PIBID Português do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB promove Mostra de Materiais Pedagógicos

23/03/2017

Entre os dias 27 e 31 de março, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Língua Portuguesa do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, realiza a 2ª Mostra de Materiais Pedagógicos (MOMAPE), com o objetivo de socializar as ações que vêm sendo realizadas em escolas públicas de Monteiro a partir da intervenção de bolsistas do PIBID, vinculados ao curso de Letras, os quais têm procurado realizar práticas inovadoras de ensino e, assim, contribuir para melhorias na educação básica do referido município.

Em sua segunda edição, a MOMAPE contará com a realização de minicursos e palestra. Os minicursos serão realizados pelos bolsistas do PIBID, sob a supervisão do professor Marcelo Medeiros da Silva, apresentando os resultados obtidos a partir das intervenções realizadas nas escolas em que os bolsistas atuaram durante o ano de 2016. Mais do que a socialização de resultados, os minicursos visam apresentar as metodologias que têm sido utilizadas pelos bolsistas e gerado resultados positivos no que diz respeito à melhoria do nível de letramento escolar dos alunos da rede pública de ensino.

Ao todo serão ofertados seis minicursos. No dia 27 de março, a partir das 14h, haverá o minicurso “A paródia na sala de aula: cordel e música como instrumentos de ensino e aprendizagem”, ministrado por Edcarla Oliveira. No mesmo dia, a partir das 18h, a bolsista Alessandra Santos ministra o minicurso “Masculino e Feminino: representações na literatura de cordel”. No dia 29, as 14h, haverá o minicurso “Nordeste, aqui é meu lugar”, ofertado por Ana Maria Silva. No mesmo dia, à noite, a partir das 19h30, será ministrado o minicurso “Laços e entrelaços na escola: discutindo sobre configurações familiares”. Ministrado por Anderson Cardoso, este minicurso prossegue no dia seguinte, também a partir das 19h30.

No dia 30 de março, a partir das 8h, Luana Kalline Pereira conduz o minicurso “Laços e rendas: tecendo conhecimentos em sala de aula”. No último dia do evento, 31 de março, será ofertado a partir das 8h o minicurso “Escrita em ação: a produção de jornal na escola”, a ser ministrado pelo professor Fágner de Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, e pela bolsista Sárem Rebeca Alves.

Neste mesmo dia, a partir das 19h, encerrando o evento, ocorrerá a mesa redonda “Leitura, Literatura e Formação de leitores na educação básica”, composta pelos professores Fágner de Oliveira, Daniela Tavares, supervisores do PIBID de Língua Portuguesa, e pela professora Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, doutora em Literatura e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Conforme os organizadores, a MOMAPE é um momento para discussão, reflexão e troca de experiências acerca de questões cruciais para a melhoria do ensino público brasileiro: a formação docente na graduação e a formação de leitores na educação básica.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Secretaria da Direção do CCCHE nesta sexta-feira (24), das 8h às 12h e das 16h às 21h, ou na próxima segunda-feira (27), das 8h às 11h. Os interessados devem preencher ficha de inscrição a ser fornecida na direção do CCHE. Cada minicurso oferta 25 vagas. O material a ser utilizado em cada minicurso será disponibilizado na Xerox do Câmpus VI a partir da manhã de segunda-feira. Após o término do evento, os certificados de participação serão enviados para os e-mails dos inscritos. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica do CCHE e demais interessados em formação docente e formação de leitores.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3351-2970.