10/06/2016

mont6

Prestes a completar 10 anos de instalação, o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, colocou mais 40 novos profissionais de Ciências Contábeis, Letras e Matemática no mercado de trabalho. A assembleia solene de Colação de Grau do período letivo 2015.2 foi realizada na noite desta quinta-feira (9), no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, e teve como Paraninfa Geral a ex-prefeita do município, Maria de Lourdes Aragão Cordeiro.

Realizaram o sonho de conquistar o diploma de curso superior oito formandos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, 12 de Licenciaturas em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) e 20 do curso de Licenciatura em Matemática. A solenidade foi presidida pelo reitor Rangel Junior e prestigiada pela secretária executiva de Educação do Estado, Luciana Coutinho, que representou o governador Ricardo Coutinho; pelo professor Aristóteles Prata, gerente da 5ª Região de Ensino; pró-reitores da Instituição; professores e familiares dos formandos.

A formanda Hiranez Juanita Bezerra, do curso de Licenciatura em Matemática, foi encarregada de prestar o juramento, enquanto a formanda Luana Aline Amélia de Aguiar, do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, foi a Oradora das turmas concluintes. Em seu discurso, a oradora relembrou algumas das histórias dos quatro anos do curso e da autoestima que os formandos precisaram ter para vencer as dificuldades. Luana lembrou que os estudantes entraram na Universidade cheios de expectativas e agora saem enriquecidos intelectualmente e com conhecimentos adquiridos na formação profissional para encarar o mercado de trabalho.

mont11

Escolhida como Paraninfa Geral das turmas concluintes, Maria de Lourdes Aragão Cordeiro reservou parte do seu discurso para relembrar as lutas travadas em prol da instalação do Câmpus Poeta Pinto de Monteiro. Ela fez questão de lembrar da contribuição que deu para que o sonho se tornasse realidade, destacando que “estivemos presentes em todos os momentos do nascedouro desse Câmpus”.

A homenageada ressaltou que a instalação do Câmpus da UEPB em Monteiro foi um divisor de águas na história da cidade, proporcionando crescimentos social, econômico e cultural na região. Ela ressaltou ainda que os professores, estudantes e técnicos do Câmpus VI foram protagonistas do nascimento de um novo tempo desenvolvimentista em Monteiro e frisou que os formandos do CCHE, a partir de agora, têm como desafio trabalhar para melhorar a vida da região.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, fez um discurso literário marcado por citações de poetas e escritores. Ele disse que a noite era de celebração e agradecimento. Em seu discurso, procurou incentivar os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos na Universidade para construir um mundo melhor e mais humano. Em uma metáfora, ressaltou que todos nascemos com duas caixas, sendo uma de ferramenta e a outra de brinquedo, que devem ser usadas para promover o bem da nação com energia, entusiasmo e criatividade.

Diretor do Centro, professor Marcelo Medeiros da Silva também discursou e fez menção a homenagem que a UEPB prestou ao poeta Pinto de Monteiro, um dos ícones da expressão popular nordestina. O diretor destacou a revolução que o Câmpus VI provocou no Cariri paraibano e encerrou o seu discurso desejando boa sorte aos novos profissionais formados pela Instituição.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior ressaltou a determinação que os formandos tiveram para vencer todas as dificuldades e concluir o curso superior. Ele fez questão de enfatizar que o ato foi preparado com muito carinho para justificar e celebrar o esforço dos que lutaram muito para chegar até o final do curso.

mont2

Rangel ressaltou que o momento era único e destacou o empenho dos familiares, técnicos e professores na realização do sonho dos novos profissionais. “Não foi moleza. Só quem sabe é quem já passou por isso. Sem dúvida nenhuma vocês lutaram muito para chegar até aqui. E a luta de cada um é uma experiência única”, salientou, pedindo aos concluintes para honrarem a UEPB e sempre carregarem com orgulho o nome da Instituição.

A cerimônia foi encerrada com a conferência do grau acadêmico. O formando Lucemir do Nascimento Junior recebeu o grau conferido pelo professor Josemar Cordeiro, representando os formandos do curso de Ciências Contábeis. Já as formandas Thaise Avante Viena e Mônica Ferreira Bezerra receberam o grau conferido pela professora Cristiane Agnes, representando os colegas do curso de Letras (Português e Espanhol). Em seguida, o concluinte Ricardo de Souza Bandeira recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Luciano Santos, representando os colegas do curso de Matemática.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

Confira mais fotos.

Clique para exibir o slide.

O post Câmpus de Monteiro forma 40 novos profissionais nas áreas de Ciências Contábeis, Letras e Matemática apareceu primeiro em UEPB.