20/10/2017

É certo que a internet e as ferramentas digitais de comunicação têm contribuído muito com a evolução global, com a economia de materiais, com a preservação do meio ambiente, com maior visibilidade e compartilhamento de conteúdos, entre outros tantos fatores. Nesta perspectiva, há algumas ideias que, de tão simples, úteis e econômicas, quando postas em práticas fazem as pessoas se perguntarem: “como isso não foi pensado antes?”.

Fazendo uso das possibilidades permitidas pela internet, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), vem colocando em prática um projeto tão funcional quando elementar. Trata-se do Portal de Placas de Formatura, um espaço digital criado para registrar virtualmente os dados das turmas concluintes dos cursos de graduação da Universidade, que reúne fotos, vídeos, textos e contatos dos egressos da Instituição e permite o compartilhamento do conteúdo.

A PROGRAD já vem realizando um trabalho de apresentação do Portal das Placas a pequenos grupos de concluintes, integrantes de comissões de formatura, diretores de centros e coordenadores de cursos. A previsão é de que ele possa ser oficialmente lançado, com o conteúdo atualizado, em dezembro deste ano, já incluindo a turma do período letivo 2017/1.

Para que seja posto em prática, cada Câmpus ou Centro de Ensino deverá manter uma pessoa responsável para alimentar o portal com as informações de cada turma de concluintes. O conteúdo deverá ser repassado por um representante da turma ou da comissão de formatura, que se encarregará de reunir o material e enviar para o e-mail portaldasplacas.uepb@gmail.com. Cada espaço comporta a inserção de até 12 fotos oficiais (que podem ser da colação de grau, aula da saudade, culto ecumênico, baile, etc); sete fotos de livre escolha da turma concluinte; quatro vídeos; dados sobre patrono, paraninfo, nome da turma, entre outros; mensagens dos formandos e textos do juramentista e do orador.

“As pessoas precisam entender que o Portal das Placas não será impeditivo para que se coloquem placas nas paredes – exceto nas da Central de Integração Acadêmica, que não poderá recebê-las. Mas esperamos que, com o tempo, a cultura do Portal substitua a cultura das paredes”, destaca o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação e idealizador do projeto. Além disso, ele informa que a alternativa é muito mais econômica para os formandos, que não terão nenhum ônus, proporciona acessibilidade universal, preservação do patrimônio público, interação dos egressos entre si e com a Universidade, entre outras vantagens.

“As placas que já foram fixadas em alguns Centros não serão removidas, mas alertamos que o ato contínuo de afixar placas nas paredes gera o esgotamento de espaço, acúmulo de material e poluição visual. Hoje, quando se deseja dar ampla visibilidade a um assunto, ninguém fixa mais um jornal mural na parede, pelo contrário, lança a informação na internet”, associa o pró-reitor, indicando que a digitalização das placas permitirá, inclusive, que cada pessoa interessada faça o download do material, impressões e até réplicas para guardar em casa, se assim desejar.

O modelo do Portal já está disponível através do link portaldasplacas.uepb.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (83) 3315-3350.

Texto: Giuliana Rodrigues

O post Portal das Placas cria espaço online para informações e imagens das turmas concluintes da UEPB apareceu primeiro em UEPB.