPB (NUPIA), Renata Carvalho da Luz; o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, professor Laplace Guedes; o assessor jurídico da UEPB, Heriberto Melo de Lima, e a servidora do MPPB, Silmary Soares Vilanova Cavalcante.

Na oportunidade, foram apresentadas as principais atividades do “Projeto Presente” e do Núcleo de Promoção de Paternidade (NUPAR), por onde começarão os encaminhamentos para as sessões de conciliação e mediação. Ainda foi discutida a necessidade de fomento à capacitação e provimento de mediadores, tendo em vista que o Ministério Público ainda não dispõe de pessoal capacitado para a realização de tais atividades.

Nesse sentido, o diretor do CCJ, Laplace Guedes, mostrou-se favorável à proposta apresentada, ressaltando a importância da iniciativa do Ministério Público em buscar parcerias junto às instituições públicas de ensino, com objetivo de viabilizar e fortalecer suas ações em benefício da sociedade. O encontro resultou na elaboração do esboço do termo de cooperação para a implementação e funcionamento do Núcleo de Autocomposição de Conflitos na Comarca de Campina Grande, com a cooperação do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB, através do projeto de extensão “Mediação e Conciliação: Instrumento de Paz e Cidadania”, na área de Direitos Humanos.

Colaboração: Assessoria MPPB

O post UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram quinta-feira (23) para discutir sobre parceria para implantação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos em Campina Grande, com o objetivo inicial de ampliar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo “Projeto Presente”, destinado à proteção de crianças e adolescentes vítimas Leia Mais...

O post UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-24 18:05:27 [post_date] => 2019-05-24 15:05:27 [post_modified_gmt] => 2019-05-24 18:05:27 [post_modified] => 2019-05-24 15:05:27 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48711 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6269ed786df37e1e8a0a369af6530b16 [1] => 211939cb830ca9a918cd8c6f0a6c833b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos

Array ( [post_title] => UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos [post_content] =>

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram quinta-feira (23) para discutir sobre parceria para implantação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos em Campina Grande, com o objetivo inicial de ampliar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo “Projeto Presente”, destinado à proteção de crianças e adolescentes vítimas de alienação parental e/ou abandono afetivo, por meio da resolução de conflitos familiares.

A reunião aconteceu na sede do MPPB, em Campina Grande, e foi presidido pela coordenadora das Promotorias de Justiça Cíveis e Família e idealizadora do “Projeto Presente”, promotora Liana Espínola Pereira de Carvalho. Estiveram presentes no encontro a promotora coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPPB (NUPIA), Renata Carvalho da Luz; o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, professor Laplace Guedes; o assessor jurídico da UEPB, Heriberto Melo de Lima, e a servidora do MPPB, Silmary Soares Vilanova Cavalcante.

Na oportunidade, foram apresentadas as principais atividades do “Projeto Presente” e do Núcleo de Promoção de Paternidade (NUPAR), por onde começarão os encaminhamentos para as sessões de conciliação e mediação. Ainda foi discutida a necessidade de fomento à capacitação e provimento de mediadores, tendo em vista que o Ministério Público ainda não dispõe de pessoal capacitado para a realização de tais atividades.

Nesse sentido, o diretor do CCJ, Laplace Guedes, mostrou-se favorável à proposta apresentada, ressaltando a importância da iniciativa do Ministério Público em buscar parcerias junto às instituições públicas de ensino, com objetivo de viabilizar e fortalecer suas ações em benefício da sociedade. O encontro resultou na elaboração do esboço do termo de cooperação para a implementação e funcionamento do Núcleo de Autocomposição de Conflitos na Comarca de Campina Grande, com a cooperação do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB, através do projeto de extensão “Mediação e Conciliação: Instrumento de Paz e Cidadania”, na área de Direitos Humanos.

Colaboração: Assessoria MPPB

O post UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram quinta-feira (23) para discutir sobre parceria para implantação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos em Campina Grande, com o objetivo inicial de ampliar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo “Projeto Presente”, destinado à proteção de crianças e adolescentes vítimas Leia Mais...

