05/12/2018

Clique para exibir o slide.

O Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Monteiro, recebeu, por parte do Governo do Estado, uma nova estrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos cursos que integram o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Instituição. O novo espaço foi entregue nesta terça-feira (4), em solenidade que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho; do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães; da pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Eliana Maia; do pró-reitor de Extensão, professor José Pereira; deputados e autoridades locais.

A nova estrutura do Câmpus de Monteiro beneficiará cerca de mil pessoas da comunidade acadêmica do CCHE. O novo prédio possui uma área de 4.465 metros quadrados e, na sua construção, foram investidos recursos da ordem de R$ 9,2 milhões. A recém-inaugurada estrutura conta com 18 salas de aula, Sala de Estudantes, Espaço de Atendimento ao Aluno, Sala de Professores, Secretaria, Sala de Reunião, Almoxarifado, Coordenação, Copa, Lavabo/Vestiários, Guarita de vigilância, Lixeira, Cozinha, WCs Masculino/Feminino e para Pessoas com Necessidades especiais (PNEs), Cantina, Cozinha, Circulação, Elevador, Reservatório elevado e enterrado; rampa de acesso ao pavimento superior, urbanização interna e subestação de 150 KVA.

Para o vice-reitor Flávio Romero, o novo prédio da UEPB é uma obra de grande relevância para Monteiro e para o Cariri, por se tratar de um bem transformador da sociedade. “Hoje temos cerca de 20 mil estudantes pela Paraíba e esse será mais um local que vai formar profissionais preparados para dar respostas à realidade social. Nosso compromisso é avançar e mostrar que podemos ser muito mais do que somos. Não é somente a oferta de graduação, mas podemos ser um grande parceiro no sentido de desenvolver políticas públicas mais focadas para a realidade do Cariri”, disse.

O diretor do Câmpus VI, professor Adeilson da Silva Tavares, destacou que o novo espaço representa conquista e desafio, uma vez que estabelece um novo tempo da Universidade Estadual no Cariri paraibano. “Com a nova estrutura, reavaliamos os 12 anos de existência da UEPB em Monteiro e traçamos perspectivas de futuro, onde possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento da região”, frisou. Conforme o diretor, seguindo decisão do Conselho de Centro (COC), a nova sede receberá inicialmente os cursos de Letras (Português e Espanhol) e Ciências Contábeis, que já devem iniciar o próximo semestre letivo no novo espaço. O curso de Matemática e as ações do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) permanecem na sede antiga, até que outros dois blocos de sala sejam construídos no novo endereço para receber a estrutura completa do CCHE.

A inauguração do novo prédio da UEPB em Monteiro ocorreu junto com outras ações do Governo do Estado na localidade. Segundo o governador Ricardo Coutinho, atualmente na região do Cariri há um sentimento de progresso, uma vez que no local houve grandes transformações em diversas áreas, nos últimos anos. “Aqui encontramos uma forte agricultura familiar, hoje entregamos na área da educação um outro Câmpus da UEPB, uma obra de quase R$ 10 milhões feita com recursos próprios, há uma rede hídrica mais forte, muitas estradas foram feitas. É sempre muito bom pensar naquilo que era antes e no que foi possível fazer pelo povo do Cariri. Esta região deu um grande salto nos últimos anos”, analisou o governador.

Texto: Tatiana Brandão (Com Secom/PB)
Fotos: Secom/PB

O post Câmpus de Monteiro recebe nova estrutura para as atividades do Centro de Ciências Humanas e Exatas apareceu primeiro em UEPB.