CCHA

CCHA

Centro de Ciências Humanas e Agrárias

Semiárido é tema de aula magna do Curso de Agronomia e da Especialização em Sistemas Produtivos do CCHA

8 de agosto de 2019

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passa a viver um novo tempo. E a manhã da quarta-feira (7) foi marcada pelo início de uma caminhada que oferecerá uma formação contemporânea para os alunos que ingressaram no semestre 2019.2 na Instituição em Catolé do Rocha. O Auditório do Câmpus IV foi palco da aula magna de início das atividades do recém-criado Bacharelado em Agronomia e da Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis para o Semiárido.

O professor convidado para esta primeira aula foi Daniel Duarte Pereira, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abordou o tema “Agronomia e Semiaridez: desafios ou potencialidades?”. Caririzeiro da região de Sumé e uma das principais autoridades para falar sobre o Semiárido no Brasil, o professor vestiu o gibão de couro e abordou assuntos que foram além de reflexões sobre assuntos como seca e estiagem. Ao longo de sua exposição, ele ainda falou sobre as negatividades que são direcionadas ao semiárido, além de reafirmar as potencialidades de uma região que tem a capacidade de se sustentar a partir de uma ação consciente.

“Catolé do Rocha está inserida na região semiárida. E a semiaridez que envolve a questão agrária e agronômica é um tema bastante controverso, porque nós temos mais potencialidades na semiaridez do que desafios, como por exemplo o próprio clima. A condição climática, com pouca precipitação, podemos dizer assim, é excelente para o ramo da fruticultura, para a palma forrageira, alguns tipos de capins e muitos outros. Nosso objetivo aqui é mostrar que a semiaridez tem mais potencialidades do que desafios, já que, como não podemos modificar o clima, temos que aprender a conviver com ele”, explicou professor Daniel.

A bem vivência na semiaridez foi destacada durante vários momentos da aula. Segundo o professor, é preciso desmistificar o imaginário de que o semiárido é uma região pobre, com problemas que são colocados como as principais barreiras para o crescimento do Brasil. “Nós somos a solução para muitas coisas. Temos polos fruticultores, polos de energia solar e eólica nessa região, o que aponta que esses desafios são mais do ponto de vista midiático, como propaganda negativa, do que o que verdadeiramente temos”, acrescentou.

Daniel Duarte ainda agradeceu o convite para ministrar a aula, desejou sucesso para as atividades no CCHA e valorizou a importância do papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento de todas as áreas da sociedade. “O Brasil é um vasto celeiro para estudos nessa área, principalmente no semiárido, e precisamos cada vez mais de profissionais capacitados para atuar nessa frente. Não vejo a criação desse curso como uma concorrência aos cursos que já existem na Paraíba, mas sim como uma oportunidade de pesquisarmos produções típicas dessa região que devem ser enfatizadas a partir de cursos como esse”, pontuou.

O Bacharelado em Agronomia não implicou novas despesas para a UEPB. Além da infraestrutura, o Câmpus IV conta com um corpo docente qualificado, formado por 15 doutores e cinco mestres. O curso funcionará no turno diurno, terá carga de 3.600 horas/aula, duração mínima de 10 períodos e máxima de 15 períodos para conclusão da grade curricular.

Centro de Ensino ganha novo curso após 15 anos

A criação do Bacharelado em Agronomia, que passa a funcionar no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha, surge como um marco na história do Câmpus IV, uma vez que após 15 anos um novo curso de graduação foi implementado no CCHA. Esta nova formação conta com 100 vagas, sendo 70 ocupadas pelos graduandos da Licenciatura em Ciências Agrárias que migraram para o Bacharelado em Agronomia, além de 30 que foram destinadas exclusivamente ao ingresso de graduados no Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias pela UEPB e que concluíram o curso a partir do período de 2015/1.

A modificação do cenário de formação profissional envolvendo o curso de Ciências Agrárias para o de Agronomia foi explicado pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, como um marco importante não só para o Centro de Ensino, mas, sobretudo, para o município de Catolé do Rocha e toda a região. Segundo o reitor, essa mudança vai na contramão de todos os problemas que a educação pública vem enfrentando nos dias atuais, já que a Instituição não está criando uma despesa global, mas uma solução que não destrói o que já foi feito, e sim oferta uma nova possibilidade para os estudantes.

“Os estudantes vinham se formando, mas encontrando um mercado de trabalho fechado. Como não havia muitas oportunidades em concursos públicos para a área, por exemplo, essa proposta do curso de Agronomia é uma solução para um problema real que estávamos enfrentando. Essa solução gerou uma esperança, uma abertura para um tempo novo. Todos os professores e técnicos administrativos estão de parabéns, os estudantes também, porque encontramos uma saída que fortalece nossa Instituição e o compromisso em formar cidadãos e cidadãs capacitados para o mercado”, destacou Rangel.

A proximidade entre o curso de Agronomia e o antigo de Ciências Agrárias foi destacado também como algo importante nesse processo. Segundo a diretora do CCHA, professora Vaneide Lima Silva, apresentar uma alternativa para esses estudantes ampliou a perspectiva de qualificação na formação daqueles que têm uma relação de vida com as atividades das Ciências do Campo. “Quero destacar e valorizar o trabalho de toda a equipe que se empenhou muito para preparar o projeto, passar pelos conselhos universitários, para que hoje nossa realidade seja diferente. Essa mudança veio para confirmar a manutenção do Centro, o que nos deixa cada vez mais comprometidos em continuar nossa missão aqui no Câmpus VI”, disse professora Vaneide Lima.