O post UEPB e Ministério Público discutem parceria para implementação do Núcleo de Autocomposição de Conflitos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-24 18:05:27 [post_date] => 2019-05-24 15:05:27 [post_modified_gmt] => 2019-05-24 18:05:27 [post_modified] => 2019-05-24 15:05:27 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48711 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6269ed786df37e1e8a0a369af6530b16 [1] => 211939cb830ca9a918cd8c6f0a6c833b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-e-ministerio-publico-discutem-parceria-para-implementacao-do-nucleo-de-autocomposicao-de-conflitos )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Array ( [post_title] => Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania [post_content] =>

O direito de acesso à Justiça através de mecanismos que promovam a cidadania e estimulem a solução rápida de desentendimentos é um dos motores para a valorização dos indivíduos e a promoção da cultura de paz. Embasada nesse propósito, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), deu mais um passo importante no que diz respeito à conciliação e a solução de processos judiciais, inaugurando, na noite desta quinta-feira (11), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O local funciona como unidade responsável pela realização de audiências de conciliação atendidas pelo judiciário paraibano.

Esta é a sétima unidade no Estado que tem na conciliação e na mediação sua base para constituir uma importante ferramenta destinada à pacificação social, com ênfase na solução ou prevenção de conflitos. De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, este momento é muito importante por, a partir de agora, a sociedade paraibana ter mais um instrumento voltado à busca pela conciliação. Rangel ainda destacou a contribuição que a Instituição está dando para a construção do processo civilizatório, mediando conflitos e buscando construir uma cultura de paz.

“Essa é mais uma demonstração da dimensão ampla que a Universidade tem para alcançar a sociedade. A inauguração do CEJUSC é mais um espaço de cidadania que permitirá a sociedade usufruir ainda mais da Universidade. A UEPB não forma apenas pessoas. A dimensão da ação da Universidade vai muito além de entregar diplomas. Exemplo disso é a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que demonstra o enraizamento da UEPB na vida da sociedade. Para nós, é sempre algo importante e motivo de muita alegria poder buscar e fazer algo novo para garantir que a sociedade possa se apropriar de tudo aquilo que a Universidade tem”, destacou o reitor.

O desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ricardo Vital de Almeida, ressaltou mais esse serviço que a UEPB, através do CCJ, está oferecendo. Ele apontou que a solução de conflitos garante o acesso à justiça de maneira eficiente, podendo sair do velho molde processual, quando a lei permitir. Já o diretor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), desembargador Leandro dos Santos, disse que a política de pacificação social que será reforçada através do CEJUSC apresentará outro viés para a educação universitária, já que os alunos se vestirão de conciliadores e a população terá um serviço que oferecerá mais dignidade às pessoas.

A juíza e coordenadora dos Centros de Conciliação e Mediação instalados em Campina Grande, Ivna Mozart, projetou a melhora da atividade judiciária com a existências desses locais. Ela ressaltou a busca pela cultura da paz como um modo de promover um caminho positivo para a sociedade. “A partir do CEJUSC na UEPB nós estamos expandido a cultura de paz. Atualmente ela não é mais uma promessa, ela é sim uma realidade, um caminho que o Poder Judiciário segue, partindo do pressuposto de que não há mais essa concepção de se resolver processo, e sim de se resolver conflitos. Firmar essa parceria com a UEPB é algo muito importante, porque nós plantamos no ambiente acadêmico a ideia de que a cultura de paz é uma realidade”, afirmou a juíza.

O diretor do CCJ, professor Laplace Guedes, destacou o poder de superação que a UEPB demonstra, por vencer todas as dificuldades financeiras e orçamentárias e, mesmo assim, disponibilizar um serviço como o que é oferecido pelo CEJUSC. “Nós conseguimos atender todas as exigências para ter uma unidade do CEJUSC aqui no CCJ e eu tenho certeza que, além de um grande apoio que vamos prestar à população, nossos alunos ainda serão muito mais bem qualificados em sua formação por poderem atuar no campo do estágio na busca pela solução de conflitos mediados pela Justiça”, pontuou professor Laplace.

