5 de outubro de 2020

Em face da suspensão das aulas presenciais e da impossibilidade de acompanhamento dos estágios, os alunos do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, da disciplina Estágio Supervisionado IV, ministrada pelo professor Antônio Silveira Neto, resolveram, por meio de acordo pedagógico, desenvolver um projeto on-line para facilitar os atendimentos do Escritório Modelo durante esse período de pandemia. A iniciativa reflete sobre os atendimentos nas áreas de Direito Penal e de Cidadania, com vistas a proporcionar o acesso aos cidadãos sobre os seus direitos na esfera criminal.

De acordo com o professor Antônio Silveira, o principal objetivo do projeto é descomplicar o Direito Penal. Para tanto, os alunos utilizam novos métodos de comunicação, a exemplo da abordagem orientada para a inovação jurídica, conhecida como “Law by Design”. Além disso, considerando as circunstâncias atuais, as mudanças e restrições ocasionadas pela pandemia, foi necessário optar por uma nova forma de construção e avaliação das práticas jurídicas, trazendo a oportunidade de estagiar levando o aprendizado para a sociedade e deixando um legado para as próximas turmas.

Para difundir o conhecimento, foi criado um site e uma conta no aplicativo Instagram para abordar assuntos como: flagrante, Direito das Mulheres, violação de domicílio, racismo, audiência de custódia, homofobia, além de outros temas de Direito Penal e Processual Penal. De acordo com os discentes participantes da iniciativa, o projeto vem contribuindo cada vez mais para o processo de formação dos estudantes.

“Verificamos a necessidade de atender aos questionamentos sobre o Direito tão comuns dentro da sociedade, buscando simplificar o que se torna complicado para entendimento comum, trazendo um alento para as pessoas que se veem envolvidas em questões jurídicas penais. Desta forma, estamos fazendo com que o projeto construa um legado para o Curso de Direito, para que as próximas turmas mantenham o intuito de prestar auxílio à sociedade”, disse a aluna Gabriela Elias.

Já Ramyrez Ramonn, que também está inserido nessas atividades, afirmou que a criação do site possibilitou um aprimoramento na área de Direito Penal por parte dos alunos, como também tornou-se mais acessível ao público atendido pela iniciativa. “Este projeto tem como objetivo simplificar conteúdos penais e alcançar o público de uma maneira geral, de forma que nós, estudantes de Direito, possamos dar nossa contribuição ao democratizar esse tipo de conhecimento de substancial importância para toda a coletividade”, destacou.

Para conhecer mais sobre esta iniciativa, acesse o site clicando AQUI, ou o perfil no Instagram clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Alunos do curso de Direito do Câmpus I desenvolvem projeto e ampliam atendimento no Escritório Modelo apareceu primeiro em UEPB.