Professor da Licenciatura em Matemática do CCHE ministra palestra em Seminário Internacional

23/09/2019

O Professor José Luiz Cavalcante do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Campus VI, participou no último dia 4 de setembro, como palestrante no 5º Seminário Doutoral Internacional Interdisciplinar que aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco no Recife – PE.

O Evento foi organizado no quadro da cooperação entre o INSPE (ex-ESPE) – Université Claude Bernard Lyon 1, a Université Lumière Lyon2, a Universidade Federal de Pernambuco, o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco e as atividades dos laboratório: EA 4571 Educação, Cultura, Politica, UMR 5191 ICAR (ICAR2-ADIS-Sciences); da Escola doutoral ED485 EPIC e do PPGe Educação, assim como o National Research Tomsk State University. O evento foi organizado sob a responsabilidade de Nadja Acioly-Régnier, Jean-Claude Régnier, Magna do Carmo Silva, Vladimir Andrade e Ywanoska Gama, com a temática: Interculturalidade, Didática e Interações.

Para o Professor Zé Luiz Cavalcante sua participação no evento “se deve ao reconhecimento das suas contribuições para a pesquisa na área de Didática da Matemática. Neste seminário, especificamente foram tratados os resultados de nossa pesquisa de doutoramento que apresenta um modelo para exploração da dimensão cognitiva e seus aspectos psicológicos através da abordagem antropológica do didático”.

A sua pesquisa de doutorado teve como campo de investigação a Licenciatura em Matemática do CCHE e o ensino e aprendizagem da Probabilidade. Os estudos empíricos permitiram a construção de um modelo para investigação da dimensão psicológica em estudos ligados na abordagem antropológica do didático.

A participação em eventos dessa natureza enaltece o nome do CCHE, e em particular do Curso de Licenciatura em Matemática.