Bloco de Carnaval do Centro de Ciências Humanas e Exatas anima foliões na cidade de Monteiro

24/02/2017

Na última quinta-feira (23), o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colocou na rua, pelo terceiro ano seguido, o bloco de carnaval “Pinto Colorido”, que nasceu da ideia de professores e alunos da Universidade, e de alguns moradores da cidade de Monteiro com quem a Instituição tem estabelecido parcerias e desenvolvido projetos culturais. Este ano, o CCHE estabeleceu parceira com a Prefeitura Municipal de Monteiro, a partir das secretarias de Cultura, Educação e Saúde, para consolidar a retomada dos festejos carnavalescos na cidade.

Com apenas três anos de existência, o bloco já conta com hino oficial que foi composto pelo professor José Luiz Cavalcante. Tanto o hino quanto o nome do bloco são uma homenagem ao poeta Pinto do Monteiro, que dá nome ao Câmpus VI da UEPB na cidade. A cada ano, o bloco, a partir de seus estandartes, tem procurado homenagear personalidades importantes para a história da cultura de Monteiro. No primeiro ano, a homenageada foi Zabé da Loca. No ano seguinte, o homenageado foi seu Zé Preta da Mazurca de Santa de Catarina. Este ano, a homenagem foi rendida ao ilustre folião Ciço do Norte, que durante muito tempo manteve acesa a chama dos festejos de Momo em Monteiro.

O bloco saiu às 16h e teve concentração em frente ao CCHE. A dispersão aconteceu na Praça João Pessoa, no centro de Monteiro, onde uma orquestra de frevo manteve animados os foliões noite adentro.

Mais fotos da festa carnavalesca em Monteiro podem ser conferidas no endereço eletrônico https://www.facebook.com/pg/Nucleouepb/photos/?tab=album&album_id=1474779369201623.