Além da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da UEPB, também foi apresentado pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Harrison Targino, o projeto de extensão “Mediação para a Paz e Cidadania”, que será coordenado por ele e que tem como objetivo prestar serviços de solução de conflitos por métodos alternativos, a partir da atuação dos alunos do curso de Direito da UEPB, sob a orientação dos professores do CCJ. Também participaram da solenidade a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, e a presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Ivonete Ludgério.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O direito de acesso à Justiça através de mecanismos que promovam a cidadania e estimulem a solução rápida de desentendimentos é um dos motores para a valorização dos indivíduos e a promoção da cultura de paz. Embasada nesse propósito, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), deu mais um Leia Mais...

O post Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-12 15:51:11 [post_date] => 2019-04-12 12:51:11 [post_modified_gmt] => 2019-04-12 15:51:11 [post_modified] => 2019-04-12 12:51:11 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47911 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 7d3942481494dc74938e5ded0578c191 [1] => a49d62bdac3798eca33525e3c783d611 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Array ( [post_title] => Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania [post_content] =>

O direito de acesso à Justiça através de mecanismos que promovam a cidadania e estimulem a solução rápida de desentendimentos é um dos motores para a valorização dos indivíduos e a promoção da cultura de paz. Embasada nesse propósito, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), deu mais um passo importante no que diz respeito à conciliação e a solução de processos judiciais, inaugurando, na noite desta quinta-feira (11), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O local funciona como unidade responsável pela realização de audiências de conciliação atendidas pelo judiciário paraibano.

Esta é a sétima unidade no Estado que tem na conciliação e na mediação sua base para constituir uma importante ferramenta destinada à pacificação social, com ênfase na solução ou prevenção de conflitos. De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, este momento é muito importante por, a partir de agora, a sociedade paraibana ter mais um instrumento voltado à busca pela conciliação. Rangel ainda destacou a contribuição que a Instituição está dando para a construção do processo civilizatório, mediando conflitos e buscando construir uma cultura de paz.

“Essa é mais uma demonstração da dimensão ampla que a Universidade tem para alcançar a sociedade. A inauguração do CEJUSC é mais um espaço de cidadania que permitirá a sociedade usufruir ainda mais da Universidade. A UEPB não forma apenas pessoas. A dimensão da ação da Universidade vai muito além de entregar diplomas. Exemplo disso é a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que demonstra o enraizamento da UEPB na vida da sociedade. Para nós, é sempre algo importante e motivo de muita alegria poder buscar e fazer algo novo para garantir que a sociedade possa se apropriar de tudo aquilo que a Universidade tem”, destacou o reitor.

O desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ricardo Vital de Almeida, ressaltou mais esse serviço que a UEPB, através do CCJ, está oferecendo. Ele apontou que a solução de conflitos garante o acesso à justiça de maneira eficiente, podendo sair do velho molde processual, quando a lei permitir. Já o diretor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), desembargador Leandro dos Santos, disse que a política de pacificação social que será reforçada através do CEJUSC apresentará outro viés para a educação universitária, já que os alunos se vestirão de conciliadores e a população terá um serviço que oferecerá mais dignidade às pessoas.

A juíza e coordenadora dos Centros de Conciliação e Mediação instalados em Campina Grande, Ivna Mozart, projetou a melhora da atividade judiciária com a existências desses locais. Ela ressaltou a busca pela cultura da paz como um modo de promover um caminho positivo para a sociedade. “A partir do CEJUSC na UEPB nós estamos expandido a cultura de paz. Atualmente ela não é mais uma promessa, ela é sim uma realidade, um caminho que o Poder Judiciário segue, partindo do pressuposto de que não há mais essa concepção de se resolver processo, e sim de se resolver conflitos. Firmar essa parceria com a UEPB é algo muito importante, porque nós plantamos no ambiente acadêmico a ideia de que a cultura de paz é uma realidade”, afirmou a juíza.

