28/08/2018

Clique para exibir o slide.

Há 52 anos levando ensino público de qualidade e desenvolvimento aos paraibanos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem hoje um dia especial para três dos oito câmpus da Instituição. Nesta terça-feira (28), os câmpus de João Pessoa, Monteiro e Patos completam 12 anos de instalação. Inaugurados em 28 de agosto de 2006, os câmpus, desde então, passaram a formar profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento, no Sertão, no Cariri e na Capital paraibana.

Ao se expandir, a UEPB chegou à Capital paraibana com o Câmpus V – Ministro Alcides Carneiro, que levou para o Litoral paraibano cursos pioneiros, com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas. Funcionando na Escola José Lins do Rego, no bairro do Cristo Redentor, o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) também conta com a Pós-graduação em Relações Internacionais e um Núcleo de Línguas que oferece, gratuitamente, cursos de idiomas do nível iniciante ao avançado.

Com um amplo e qualificado corpo docente, constituído por doutores e mestres, o CCBSA possui uma produção de relevância, destacando-se nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Somada à experiência profissional dos professores, a matriz curricular das disciplinas, a metodologia do ensino-aprendizagem e a permanente ligação com a pesquisa junto aos setores público e privado, criam um ambiente propício ao desenvolvimento e aprofundamento dos conceitos necessários para a obtenção das competências requeridas na sociedade do conhecimento.

Fruto da política de interiorização da UEPB que, com isso, visava a promoção de mudanças sociais por meio da Educação, o Câmpus VI presta uma homenagem a um dos poetas ícone da cultura popular, nascido no coração do Cariri paraibano: o poeta Pinto do Monteiro. A criação do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) atendeu a uma demanda histórica do município de Monteiro e de outros municípios adjacentes, que necessitavam de uma instituição que pudesse oferecer à população um ensino público gratuito e de qualidade. A chegada do Câmpus aqueceu a economia da região e movimentou toda uma cadeira produtiva, transformando a face do Cariri.

No Câmpus VI funcionam as Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) e Matemática, além do Bacharelado em Ciências Contábeis. Ao longo de mais de uma década de funcionamento, o CCHE vem entregando à sociedade paraibana profissionais competentes, que têm promovido mudanças significativas nas áreas paras as quais foram formados. Também funciona no Centro, o curso de Educação Física, este por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Nascido na chamada “Morada do Sol”, no Sertão paraibano, o Câmpus VII – Governador Antonio Mariz, em Patos, também tem garantido ensino de qualidade a estudantes sertanejos. Além do ensino e da pesquisa, os projetos de extensão têm levado qualidade de vida à população. A UEPB em Patos conta com os cursos de Administração, Ciências da Computação, Física, Matemática, além da Licenciatura em Ciências Exatas.

O Câmpus nasceu com a proposta de contribuir para o desenvolvimento sócioeconômico do município, já que a Universidade gera centenas de empregos, movimenta a economia da cidade e tem ajudado a transformar a sociedade através da Educação. O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) conta ainda com a pós-graduação Lato Sensu, através das especializações em Prática Jurídica e Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Arquivo Codecom UEPB

O post Universidade Estadual celebra 12 anos de fundação dos câmpus de João Pessoa, Monteiro e Patos apareceu primeiro em UEPB.