CCHE

CCHE

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Coordenação do curso de Letras ofertará minicurso ministrado pelo Prof. Dr. José Alberto Miranda Poza

14 de março de 2018

A coordenação do curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba está com inscrições abertas para o Minicurso “El léxico y la expresión coloquial en la variante del español hablado en España”, no período de 14/03/2018 a 22/03/2018, para professores e alunos de língua espanhola da comunidade interna e externa da instituição.

O minicurso, ministrado pelo Prof. Dr. José Alberto Miranda Poza, acontecerá no dia 23 de março de 2018 das 18h às 21h no Auditório do CCHE, situado na Rua Abelardo Pereira dos Santos, n. 131, Centro, Monteiro – PB.  Serão ofertadas 50 vagas para alunos e professores de língua espanhola da comunidade interna e externa. O minicurso é gratuito , terá a duração de 3h e será ministrado em língua espanhola. Todos os participantes receberão certificado de participação através do e-mail informado no ato da inscrição.

A condição para concorrer a vagas no minicurso será o preenchimento de formulário de inscrição online, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoPlI6NH_vwd8xeLe4nG5uhweepuMdXn1KLVZcVNUMZH8zCQ/viewform . As inscrições ficarão registradas por ordem e o formulário fechará quando alcançadas 50 inscrições. Os alunos do CCHE que tenham atividades em salas de aulas, mas desejam participar do minicurso, devem comunicar aos seus professores a fim de negociar a falta. O certificado valerá como justificativa.

Resumo do minicurso: abordagem de questões léxicas referentes à oralidade da língua espanhola (modalidade “Espanhol da Espanha”), que habitualmente não têm cabida nas descrições, análises e estudos da língua espanhola em sala de aula, tendo em vista sua especificidade. Na primeira parte do minicurso será discutido o conceito de espanhol coloquial da perspectiva sociolinguística, que abrange aspectos como a identidade e a cultura de quem falam. Na segunda parte, dois pontos serão tratados: a) a expressão de carinho, e sua oposta, b) a expressão injuriosa. O insulto, permanentemente presente no colóquio
hispânico na Espanha, ocupará lugar preferencial na descrição. Para facilitar a compreensão e assimilação dos conteúdos expostos, serão feitas referências contrastivas com a língua portuguesa na modalidade brasileira.

Mais informações no link https://drive.google.com/file/d/1vQXOHwDQTA7YfK7u7W4muqefJ-mfIbJ3/view