CCHE

CCHE

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Monteiro será próximo palco de 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos

9 de maio de 2018

Conhecida pela excelência de seus músicos e compositores, a cidade de Monteiro receberá na próxima sexta-feira (11), o 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), e ocorre em parceria com o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Instituição, com o apoio da Prefeitura Municipal.

No Câmpus VI, o Encontro será realizado no auditório, a partir das 13h, e na Praça João Pessoa, às 20h, sob a coordenação local da professora Dalila Gomes da Silva. No período da tarde, ocorrerão as apresentações artísticas e a aula espetáculo. Já na parte da noite se dará a Mostra dos Sanfoneiros, tendo como palco a Praça João Pessoa. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Monteiro aproveitará o ensejo para divulgar a programação junina deste ano para a cidade. Segundo a coordenadora, a expectativa é receber um grande público.

Da equipe que integra a Pró-Reitoria, constarão professores, músicos, emboladores de coco, e pesquisadores da Cultura Popular, entre outros. Também participará da iniciativa a Orquestra Sanfônica da UEPB em Monteiro, composta atualmente por 25 estudantes oriundos do Curso de Sanfona do Núcleo de Cultura Zabé da Loca do CCHE. Consolidado na cidade pelo seu trabalho de incentivo ao talento regional, o Núcleo oferta, ainda, os cursos de Teclado e Violão, com uma média de 55 alunos frequentando as práticas.

De acordo com Dalila, o Encontro já conta com 20 inscritos e terá artistas de renome no município, a exemplo de Silone do Acordeon e Chiquinho de Belém. O homenageado dessa segunda etapa da atividade será Dejinha de Monteiro.

O 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba começou no dia 26 de abril, em Araruna, quando aconteceu a primeira etapa. Conforme a programação, o evento será efetivado em Guarabira (18 de maio), Patos (22 de maio), Catolé do Rocha (25 de maio), Lagoa Seca (30 de maio), João Pessoa (6 de junho), e Campina Grande (15 e 19 de junho). O principal objetivo dele é enaltecer o ofício de uma das mais icônicas figuras da Cultura do Nordeste: o sanfoneiro.

Texto: Oziella Inocêncio

O post Monteiro será próximo palco de 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos apareceu primeiro em UEPB.