Também participaram da aula magna do Curso de Agronomia e da Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis para o Semiárido o diretor da Escola Agrotécnica do Cajuzeiro, professor Edivan da Silva Nunes; o coordenador do curso de Ciências Agrárias, José Alexandro Silva; o coordenador do curso de Letras, professor Rafael Melo; a chefe do Departamento de Agrárias, professora Elaine Gonçalves; o chefe do Departamento de Letras, professor Jairo Bezerra; além do vice-prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo; e Socorro Muniz, gerente da 8ª Região de Ensino.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Semiárido é tema de aula magna do Curso de Agronomia e da Especialização em Sistemas Produtivos do CCHA apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária

Array ( [post_title] => Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária [post_content] =>

A Direção da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, lançou edital com oferta de 120 vagas para a turma 2020 do Curso Técnico em Agropecuária, sendo 80 vagas na modalidade Integrado ao Ensino Médio e 40 vagas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, respeitando a destinação de 50% das vagas para residentes na Zona Rural.

Os interessados devem efetuar inscrição através do endereço eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/246, até o dia 14 de novembro. Como requisito para concorrer a vaga, o candidato ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio deve ter concluído – ou estar concluindo – o 9º ano. Já para o Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio, o candidato deve ter concluído – ou estar concluindo – o 3º ano do Ensino Médio.

Conforme o edital, a seleção será feita por meio do desempenho escolar do candidato nas disciplinas de Português e Matemática, acrescidas da nota de Redação, a ser realizada dia 27 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de dezembro e as matrículas para os aprovados serão realizadas no período de 9 a 13 do mesmo mês. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Márcia Dias

O post Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Direção da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, lançou edital com oferta de 120 vagas para a turma 2020 do Curso Técnico em Agropecuária, sendo 80 vagas na modalidade Integrado ao Ensino Médio e 40 vagas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, Leia Mais...

O post Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-29 11:59:14 [post_date] => 2019-10-29 11:59:14 [post_modified_gmt] => 2019-10-29 11:59:14 [post_modified] => 2019-10-29 11:59:14 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52382 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 39520ae49490b093656f3699978563be [1] => b1c9d21b486c34a80f298e36e6d9def9 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 19 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária

Array ( [post_title] => Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária [post_content] =>

A Direção da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, lançou edital com oferta de 120 vagas para a turma 2020 do Curso Técnico em Agropecuária, sendo 80 vagas na modalidade Integrado ao Ensino Médio e 40 vagas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, respeitando a destinação de 50% das vagas para residentes na Zona Rural.

Os interessados devem efetuar inscrição através do endereço eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/246, até o dia 14 de novembro. Como requisito para concorrer a vaga, o candidato ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio deve ter concluído – ou estar concluindo – o 9º ano. Já para o Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio, o candidato deve ter concluído – ou estar concluindo – o 3º ano do Ensino Médio.

Conforme o edital, a seleção será feita por meio do desempenho escolar do candidato nas disciplinas de Português e Matemática, acrescidas da nota de Redação, a ser realizada dia 27 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de dezembro e as matrículas para os aprovados serão realizadas no período de 9 a 13 do mesmo mês. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Márcia Dias

O post Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Direção da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, lançou edital com oferta de 120 vagas para a turma 2020 do Curso Técnico em Agropecuária, sendo 80 vagas na modalidade Integrado ao Ensino Médio e 40 vagas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, Leia Mais...

O post Escola Agrotécnica do Cajueiro abre seleção com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-29 11:59:14 [post_date] => 2019-10-29 11:59:14 [post_modified_gmt] => 2019-10-29 11:59:14 [post_modified] => 2019-10-29 11:59:14 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52382 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 39520ae49490b093656f3699978563be [1] => b1c9d21b486c34a80f298e36e6d9def9 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 19 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => escola-agrotecnica-do-cajueiro-abre-selecao-com-oferta-de-120-vagas-para-curso-tecnico-em-agropecuaria )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

“Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha [post_content] =>

Como parte das comemorações do Dia da Criança, alunos extensionistas e professores do projeto “Arte e Movimento: os Saltimbancos” desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus IV, realizaram uma apresentação especial para as crianças internadas no Hospital Infantil Ermina Evangelista, em Catolé do Rocha.

A apresentação da peça “Os Saltimbancos” aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e levou alegria e descontração às crianças. O projeto, coordenado pelo professor Jairo Bezerra, usa a arte como instrumento de educação e, ao mesmo tempo, de promoção da Saúde. No total, 10 estudantes dos cursos de Letras e Agronomia, bem como da Escola Agrotécnica do Cajueiro, integram a iniciativa.

O diretor da escola, que também integra o projeto, professor Edivan Nunes, destacou a importância da ação, que proporcionou contentamento para as crianças do hospital. Segundo ele, foi um momento de alegria em que as crianças puderam sorrir e interagir com os alunos do CCHA, esquecendo um pouco de suas enfermidades e desfrutando de atividades lúdicas que tornaram o dia dos pequenos pacientes mais leve e colorido.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação Câmpus IV

O post “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Como parte das comemorações do Dia da Criança, alunos extensionistas e professores do projeto “Arte e Movimento: os Saltimbancos” desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus IV, realizaram uma apresentação especial para as crianças internadas no Hospital Infantil Ermina Evangelista, em Catolé do Rocha. A Leia Mais...

