PIBID de Espanhol abre vagas para alunos e coordenador de área do conhecimento

11/04/2017

O PIBID – Espanhol (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) está com inscrições abertas para bolsistas. Estão sendo ofertadas ao todo 7 vagas, das quais 6 são para alunos do curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola e 1 para coordenador de área, que deve ser professor de Língua Espanhola, atuante em sala de aula da rede pública.

Os interessados deverão procurar a Profª Cristiane Agnes na UEPB nesta quinta-feira (13), às 10h ou às 19h, onde acontecerá uma entrevista, como parte do processo seletivo. Na ocasião, o concorrente deverá entregar a cópia do documento de identidade, histórico escolar (somente para os alunos da UEPB) e currículo lattes.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.