Sarau poético “Nuances do Sertão: Poesia e Resistência” exalta a cultura nordestina em noite repleta de música e poesia no CCHE

04/06/2019

O Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), sob a coordenação da Professora Simone Alves do curso de Letras, promoveu nesta terça-feira (4), às 18h30, no Pátio da sede centro do Campus VI, em Monteiro, o sarau poético “Nuances do Sertão: Poesia e Resistência”.

O sarau contou com a presença de convidados como o autor Efigênio Moura e os repentistas Michel Torres e Evaldo Filho. Os cantores Claudinho de Monteiro, Osmando Silva, Cloves Ferreira e seus músicos também contribuíram para abrilhantar o evento, além da banda de pífano Caruá de São Sebastião do Umbuzeiro. Entre as apresentações dos convidados, vários alunos declamaram poemas e repentes de exaltação ao nordeste e à cultura matuta.

No bloco de crítica social, o evento contou com a participação do aluno Fernando com sua poesia autoral sobre a situação atual do país. Na sequência, o eletricista do campus Gabriel recitou alguns poemas de Pinto do Monteiro. A discente Tatiane que compõe do grupo 3 de Nós fez sua colaboração declamando junto ao Claudinho de Monteiro.

O projeto do sarau poético “Nuances do Sertão: Poesia e Resistência” surgiu a partir da disciplina de Introdução aos estudos literários II, lecionada pela professora Simone, onde foi trabalhada a poesia. Para a professora Simone “é interessante expor essas riquezas através de um sarau com diversas modalidades como o repente, a cantoria, a embolada, poesias cordelistas que enaltecem a cultura nordestina”. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível na página da UEPB no Facebook https://www.facebook.com/ccheuepb/

Texto: Alana Campos