O diretor do CCJ, professor Laplace Guedes, destacou o poder de superação que a UEPB demonstra, por vencer todas as dificuldades financeiras e orçamentárias e, mesmo assim, disponibilizar um serviço como o que é oferecido pelo CEJUSC. “Nós conseguimos atender todas as exigências para ter uma unidade do CEJUSC aqui no CCJ e eu tenho certeza que, além de um grande apoio que vamos prestar à população, nossos alunos ainda serão muito mais bem qualificados em sua formação por poderem atuar no campo do estágio na busca pela solução de conflitos mediados pela Justiça”, pontuou professor Laplace.

Além da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da UEPB, também foi apresentado pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Harrison Targino, o projeto de extensão “Mediação para a Paz e Cidadania”, que será coordenado por ele e que tem como objetivo prestar serviços de solução de conflitos por métodos alternativos, a partir da atuação dos alunos do curso de Direito da UEPB, sob a orientação dos professores do CCJ. Também participaram da solenidade a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, e a presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Ivonete Ludgério.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O direito de acesso à Justiça através de mecanismos que promovam a cidadania e estimulem a solução rápida de desentendimentos é um dos motores para a valorização dos indivíduos e a promoção da cultura de paz. Embasada nesse propósito, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), deu mais um Leia Mais...

O post Universidade Estadual da Paraíba inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-12 15:51:11 [post_date] => 2019-04-12 12:51:11 [post_modified_gmt] => 2019-04-12 15:51:11 [post_modified] => 2019-04-12 12:51:11 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47911 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 7d3942481494dc74938e5ded0578c191 [1] => a49d62bdac3798eca33525e3c783d611 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-inaugura-centro-judiciario-de-solucao-de-conflitos-e-cidadania )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB

Array ( [post_title] => Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB [post_content] =>

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição a receber, mais uma vez, o Selo OAB Recomenda. A entrega da chancela foi feita na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório do CCJ, pelo presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia.

Instituído em 2001, o Selo OAB Recomenda configura-se como reconhecimento público da qualidade da graduação em Direito em todo o País. Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, são avaliações externas como essa que funcionam como termômetro para balizar a qualidade do serviço que está sendo oferecido na esfera do ensino superior. O reitor destacou o trabalho bem feito pelos professores do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que cada vez mais demonstram o compromisso em formar alunos cada vez mais capacitados e com condições de oferecer um excelente serviço à população.

“Para nós é sempre um motivo de alegria quando vem o reconhecimento de um órgão acreditado como a OAB e é fundamental, porque isso reafirma o que a gente diz o tempo todo que aquilo que se faz na Universidade se faz com qualidade. As avaliações externas são o melhor medidor para isso. Os órgãos de avaliação têm efetivamente credibilidade para avaliar a Instituição para que possam dizer se ela está em conformidade com aquilo que se propõe do ponto de vista da formação das pessoas. Nesse caso, na formação dos futuros bacharéis em Direito, que serão futuros advogados, juízes e promotores. Mesmo a despeito de todas as dificuldades que a Instituição passa, a gente consegue sempre se superar e só faz isso em razão da qualidade dos profissionais que aqui existem e do compromisso que eles têm para formar cada vez mais alunos mais capacitados”, disse professor Rangel Juior.

O presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia, também foi consonante em afirmar que este selo comprova a manutenção do curso de Direito da UEPB entre os melhores do País, já que esta não é a primeira vez que o curso recebe a comenda. “É importante que a comunidade saiba da relevância desse Selo OAB Recomenda que o curso de Direito da UEPB, em Campina Grande, está recebendo. Há alguns anos, diante da explosão do número de cursos de Direito, do aumento do número de vagas nos cursos, a OAB criou este selo que afere os bons cursos jurídicos, a qualidade da formação dos corpos docente e discente que redunda em excelentes colocações e desempenho no Exame de Ordem. A sociedade civil de Campina Grande deve saber que seu curso de Direito é um dos poucos do Estado que receberam da OAB este selo. Parabenizo o corpo docente da Instituição, valorizando a qualidade do ensino e, sobretudo, aos alunos que vêm alcançando excelentes colocações no Exame de Ordem a nível nacional”, ressaltou.

