8 de abril de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UPEB) realiza, nos dias 10 e 11 de abril, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, Câmpus IV, em Catolé do Rocha, o “1º Seminário de Bovinocultura – Alternativas para o Semiárido”. O evento tem como foco os aspectos sobre a criação de gado bovino na região do Semiárido paraibano. De acordo com o professor Luciano Targino, coordenador do evento, há uma questão cultural dos produtores do Sertão e do Semiárido, que costumam se identificar mais com a pecuária bovina, especialmente por esta fornecer os dois produtos mais populares do agronegócio: o leite e a carne.

Conforme Luciano, “as dificuldades de clima ainda são um problema para este tipo de cultura e o seminário vem justamente para discutir a produção com os recursos naturais que temos, como a nossa vegetação, climatologia e de que forma esta pode ser nossa parceira, além de analisarmos as raças que melhor respondem na criação”. O evento tem como público-alvo os estudantes do Câmpus IV, além de produtores rurais e criadores, e constará de palestras, atividades práticas e minicursos. As inscrições para os minicursos já foram esgotadas, mas a palestra inaugural continua aberta ao público interessado.

Confira a programação:

Dia 10 de abril – Quarta:
19h30 –
Abertura
Palestra: Sindi – Alternativa econômica para o semiárido (Palestrante: Arthur Targino, diretor/secretário da ABCSindi)

Dia 11 de Abril – Quinta:
A partir das 8h –
Minicursos

Minicurso 1: Produção e utilização da palma forrageira na bovinocultura leiteira
Ministrante: Engenheiro agrônomo Mauricio Luiz de Mello V. Leite

Minicurso 2: Como contornar a escassez de forragem para ruminantes no semiárido?
Ministrante: Engenheira agrônoma Aline Mendes Ribeiro Rufino

Minicurso 3: Fisiologia da lactação e boas práticas de manejo na ordenha
Ministrante: Zootecnistas Fabiana Maria da Silva e Rossana Herculano Clementino

Minicurso 4: Principais zoonoses bovinas, tratamentos e profilaxia
Ministrante: Médico veterinário Jusabe Hasede

Minicurso 5: Controle da qualidade do leite: da teoria à prática.
Ministrante: Química industrial Alfredina dos Santos

15h30 – Encerramento no Setor de Bovinocultura do Câmpus IV

Texto: Giuliana Rodrigues

O post Universidade Estadual da Paraíba promove 1º Seminário de Bovinocultura – Alternativas para o Semiárido apareceu primeiro em UEPB.