Artigo de professor do Centro de Ciências Jurídicas conquista 2º lugar no Prêmio Internacional CAED-JUS 2017

14 de julho de 2017

O artigo “Teoria das Cidades: Tendências Urbanas Contemporâneas” escrito pelo professor Marconi do Ó Catão, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conquistou o 2º lugar no Prêmio CAED-JUS 2017, que aconteceu dentro do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). No total, 10 artigos produzidos por professores de vários estados do país foram finalistas do prêmio. Nesta segunda edição do Prêmio, o professor Marconi Catão concorreu com dois artigos, sendo “Teoria das Cidades: Tendências Urbanas Contemporâneas” o indicado como finalista e um dos vencedores.

No artigo, o professor Marconi Catão aborda a questão da Teoria das Cidades a partir de três aspectos: o ser humano, a sociedade e o fenômeno urbano. Ele observa que esses aspectos passam necessariamente pelas teorias progressista, humanista e culturalista, sendo que desde o século XVII prevalece a progressista.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Medicina Legal, com título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Associação Médica Brasileira em São Paulo, o professor Marconi tem diversos artigos publicados em revistas científicas do Brasil e do exterior. Ele também já participou de diversos congressos internacionais e é autor do livro “Genealogia do Direito à Saúde: uma reconstrução de saberes e práticas na modernidade”, lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

O Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (Caed-Jus) é uma iniciativa de uma rede de acadêmicos brasileiros e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões de alta qualidade. A primeira edição do evento foi realizada em novembro do ano passado e o professor Marconi Catão também concorreu com o artigo “Atual Cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Em busca de uma efetiva inclusão social dos catadores de materiais recicláveis”.

A edição 2017 do evento desenvolve-se exclusivamente de maneira virtual, sendo a tecnologia parte importante para o sucesso das discussões e para a interação entre os participantes, através de diversos recursos multimídia. Atualmente, o CAED-Jus é um dos principais congressos da América Latina e um dos seus principais objetivos é resgatar nos congressos jurídicos a interação entre os participantes através de parcerias e redes acadêmicas, além desenvolver estratégias inéditas, tais como a publicação em livros e o Hall of Fame.

Em cada edição do CAED-Jus é conferido aos autores dos três artigos vencedores, destaque no site do evento, entrevista sobre o trabalho publicado, certificado de participação e palestra especial como premiados.

 

Texto: Severino Lopes