11/12/2018

O artigo “O estudo de aula como mecanismo didático em Residência Pedagógica”, de autoria de quatro integrantes do Programa Residência Pedagógica de Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será apresentado na 15ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, que ocorrerá em Medellín, na Colômbia, entre os dias 5 e 10 de maio de 2019.

A autoria do estudo é dos residentes João Marcos Almeida Ferreira, José Emanuel Barbosa Alves e Mariana Almeida Ferreira, sob a coordenação do professor do programa, Roger Huanca. O artigo descreve a etapa inicial do programa e apresenta discussões sobre o estudo de aulas efetuadas pelos residentes, preceptores e coordenador da Residência Pedagógica, que é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem o objetivo de solidificar a formação de professores através da imersão dos licenciandos nas escolas de educação básica.

Segundo o professor Roger Huanca, as observações em sala de aula e reflexões feitas nos encontros do programa, que está em seus primeiros meses de funcionamento, já estão gerando conhecimentos que serão agora compartilhados no evento em Medellín. A conferência é realizada pela International Comission on Mathematical Instruction que, desde a sua fundação, em 1961, busca potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática nas Américas e no Caribe.

“A Educação Matemática ocupa um papel importante em todos os níveis de ensino, constituindo-se em uma área imprescindível para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de seres pensantes, críticos e criativos”, ressalta professor Roger.

Texto e foto: Divulgação CCHE

O post Programa de Residência Pedagógica em Matemática do CCHE será apresentado em evento internacional apareceu primeiro em UEPB.