O post “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-10 18:54:08 [post_date] => 2019-10-10 18:54:08 [post_modified_gmt] => 2019-10-10 18:54:08 [post_modified] => 2019-10-10 18:54:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51959 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 737ba18487d2c682ec1d87ae1b2953ad [1] => a06a7b7e2de7cbfbe854de86a8cf6b7c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 36 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :“Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha [post_content] =>

Como parte das comemorações do Dia da Criança, alunos extensionistas e professores do projeto “Arte e Movimento: os Saltimbancos” desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus IV, realizaram uma apresentação especial para as crianças internadas no Hospital Infantil Ermina Evangelista, em Catolé do Rocha.

A apresentação da peça “Os Saltimbancos” aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e levou alegria e descontração às crianças. O projeto, coordenado pelo professor Jairo Bezerra, usa a arte como instrumento de educação e, ao mesmo tempo, de promoção da Saúde. No total, 10 estudantes dos cursos de Letras e Agronomia, bem como da Escola Agrotécnica do Cajueiro, integram a iniciativa.

O diretor da escola, que também integra o projeto, professor Edivan Nunes, destacou a importância da ação, que proporcionou contentamento para as crianças do hospital. Segundo ele, foi um momento de alegria em que as crianças puderam sorrir e interagir com os alunos do CCHA, esquecendo um pouco de suas enfermidades e desfrutando de atividades lúdicas que tornaram o dia dos pequenos pacientes mais leve e colorido.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação Câmpus IV

O post “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Como parte das comemorações do Dia da Criança, alunos extensionistas e professores do projeto “Arte e Movimento: os Saltimbancos” desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus IV, realizaram uma apresentação especial para as crianças internadas no Hospital Infantil Ermina Evangelista, em Catolé do Rocha. A Leia Mais...

O post “Arte e Movimento” leva atividades culturais até crianças internadas em hospital de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-10 18:54:08 [post_date] => 2019-10-10 18:54:08 [post_modified_gmt] => 2019-10-10 18:54:08 [post_modified] => 2019-10-10 18:54:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51959 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 737ba18487d2c682ec1d87ae1b2953ad [1] => a06a7b7e2de7cbfbe854de86a8cf6b7c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 36 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-arte-e-movimento-leva-atividades-culturais-ate-criancas-internadas-em-hospital-de-catole-do-rocha )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio

Array ( [post_title] => Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio [post_content] =>

Dentro das ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, promoveu uma palestra, na manhã desta quarta-feira (18), voltada para a prevenção ao suicídio. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus IV, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Catolé do Rocha, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores da UEPB e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A palestra “Suicídio: uma realidade atual”, foi ministrada pelo médico psiquiatra Adriano Moura. O especialista abordou a prevenção do suicídio mostrando aspectos que podem ajudar a reduzir as estatísticas. O psiquiatra também chamou a atenção dos participantes para estarem atentos e sensíveis aos comportamentos de familiares e amigos que estejam passando por depressão e propensos a cometer um ato extremo em suas vidas. Segundo ele, muitas vezes, uma simples palavra pode fazer uma pessoa desistir de tirar a própria vida.

Professor Edivan Nunes, diretor da Escola Agrotécnica, disse que o evento superou as expectativas devido a participação efetiva da comunidade universitária. Segundo ele, os índices de suicídio na região sertaneja tem crescido de forma assustadora, o que requer da Universidade e outros órgãos que atuam na promoção da saúde, ações que visem ajudar a diminuir os números e salvar vidas. Ele também agradeceu o apoio da direção do Centro, na pessoa da professora Vaneide Lima Silva, que determinou a suspensão de todas as aulas durante o evento para que toda a comunidade acadêmica pudesse participar da atividade.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação Câmpus IV

O post Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Dentro das ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, promoveu uma palestra, na manhã desta quarta-feira (18), voltada para a prevenção ao suicídio. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus IV, em parceria Leia Mais...

O post Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-18 16:19:01 [post_date] => 2019-09-18 16:19:01 [post_modified_gmt] => 2019-09-18 16:19:01 [post_modified] => 2019-09-18 16:19:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51403 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f84111a0d095823424b11fb43c1c0158 [1] => 0536ab706a5a51a99b3b5eee9b609142 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => escola-agrotecnica-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio

Array ( [post_title] => Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio [post_content] =>

Dentro das ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, promoveu uma palestra, na manhã desta quarta-feira (18), voltada para a prevenção ao suicídio. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus IV, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Catolé do Rocha, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores da UEPB e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A palestra “Suicídio: uma realidade atual”, foi ministrada pelo médico psiquiatra Adriano Moura. O especialista abordou a prevenção do suicídio mostrando aspectos que podem ajudar a reduzir as estatísticas. O psiquiatra também chamou a atenção dos participantes para estarem atentos e sensíveis aos comportamentos de familiares e amigos que estejam passando por depressão e propensos a cometer um ato extremo em suas vidas. Segundo ele, muitas vezes, uma simples palavra pode fazer uma pessoa desistir de tirar a própria vida.