O recebimento do selo foi celebrado pelo corpo docente de Direito, através do diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, professor Laplace Guedes, que ressaltou a consolidação do curso como um dos que possuem referência em todo o País. “Isto representa a consolidação do curso por sua qualidade, como também o reconhecimento de uma instituição estranha à academia, que julga nosso curso como referência no País dentre os que receberam o selo. Na Paraíba, apenas três cursos receberam o OAB Recomenda, o que com muito gosto e prazer nós recebemos das mãos do presidente da Ordem aqui na Paraíba”, afirmou o diretor do CCJ.

Também participaram da solenidade de entrega do Selo OAB Recomenda o presidente da OAB Subseção Campina Grande, Jairo Oliveria; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; o presidente do SINTESPB, Fernando Borges; e o presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, o estudante Lucyen Christyen.

Aula inaugural do curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico

Junto ao momento de celebração pelo recebimento do Selo OAB Recomenda pelo curso de Direito, foi iniciado, após a solenidade de entrega da chancela, o curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE). A aula inaugural foi proferida pelo professor do CCJ e coordenador de Relações Internacionais da UEPB, Cláudio Lucena, que abordou assuntos relacionados à implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil, ato que tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre o Direito e a Informática.

Durante esta primeira aula, os alunos matriculados tiveram acesso a conteúdos como atos processuais eletrônicos, habilidades necessárias em um ambiente jurídico no qual a tecnologia tem papel fundamental, bem como abordagens em quesitos inseridos em contextos de inovação, educação, técnica e ética profissional. Professor Cláudio explicou como as pesquisas nessa área inovadora apareceram, bem como destacou a necessidade das instituições do Direito incorporarem a visão digital da atualidade.

Durante todo este curso de extensão serão tratados assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos e Tatiana Brandão

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas Leia Mais...

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-04 14:50:28 [post_date] => 2019-04-04 11:50:28 [post_modified_gmt] => 2019-04-04 14:50:28 [post_modified] => 2019-04-04 11:50:28 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47604 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 797e20431a9e87436dd288e8bf588838 [1] => 7fc030d94c1a7948052fac264b5e2383 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB

Array ( [post_title] => Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB [post_content] =>

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição a receber, mais uma vez, o Selo OAB Recomenda. A entrega da chancela foi feita na tarde desta quarta-feira (3), no Auditório do CCJ, pelo presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia.

Instituído em 2001, o Selo OAB Recomenda configura-se como reconhecimento público da qualidade da graduação em Direito em todo o País. Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, são avaliações externas como essa que funcionam como termômetro para balizar a qualidade do serviço que está sendo oferecido na esfera do ensino superior. O reitor destacou o trabalho bem feito pelos professores do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que cada vez mais demonstram o compromisso em formar alunos cada vez mais capacitados e com condições de oferecer um excelente serviço à população.

“Para nós é sempre um motivo de alegria quando vem o reconhecimento de um órgão acreditado como a OAB e é fundamental, porque isso reafirma o que a gente diz o tempo todo que aquilo que se faz na Universidade se faz com qualidade. As avaliações externas são o melhor medidor para isso. Os órgãos de avaliação têm efetivamente credibilidade para avaliar a Instituição para que possam dizer se ela está em conformidade com aquilo que se propõe do ponto de vista da formação das pessoas. Nesse caso, na formação dos futuros bacharéis em Direito, que serão futuros advogados, juízes e promotores. Mesmo a despeito de todas as dificuldades que a Instituição passa, a gente consegue sempre se superar e só faz isso em razão da qualidade dos profissionais que aqui existem e do compromisso que eles têm para formar cada vez mais alunos mais capacitados”, disse professor Rangel Juior.

O presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia, também foi consonante em afirmar que este selo comprova a manutenção do curso de Direito da UEPB entre os melhores do País, já que esta não é a primeira vez que o curso recebe a comenda. “É importante que a comunidade saiba da relevância desse Selo OAB Recomenda que o curso de Direito da UEPB, em Campina Grande, está recebendo. Há alguns anos, diante da explosão do número de cursos de Direito, do aumento do número de vagas nos cursos, a OAB criou este selo que afere os bons cursos jurídicos, a qualidade da formação dos corpos docente e discente que redunda em excelentes colocações e desempenho no Exame de Ordem. A sociedade civil de Campina Grande deve saber que seu curso de Direito é um dos poucos do Estado que receberam da OAB este selo. Parabenizo o corpo docente da Instituição, valorizando a qualidade do ensino e, sobretudo, aos alunos que vêm alcançando excelentes colocações no Exame de Ordem a nível nacional”, ressaltou.

O recebimento do selo foi celebrado pelo corpo docente de Direito, através do diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, professor Laplace Guedes, que ressaltou a consolidação do curso como um dos que possuem referência em todo o País. “Isto representa a consolidação do curso por sua qualidade, como também o reconhecimento de uma instituição estranha à academia, que julga nosso curso como referência no País dentre os que receberam o selo. Na Paraíba, apenas três cursos receberam o OAB Recomenda, o que com muito gosto e prazer nós recebemos das mãos do presidente da Ordem aqui na Paraíba”, afirmou o diretor do CCJ.

Também participaram da solenidade de entrega do Selo OAB Recomenda o presidente da OAB Subseção Campina Grande, Jairo Oliveria; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; o presidente do SINTESPB, Fernando Borges; e o presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, o estudante Lucyen Christyen.

Aula inaugural do curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico

Junto ao momento de celebração pelo recebimento do Selo OAB Recomenda pelo curso de Direito, foi iniciado, após a solenidade de entrega da chancela, o curso de extensão sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE). A aula inaugural foi proferida pelo professor do CCJ e coordenador de Relações Internacionais da UEPB, Cláudio Lucena, que abordou assuntos relacionados à implantação do Processo Judicial Eletrônico no Brasil, ato que tem levado operadores do Direito a discutir questões ligadas à interação entre o Direito e a Informática.

Durante esta primeira aula, os alunos matriculados tiveram acesso a conteúdos como atos processuais eletrônicos, habilidades necessárias em um ambiente jurídico no qual a tecnologia tem papel fundamental, bem como abordagens em quesitos inseridos em contextos de inovação, educação, técnica e ética profissional. Professor Cláudio explicou como as pesquisas nessa área inovadora apareceram, bem como destacou a necessidade das instituições do Direito incorporarem a visão digital da atualidade.

Durante todo este curso de extensão serão tratados assuntos como “Procedimentos preliminares”, “Plataformas”, “Detalhando o PJE”, “Reflexos e recomendações do PJE”, “PJE no Brasil”, “PJE na Paraíba”, “Prós e contras do PJE”, “Como acessar a página do PJE”, entre outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos e Tatiana Brandão

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Os excelentes resultados atingidos nos últimos anos pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no que diz respeito aos índices alcançados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), credenciaram o Centro de Ciências Jurídicas Leia Mais...

O post Cerimônia marca entrega do Selo OAB Recomenda para Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-04 14:50:28 [post_date] => 2019-04-04 11:50:28 [post_modified_gmt] => 2019-04-04 14:50:28 [post_modified] => 2019-04-04 11:50:28 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47604 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 797e20431a9e87436dd288e8bf588838 [1] => 7fc030d94c1a7948052fac264b5e2383 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => cerimonia-marca-entrega-do-selo-oab-recomenda-para-curso-de-direito-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB

Array ( [post_title] => Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB [post_content] =>

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou por maioria a proposta para executar algumas reformas na estrutura e no funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, tendo em vista a racionalidade administrativa.

Com a mudança aprovada, foram extintos os departamentos de Direito Público e de Direito Privado do CCJ e, agora, a estrutura passa a contar com a Direção do Centro, composta por diretor(a) e diretor(a) adjunto(a), e uma Coordenação de Curso, composta por coordenador(a) e coordenador(a) adjunto(a). Além disso, integram a nova estrutura o Colegiado do Curso; Comissões de Área; Comissão de Planejamento e Avaliação; Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão; Secretaria Acadêmica e Núcleo Docente Estruturante (NDE).

