CCHE

CCHE

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Pós – Graduação

Informações básicas

Nome do curso

Especialização em Estudos Linguísticos e Literários

Modalidade

Pós-graduação stricto sensu

Habilitação

Especialista em estudos linguísticos e literários

Criação

Regime Escolar

A definir

Carga Horária (h/a*)

460 h/a, sendo 360h/a em disciplinas cursadas e 100h/a em atividades de orientação, pesquisa e escrita da monografia de final de curso.

Turno(s) De Funcionamento

A definir

Duração Do Curso

18 meses

E-mail

posletrasuepb6@gmail.com

Público-alvo

Professores de língua portuguesa, língua espanhola ou de áreas afins, do ensino fundamental e médio e; egressos do curso de Letras do CCHE/UEPB e de outras instituições.

*h/a = hora/aula

Coordenação

COORDENADORA

Me. Náthaly Guisel Bejarano Aragón
E-mail: nathalyba21@hotmail.com
Currículo Lattes

COORDENADORA ADJUNTA

Me. Christina Gladys de Mingareli Nogueira
E-mail: c.g.nogueira@gmail.com
Currículo Lattes

SECRETARIA

Assistente Administrativo: Paulo Henrique Freitas Silva

 

Linhas de pesquisa

I. Descrição e análise linguística: estudos sincrônicos e históricos envolvendo aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, lexicais e textuais da língua portuguesa e da língua espanhola, a partir de diferentes perspectivas teóricas.

II. Linguagem, discurso e prática social: estudos dos processos interacionais e de construção de sentidos a partir da investigação de diferentes práticas sociais de linguagem, no que diz respeito à organização textual, funcionamento discursivo, contexto sociocultural e sociocognitivo, com base em diferentes perspectivas teóricas.

III. Perspectivas teóricas no estudo da literatura: estudos de questões de teoria, crítica e historiografia da literatura, visando a analisar e compreender categorias e questões específicas dos dispositivos, gêneros e discursos literários.

IV. Literatura Comparada e estudos interdisciplinares de Literatura: estudos que vinculem diferentes literaturas, bem como estudos que coloquem em relação a literatura e outros campos do conhecimento, como a sociologia, a história, a filosofia, a psicologia, a psicanálise etc., ou outros campos da arte, como a pintura, o cinema, entre outros.

V. Língua, literatura e prática docente: estudos, a partir de diferentes perspectivas teóricas, sobre práticas de ensino de língua e literatura na educação básica, focalizando aspectos relacionados a formação de professores, políticas públicas educacionais, elaboração e uso de materiais didáticos, formação do leitor literário, múltiplos letramentos, ensino de gramática, práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística, entre outros temas afins