Professor Edivan Nunes, diretor da Escola Agrotécnica, disse que o evento superou as expectativas devido a participação efetiva da comunidade universitária. Segundo ele, os índices de suicídio na região sertaneja tem crescido de forma assustadora, o que requer da Universidade e outros órgãos que atuam na promoção da saúde, ações que visem ajudar a diminuir os números e salvar vidas. Ele também agradeceu o apoio da direção do Centro, na pessoa da professora Vaneide Lima Silva, que determinou a suspensão de todas as aulas durante o evento para que toda a comunidade acadêmica pudesse participar da atividade.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação Câmpus IV

O post Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Dentro das ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, promoveu uma palestra, na manhã desta quarta-feira (18), voltada para a prevenção ao suicídio. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus IV, em parceria Leia Mais...

O post Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-18 16:19:01 [post_date] => 2019-09-18 16:19:01 [post_modified_gmt] => 2019-09-18 16:19:01 [post_modified] => 2019-09-18 16:19:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51403 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/escola-agrotecnica-do-cajueiro-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f84111a0d095823424b11fb43c1c0158 [1] => 0536ab706a5a51a99b3b5eee9b609142 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => escola-agrotecnica-promove-palestra-alusiva-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-prevencao-ao-suicidio )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha [post_content] =>

Após ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em junho deste ano, o recém-criado Curso de Graduação em Agronomia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Instituição, terá suas atividades iniciadas na próxima quarta-feira (7), no Câmpus IV, em Catolé do Rocha. A aula magna será proferida pelo professor Daniel Duarte Pereira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abordará o tema “Agronomia e semiaridez: desafios e potencialidades”.

Esta primeira aula será realizada no Auditório do CCHA, a partir das 8h30, e contará com as participações do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão. O curso conta com 100 vagas, sendo 70 ocupadas pelos graduandos da Licenciatura em Ciências Agrárias que migraram para o Bacharelado em Agronomia e 30 destinadas exclusivamente ao ingresso de graduados no Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba e que concluíram o curso a partir do período de 2015/1, conforme edital de seleção.

O CCHA já reunia todas as condições de implantação do novo curso e a medida não implicou em novas despesas para a UEPB. Além da infraestrutura, o Câmpus IV conta com um corpo docente qualificado, formado por 15 doutores e cinco mestres. O curso funcionará no turno diurno, terá carga de 3.600 horas/aula, duração mínima de 10 períodos e máxima de 15 períodos para conclusão da grade curricular.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Após ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em junho deste ano, o recém-criado Curso de Graduação em Agronomia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Instituição, terá suas atividades iniciadas na próxima quarta-feira (7), no Câmpus IV, em Catolé do Rocha. A aula magna será proferida pelo Leia Mais...

O post Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-01 13:12:35 [post_date] => 2019-08-01 13:12:35 [post_modified_gmt] => 2019-08-01 13:12:35 [post_modified] => 2019-08-01 13:12:35 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50157 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 89c9b8ec6865b8a8e04ced743a70e0ce [1] => 353af8c80c1bf7a8782d68ad13c46875 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 20 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha [post_content] =>

Após ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em junho deste ano, o recém-criado Curso de Graduação em Agronomia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Instituição, terá suas atividades iniciadas na próxima quarta-feira (7), no Câmpus IV, em Catolé do Rocha. A aula magna será proferida pelo professor Daniel Duarte Pereira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abordará o tema “Agronomia e semiaridez: desafios e potencialidades”.

Esta primeira aula será realizada no Auditório do CCHA, a partir das 8h30, e contará com as participações do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão. O curso conta com 100 vagas, sendo 70 ocupadas pelos graduandos da Licenciatura em Ciências Agrárias que migraram para o Bacharelado em Agronomia e 30 destinadas exclusivamente ao ingresso de graduados no Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba e que concluíram o curso a partir do período de 2015/1, conforme edital de seleção.

O CCHA já reunia todas as condições de implantação do novo curso e a medida não implicou em novas despesas para a UEPB. Além da infraestrutura, o Câmpus IV conta com um corpo docente qualificado, formado por 15 doutores e cinco mestres. O curso funcionará no turno diurno, terá carga de 3.600 horas/aula, duração mínima de 10 períodos e máxima de 15 períodos para conclusão da grade curricular.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Após ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em junho deste ano, o recém-criado Curso de Graduação em Agronomia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Instituição, terá suas atividades iniciadas na próxima quarta-feira (7), no Câmpus IV, em Catolé do Rocha. A aula magna será proferida pelo Leia Mais...

O post Aula magna marca início de atividades do Curso de Bacharelado em Agronomia no Câmpus de Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-01 13:12:35 [post_date] => 2019-08-01 13:12:35 [post_modified_gmt] => 2019-08-01 13:12:35 [post_modified] => 2019-08-01 13:12:35 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50157 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 89c9b8ec6865b8a8e04ced743a70e0ce [1] => 353af8c80c1bf7a8782d68ad13c46875 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 20 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aula-magna-marca-inicio-de-atividades-do-curso-de-bacharelado-em-agronomia-no-campus-de-catole-do-rocha )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha [post_content] =>

Uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Catolé do Rocha, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem ajudado na restauração da cultura do maracujazeiro na Microrregião de Catolé do Rocha, no Sertão do Estado. A pesquisa “Solaplant”, liderada pelo professor Evandro Franklin de Mesquita, visa potencializar culturas típicas da região, a exemplo do quiabo, da melancia, batata-doce, abobrinha, entre outras.

Com a pesquisa, os professores e alunos pretendem contribuir para a irrigação do maracujazeiro azedo como uma tentativa de reduzir as perdas do rendimento e da qualidade da produção, bem como disponibilizar nitrogênio às plantas na época de maior extração do nutriente pela cultura, durante o crescimento e desenvolvimento dos frutos. A ideia é diminuir o efeito negativo da evaporação de referência no período da estiagem pela cobertura morta.