De acordo com o relator, professor Luciano Albino, um “Centro Universitário” se refere a uma área plural, que acomoda diversos cursos, o que não ocorre no CCJ, que comporta apenas o curso de Direito e, desta forma, não havia sentido manter departamentos em sua estrutura. Ele destacou que, atualmente, o Curso de Direito do Câmpus I é o que detém maior número de professores efetivos (42) – a maioria com doutorado, espaço físico com quase nove mil metros quadrados, grande número de alunos matriculados e uma infraestrutura bastante considerável.

“Trata-se de uma realidade única em relação aos outros cursos da Universidade, com viabilidade de corpo técnico, professores qualificados e condições de consolidar, inclusive, uma pós-graduação Stricto Sensu. Nesta nova configuração, estruturado a partir de uma Direção e Coordenação, o curso terá meios burocráticos mais eficazes para sua organização”, destacou professor Luciano Albino.

Texto: Giuliana Rodrigues
Foto: Thayse Araújo (Estagiária)

O post Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou por maioria a proposta para executar algumas reformas na estrutura e no funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, tendo em vista a Leia Mais...

O post Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-28 20:16:15 [post_date] => 2019-03-28 17:16:15 [post_modified_gmt] => 2019-03-28 20:16:15 [post_modified] => 2019-03-28 17:16:15 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47474 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1b9ad9a36072c585b2b76745c330d865 [1] => 400b1289c1f0f35820acd48be4d8c2a2 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB

Array ( [post_title] => Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB [post_content] =>

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou por maioria a proposta para executar algumas reformas na estrutura e no funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, tendo em vista a racionalidade administrativa.

Com a mudança aprovada, foram extintos os departamentos de Direito Público e de Direito Privado do CCJ e, agora, a estrutura passa a contar com a Direção do Centro, composta por diretor(a) e diretor(a) adjunto(a), e uma Coordenação de Curso, composta por coordenador(a) e coordenador(a) adjunto(a). Além disso, integram a nova estrutura o Colegiado do Curso; Comissões de Área; Comissão de Planejamento e Avaliação; Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão; Secretaria Acadêmica e Núcleo Docente Estruturante (NDE).

De acordo com o relator, professor Luciano Albino, um “Centro Universitário” se refere a uma área plural, que acomoda diversos cursos, o que não ocorre no CCJ, que comporta apenas o curso de Direito e, desta forma, não havia sentido manter departamentos em sua estrutura. Ele destacou que, atualmente, o Curso de Direito do Câmpus I é o que detém maior número de professores efetivos (42) – a maioria com doutorado, espaço físico com quase nove mil metros quadrados, grande número de alunos matriculados e uma infraestrutura bastante considerável.

“Trata-se de uma realidade única em relação aos outros cursos da Universidade, com viabilidade de corpo técnico, professores qualificados e condições de consolidar, inclusive, uma pós-graduação Stricto Sensu. Nesta nova configuração, estruturado a partir de uma Direção e Coordenação, o curso terá meios burocráticos mais eficazes para sua organização”, destacou professor Luciano Albino.

Texto: Giuliana Rodrigues
Foto: Thayse Araújo (Estagiária)

O post Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou por maioria a proposta para executar algumas reformas na estrutura e no funcionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, tendo em vista a Leia Mais...

O post Conselho Universitário aprova mudanças na estrutura administrativa do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-28 20:16:15 [post_date] => 2019-03-28 17:16:15 [post_modified_gmt] => 2019-03-28 20:16:15 [post_modified] => 2019-03-28 17:16:15 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47474 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCJ – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccj/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1b9ad9a36072c585b2b76745c330d865 [1] => 400b1289c1f0f35820acd48be4d8c2a2 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 4 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => conselho-universitario-aprova-mudancas-na-estrutura-administrativa-do-centro-de-ciencias-juridicas-da-uepb )