18/12/2018

Clique para exibir o slide.

A tarde desta segunda-feira (17) foi de celebração para 46 jovens estudantes do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro. Após quatro anos de atividades acadêmicas, estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Ciências Contábeis colaram grau, se credenciando como novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho. O evento, que marcou o fim do semestre letivo 2018.1, contou com a presença de professores, servidores, familiares e amigos dos formandos e aconteceu no Salão de Recepção da Churrascaria Cariri.

A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que na ocasião representou o reitor Rangel Junior. Para confirmar o compromisso com a nova atuação, os formandos prestaram juramento perante os presentes. A responsável em conduzir esse momento foi a estudante Ângela Bárbara Silva de Aquino Barbosa, do curso de Licenciatura em Letras/Português. Posteriormente foi a vez do Orador Oficial das turmas, o aluno Anderson Rany Cardoso da Silva, também do curso de Letras/Português. Em seu discurso, ele agradeceu o empenho dos professores e servidores do Câmpus, enalteceu a dedicação dos familiares e destacou o papel que a UEPB tem na vida de todos.

“O papel da Universidade não é somente nos oferecer condições suficientes para a conclusão do curso. Ela serve para o enriquecimento intelectual, formação de cidadãos e seres de resistência. O Câmpus Pinto do Monteiro não serve somente para preparar pessoas para uma sala de aula ou para um escritório. Ele serve para evidenciar que uma universidade gera empregos, renda, acrescenta na economia e promove o crescimento crítico da população”, disse o Orador.

Escolhida como Paraninfa Geral das turmas concluintes do semestre 2018.1, e ex-servidora Gilmária de Sousa Melo não escondeu a surpresa e satisfação em ser escolhida para tal homenagem. Segundo ela, esse momento é de grande felicidade por saber que, de alguma forma, fez parte da vida acadêmica dos formandos. Gilmária, que é formada pelo Câmpus VI da UEPB, desejou que todos tenham um caminho profissional pautado na ética, no amor e na humildade, e que, acima de tudo, tenham prazer em realizar suas atividades profissionais.

“Não esqueçam de ser felizes. Se preciso for, tentem, e se não der certo, recomecem. Não desistam, para que vocês possam contribuir para a construção de mundo melhor. Eu não poderia deixar de expressar a minha gratidão ao Câmpus VI pelos sete anos de muito aprendizado e crescimento pessoal que tive. Sou muito grata a todos. Durante esse tempo tive a oportunidade de trabalhar com pessoas maravilhosas, que me ajudaram bastante. Que vocês, formandos, lutem por seus ideais, não desistam e nunca, em momento algum, esqueçam de onde vieram, porque o mais valioso que temos em nossas vidas é a nossa família”, disse a Paraninfa.

Na cerimônia de conferência do grau acadêmico, a concluinte Yonara Brito de Farias representou os estudantes do Bacharelado em Ciências Contábeis e recebeu o grau conferido pela professora Ilcleidene Pereira de Freitas, coordenadora do curso. Já o formando Fábio Emanoel Félix Azevedo, representou seus colegas do curso de Letras/Português e recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Melânia Nóbrega Pereira de Faria, coordenadora adjunta do curso de Letras. A professora também conferiu o grau acadêmico a Renata Rodrigues Feitosa, que representou os formandos do curso de Letras/Espanhol. Encerrando a conferência do grau acadêmico, o professor Luiz Lima, coordenador do curso de Matemática conferiu o gau à concluinte Roberta Tatiane Silva de Lima, que representou os demais colegas do curso.

O professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, saudou os formandos e afirmou que todos são privilegiados por concluírem um curso de graduação em uma universidade pública. Ele destacou a atuação da UEPB em todo o Estado, defendeu a Instituição e ainda afirmou que é preciso juntar forças para defender a universidade gratuita e pública de qualidade, além da democracia. Ele elencou alguns desafios que virão com o início da vida profissional de cada concluinte, contudo encorajou todos a se manterem firmes em sua jornada.

“Assim como conseguiram vencer os desafios da experiência universitária e chegaram até aqui, cremos que preservarão a luta, buscando ampliar a capacitação para suprirem as limitações da formação, conscientes de que o caminho se faz ao caminhar, plantando, regando e colhendo sementes do saber e da cidadania”, destacou professor Eli Brandão.

Também participaram da Colação de Grau, compondo a mesa solene, o professor Adeilson da Silva Tavares, diretor do CCHE; o professor Josimar Farias Cordeiro, diretor adjunto do CCHE; e a secretária de Assistência Social do município de Monteiro, Rosa Aleixo, que representou a prefeita Ana Lorena.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Colação de Grau 2018.1 do CCHE forma profissionais nas áreas de Letras, Matemática e Ciências Contábeis apareceu primeiro em UEPB.