Os primeiros resultados da pesquisa já forneceram dados relevantes para a região, com a redução de 3oC na temperatura do solo com cobertura morta em comparação ao solo desnudo. A Paraíba ocupa o sétimo lugar entre os estados mais produtivos da cultura com produtividade. Segundo o professor Evandro Franklin, os resultados preliminares da pesquisa comprovam a eficiência do manejo adequado da irrigação e da adubação para que possa contribuir para a restauração da cultura, gerando mais uma fonte de renda para os agricultores da microrregião sertaneja.

De acordo com o pesquisador, o manejo da irrigação está sendo feito pelo método localizado, adotando o sistema por gotejamento com vazão de 8 litros por hora e pulverizações aéreas com microaspersor com vazão de 20 litros por hora, para minimizar o efeito da alta temperatura que, entre as 11h e 14h, concentra-se entre 30oC e 35oC.

Este método, de acordo com as explicações do professor Evandro, caracteriza-se pela eficiência do uso da água e consiste em aplicá-la no solo, próximo ao sistema radicular da cultura, em pequenas pressões e vazões, mas com elevada frequência. “Numa região em que a evaporação de referência pode chegar até 8 milímetros por dia, o uso da irrigação localizada é uma necessidade para a agricultura, o que significa menor quantidade de água evaporada da superfície do solo com a prática da cobertura morta na superfície do solo”, explicou o docente.

Além do professor Evandro Franklin, integram a equipe os professores pesquisadores Francisco Pinheiro, Irinaldo Pereira e Irton Miranda, da UEPB; Lourival Ferreira, da UFPB; bem como os alunos da Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB, Maria Rayanne da Silva, Géssica Martins de Figueiredo, Fernando Nóbrega Targino, Diogo Dantas Maia, Hellen Alessandra de Sá Bezerra, Fernando Nóbrega Targino, Mikaelle Fernandes Suassuna de Lima, José Carlos Ferreira e Damião Vagno Dantas Jales.

Realizada pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária, da Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB, do Bacharelado em Agronomia e do Curso de Pós-Graduação em Horticultura Tropical da UFCG, a pesquisa tem aumentado significativamente o ingresso dos graduados da Universidade Estadual da paraíba em programas de pós-graduação.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Catolé do Rocha, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem ajudado na restauração da cultura do maracujazeiro na Microrregião de Leia Mais...

O post Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 13:18:34 [post_date] => 2019-07-31 13:18:34 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 13:18:34 [post_modified] => 2019-07-31 13:18:34 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50136 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 82c3a87aabe70cc072a80a4ebee7a0cd [1] => 25e70ac593614f9ed0cbd61de44d12a0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha

Array ( [post_title] => Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha [post_content] =>

Uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Catolé do Rocha, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem ajudado na restauração da cultura do maracujazeiro na Microrregião de Catolé do Rocha, no Sertão do Estado. A pesquisa “Solaplant”, liderada pelo professor Evandro Franklin de Mesquita, visa potencializar culturas típicas da região, a exemplo do quiabo, da melancia, batata-doce, abobrinha, entre outras.

Com a pesquisa, os professores e alunos pretendem contribuir para a irrigação do maracujazeiro azedo como uma tentativa de reduzir as perdas do rendimento e da qualidade da produção, bem como disponibilizar nitrogênio às plantas na época de maior extração do nutriente pela cultura, durante o crescimento e desenvolvimento dos frutos. A ideia é diminuir o efeito negativo da evaporação de referência no período da estiagem pela cobertura morta.

Os primeiros resultados da pesquisa já forneceram dados relevantes para a região, com a redução de 3oC na temperatura do solo com cobertura morta em comparação ao solo desnudo. A Paraíba ocupa o sétimo lugar entre os estados mais produtivos da cultura com produtividade. Segundo o professor Evandro Franklin, os resultados preliminares da pesquisa comprovam a eficiência do manejo adequado da irrigação e da adubação para que possa contribuir para a restauração da cultura, gerando mais uma fonte de renda para os agricultores da microrregião sertaneja.

De acordo com o pesquisador, o manejo da irrigação está sendo feito pelo método localizado, adotando o sistema por gotejamento com vazão de 8 litros por hora e pulverizações aéreas com microaspersor com vazão de 20 litros por hora, para minimizar o efeito da alta temperatura que, entre as 11h e 14h, concentra-se entre 30oC e 35oC.

Este método, de acordo com as explicações do professor Evandro, caracteriza-se pela eficiência do uso da água e consiste em aplicá-la no solo, próximo ao sistema radicular da cultura, em pequenas pressões e vazões, mas com elevada frequência. “Numa região em que a evaporação de referência pode chegar até 8 milímetros por dia, o uso da irrigação localizada é uma necessidade para a agricultura, o que significa menor quantidade de água evaporada da superfície do solo com a prática da cobertura morta na superfície do solo”, explicou o docente.

Além do professor Evandro Franklin, integram a equipe os professores pesquisadores Francisco Pinheiro, Irinaldo Pereira e Irton Miranda, da UEPB; Lourival Ferreira, da UFPB; bem como os alunos da Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB, Maria Rayanne da Silva, Géssica Martins de Figueiredo, Fernando Nóbrega Targino, Diogo Dantas Maia, Hellen Alessandra de Sá Bezerra, Fernando Nóbrega Targino, Mikaelle Fernandes Suassuna de Lima, José Carlos Ferreira e Damião Vagno Dantas Jales.

Realizada pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária, da Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB, do Bacharelado em Agronomia e do Curso de Pós-Graduação em Horticultura Tropical da UFCG, a pesquisa tem aumentado significativamente o ingresso dos graduados da Universidade Estadual da paraíba em programas de pós-graduação.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Catolé do Rocha, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem ajudado na restauração da cultura do maracujazeiro na Microrregião de Leia Mais...

O post Pesquisa da UEPB e instituições parceiras potencializa cultura do maracujazeiro em Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 13:18:34 [post_date] => 2019-07-31 13:18:34 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 13:18:34 [post_modified] => 2019-07-31 13:18:34 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50136 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 82c3a87aabe70cc072a80a4ebee7a0cd [1] => 25e70ac593614f9ed0cbd61de44d12a0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pesquisa-da-uepb-e-instituicoes-parceiras-potencializa-cultura-do-maracujazeiro-na-microrregiao-de-catole-do-rocha )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos [post_content] =>

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta sexta-feira (19), as solenidades de formatura dos cursos técnicos e de graduação ofertados no Câmpus de Catolé do Rocha. Na Colação de Grau das turmas 2019.1 dos cursos de graduação, dezenas de formandos das Licenciaturas em Letras, Ciências Agrárias e Pedagogia (esta integrante do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR), concluíram seus respectivos cursos e, agora, estão preparados para ingressarem no mercado de trabalho. Além dos agora graduados, familiares, amigos, servidores e professores prestigiaram o momento marcado por muita emoção.

Os novos profissionais prestaram o juramento, confirmando seu compromisso nesta nova etapa. Para isso, o aluno responsável foi José Paulo Costa Diniz, da Licenciatura em Ciências Agrárias. Posteriormente, foi chamada ao púlpito a formanda Ana Paula Lima Carneiro, do curso de Pedagogia, para proferir suas palavras como Oradora Oficial, representando todos os concluintes. Em seu discurso, a estudante agradeceu a oportunidade em representar seus colegas e falou sobre os desafios e a conquista que cada um estava confirmando após muito esforço empreendido ao longo do curso.

“Nesta noite tão especial, gostaria de falar sobre desafio. Com certeza foram muitos os desafios enfrentados ao longo desta caminhada, por conciliar trabalho, família e estudo, o que não é fácil. Somos verdadeiros vencedores, pessoas que em meio a tantas dificuldades vão à luta e conseguem extrair coisas boas. Como disse Guimarães Rosa: ‘Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final’. Vale a pena a luta!”, disse a formanda.

O Paraninfo Geral das turmas concluintes foi o professor José Geraldo Rodrigues dos Santos. Com 42 anos de dedicação ao trabalho no campo e com 15 anos de vivência na UEPB, o docente não escondeu a satisfação por ter tido o nome escolhido para este momento. Afirmando ser um homem simples, do campo e com uma vontade incansável de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos agrícolas, professor Zé Geraldo, como é chamado, apontou as pesquisas na área da agricultura de base ecológica como poderosa ferramenta para o crescimento das atividades rurais e, principalmente, sustentáveis.

“Muito me alegra e me deixa lisonjeado o fato de ter sido escolhido para ser o paraninfo das turmas concluintes dos cursos de Agrárias, mas, sobretudo, também o das turmas de Letras e Pedagogia, mesmo não sendo profissional dessas áreas. Agradeço de coração a todos vocês. Parabenizo também os familiares dos formandos, por prestigiarem esse momento que é muito importante para esses estudantes. Venho de origem rural, tenho orgulho de ser matuto, filho de um produtor rural que durante esses 42 anos de dedicação ao campo, sendo 15 desses anos tendo estado aprendendo, ensinando e vivendo aqui na UEPB. Boa sorte a todos e sigam sempre o caminho da ética”, desejou o paraninfo.

Após as palavras do paraninfo, foi realizada a conferência do grau acadêmico aos formandos. Representando o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, a formanda Daijara Cezário da Silva recebeu o grau em nome dos demais concluintes através do professor José Alexandro da Silva, coordenador do curso. Depois foi a vez de Wesley Hericles Almeida Lopes, formando do curso de Licenciatura em Letras, receber o grau acadêmico representando seus colegas, sob as palavras do professor Rafael José de Melo, coordenador do curso. Por último, Edinete Lima Dantas recebeu o grau acadêmico representando os formandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob as mãos da professora Benedita Ferreira Auraud, coordenadora do PARFOR.

Para encerrar a solenidade, o reitor Rangel Junior, que presidiu a mesa de honra, parabenizou todos os formandos por terem concluído com êxito essa jornada na UEPB e afirmou que será muito gratificante encontrar esses mesmos concluintes posteriormente, só que desenvolvendo outros projetos. Rangel desejou disposição de espírito para que todos tenham motivação para que “as coisas aconteçam”. Ainda de acordo com o reitor, essa nova fase mostrará desafios de outra natureza, com a cobrança pessoal que cada formando desenvolverá a partir de então no desenvolvimento do mundo profissional.

“O que seria de vocês se não fosse o pai ou a mãe, ou o substituto deles, um tio, uma tia, uma avó, um padastro, pegando nas suas mãos para levá-los à escola para enfrentar o desconhecido? Foi isso que fez com que vocês estivessem aqui agora. Foi essa persistência, foi essa esperança, foi essa aposta que possibilitou vocês criarem asas. Eu sou um observador de pássaros como a coruja e vejo que elas são diferentes dos outros pássaros. Elas passam de dois a três meses entre levar a comida para o ninho onde estão os filhotes, elas comem juntas, ensinam os filhotes a caçar, a voar, até que um certo dia elas vão embora e os filhotes não precisam mais da mãe ou do pai. Elas vão formar outro ninho em outro lugar. Eu sei que vocês (formandos) não são corujas, mas precisaram que papai e mamãe cuidassem de vocês, e eu tenho certeza que para eles (os pais), nesse momento deve passar um filme lembrando de como foi importante, mas também como foi difícil chegar até aqui. Por isso vocês devem muito a eles esse momento que estão vivendo hoje. Essa conquista não é só de vocês, é também do pai ou da mãe que ensinaram vocês a voarem alto”, destacou o reitor.

Também participaram da solenidade o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão; a diretora do CCHA, professora Vaneide Lima Silva; a diretora adjunta do CCHA, professora Maria do Socorro de Caldas Pinto; o diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Silva Nunes; e a professora Adalgisa Raisa, representando a Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância e o PARFOR.

Concluintes dos cursos técnicos recebem certificados

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária também participaram do seu momento de formatura, com a entrega dos certificados das turmas do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, bem como a de Técnico em Agropecuária Subsequente. A solenidade marcou o encerramento das atividades do período 2019.1 da Escola Agrotécnica do Cajueiro, instalada no Câmpus IV da UEPB. A solenidade foi presidida pelo reitor Rangel Junior e teve como madrinhas as professoras Maria do Socorro Caldas Pinto e Dalila Regina. Também participaram da solenidade o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, e a diretora do CCHA, professora Vaneide Lima Silva.

O aluno responsável por prestar juramento foi o formando Eilton Roberto Madeiros Júnior. Já o Orador Oficial foi o estudante Fabiano de Almeida Fernandes. Em seu discurso, o concluinte agradeceu a confiança de todos pela escolha do seu nome para representar todos os formandos, além de reafirmar o orgulho por cumprir esse papel.

“Neste momento tão importante de nossas vidas é difícil encontrar palavras para descrever nossos sentimentos, marcados por um misto de alegria, tristeza, alívio e saudade. Compartilhamos tantas coisas juntos, mas, ao mesmo tempo, tivemos muitas pessoas especiais em nossas vidas e somos gratos a cada um que contribuiu para que esse momento chegasse. Os professores, os servidores, nossas familiares, amigos, enfim, são muitos os que deram forças para chegarmos até aqui”, disse.

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan da Silva Nunes, destacou a honra que foi para a Escola Agrotécnica ter sido espaço de aprendizado para cada um dos concluintes, ao longo dos últimos anos. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas, como limitação orçamentária, de ambiente e outras, a Escola tem vencido cada obstáculo, cumprindo seu papel e avançando na construção da história da educação interiorana.

“É importante que todos saibam que a Escola Agrotécnica é um espaço de aprendizado e conhecimento diferente de todos os outros. Espaço esse que fomentou grande parte do aprendizado desses jovens. Daqui, eu espero que vocês levem o que aprenderam e repliquem para seus amigos, colegas de profissão e familiares. Sejam fortes na luta por um espaço no mercado de trabalho e busquem o melhor para vocês, sem precisar passar por cima de ninguém”, desejou o diretor.

O momento de entrega dos certificados foi simbolizada com a ida à frente da mesa de honra de um representante de cada turma concluinte. Camila dos Santos Ferreira foi a responsável por representar seus colegas e recebeu do professor Francisco Ademilton Damasceno o certificado de concluinte do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio. Já Jussara Dantas, recebeu seu certificado, em nome dos seus companheiros de turma, das mãos do coordenador do curso Técnico em Agropecuária Subsequente, Paulo Cézar Alves Rocha.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, também parabenizou os formandos, apontando que cada passo a partir de agora terá uma importância maior, por estar relacionado diretamente com a construção da carreira de cada concluinte. “Desejo êxito a vocês, vocês têm um mundo pela frente, não desistam, não desanimem com as dificuldades. Toquem a vida em frente com esperança, com alegria, respeitando a família e a sociedade que investiu para que cada um de vocês pudessem terminar esse curso hoje”, destacou Rangel Junior.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta sexta-feira (19), as solenidades de formatura dos cursos técnicos e de graduação ofertados no Câmpus de Catolé do Rocha. Na Colação de Grau das turmas 2019.1 dos cursos de graduação, dezenas de formandos das Licenciaturas em Letras, Ciências Agrárias Leia Mais...

O post Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-21 15:50:19 [post_date] => 2019-07-21 15:50:19 [post_modified_gmt] => 2019-07-21 15:50:19 [post_modified] => 2019-07-21 15:50:19 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=49817 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d95873bb43368e78d84818ea7786c67e [1] => b28427d9deb2672bfa229f34232f68eb ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 19 [3] => 20 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos [post_content] =>

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta sexta-feira (19), as solenidades de formatura dos cursos técnicos e de graduação ofertados no Câmpus de Catolé do Rocha. Na Colação de Grau das turmas 2019.1 dos cursos de graduação, dezenas de formandos das Licenciaturas em Letras, Ciências Agrárias e Pedagogia (esta integrante do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR), concluíram seus respectivos cursos e, agora, estão preparados para ingressarem no mercado de trabalho. Além dos agora graduados, familiares, amigos, servidores e professores prestigiaram o momento marcado por muita emoção.

Os novos profissionais prestaram o juramento, confirmando seu compromisso nesta nova etapa. Para isso, o aluno responsável foi José Paulo Costa Diniz, da Licenciatura em Ciências Agrárias. Posteriormente, foi chamada ao púlpito a formanda Ana Paula Lima Carneiro, do curso de Pedagogia, para proferir suas palavras como Oradora Oficial, representando todos os concluintes. Em seu discurso, a estudante agradeceu a oportunidade em representar seus colegas e falou sobre os desafios e a conquista que cada um estava confirmando após muito esforço empreendido ao longo do curso.

“Nesta noite tão especial, gostaria de falar sobre desafio. Com certeza foram muitos os desafios enfrentados ao longo desta caminhada, por conciliar trabalho, família e estudo, o que não é fácil. Somos verdadeiros vencedores, pessoas que em meio a tantas dificuldades vão à luta e conseguem extrair coisas boas. Como disse Guimarães Rosa: ‘Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final’. Vale a pena a luta!”, disse a formanda.

O Paraninfo Geral das turmas concluintes foi o professor José Geraldo Rodrigues dos Santos. Com 42 anos de dedicação ao trabalho no campo e com 15 anos de vivência na UEPB, o docente não escondeu a satisfação por ter tido o nome escolhido para este momento. Afirmando ser um homem simples, do campo e com uma vontade incansável de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos agrícolas, professor Zé Geraldo, como é chamado, apontou as pesquisas na área da agricultura de base ecológica como poderosa ferramenta para o crescimento das atividades rurais e, principalmente, sustentáveis.

“Muito me alegra e me deixa lisonjeado o fato de ter sido escolhido para ser o paraninfo das turmas concluintes dos cursos de Agrárias, mas, sobretudo, também o das turmas de Letras e Pedagogia, mesmo não sendo profissional dessas áreas. Agradeço de coração a todos vocês. Parabenizo também os familiares dos formandos, por prestigiarem esse momento que é muito importante para esses estudantes. Venho de origem rural, tenho orgulho de ser matuto, filho de um produtor rural que durante esses 42 anos de dedicação ao campo, sendo 15 desses anos tendo estado aprendendo, ensinando e vivendo aqui na UEPB. Boa sorte a todos e sigam sempre o caminho da ética”, desejou o paraninfo.

Após as palavras do paraninfo, foi realizada a conferência do grau acadêmico aos formandos. Representando o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, a formanda Daijara Cezário da Silva recebeu o grau em nome dos demais concluintes através do professor José Alexandro da Silva, coordenador do curso. Depois foi a vez de Wesley Hericles Almeida Lopes, formando do curso de Licenciatura em Letras, receber o grau acadêmico representando seus colegas, sob as palavras do professor Rafael José de Melo, coordenador do curso. Por último, Edinete Lima Dantas recebeu o grau acadêmico representando os formandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob as mãos da professora Benedita Ferreira Auraud, coordenadora do PARFOR.

Para encerrar a solenidade, o reitor Rangel Junior, que presidiu a mesa de honra, parabenizou todos os formandos por terem concluído com êxito essa jornada na UEPB e afirmou que será muito gratificante encontrar esses mesmos concluintes posteriormente, só que desenvolvendo outros projetos. Rangel desejou disposição de espírito para que todos tenham motivação para que “as coisas aconteçam”. Ainda de acordo com o reitor, essa nova fase mostrará desafios de outra natureza, com a cobrança pessoal que cada formando desenvolverá a partir de então no desenvolvimento do mundo profissional.

“O que seria de vocês se não fosse o pai ou a mãe, ou o substituto deles, um tio, uma tia, uma avó, um padastro, pegando nas suas mãos para levá-los à escola para enfrentar o desconhecido? Foi isso que fez com que vocês estivessem aqui agora. Foi essa persistência, foi essa esperança, foi essa aposta que possibilitou vocês criarem asas. Eu sou um observador de pássaros como a coruja e vejo que elas são diferentes dos outros pássaros. Elas passam de dois a três meses entre levar a comida para o ninho onde estão os filhotes, elas comem juntas, ensinam os filhotes a caçar, a voar, até que um certo dia elas vão embora e os filhotes não precisam mais da mãe ou do pai. Elas vão formar outro ninho em outro lugar. Eu sei que vocês (formandos) não são corujas, mas precisaram que papai e mamãe cuidassem de vocês, e eu tenho certeza que para eles (os pais), nesse momento deve passar um filme lembrando de como foi importante, mas também como foi difícil chegar até aqui. Por isso vocês devem muito a eles esse momento que estão vivendo hoje. Essa conquista não é só de vocês, é também do pai ou da mãe que ensinaram vocês a voarem alto”, destacou o reitor.

Também participaram da solenidade o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão; a diretora do CCHA, professora Vaneide Lima Silva; a diretora adjunta do CCHA, professora Maria do Socorro de Caldas Pinto; o diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Silva Nunes; e a professora Adalgisa Raisa, representando a Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância e o PARFOR.

Concluintes dos cursos técnicos recebem certificados

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária também participaram do seu momento de formatura, com a entrega dos certificados das turmas do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, bem como a de Técnico em Agropecuária Subsequente. A solenidade marcou o encerramento das atividades do período 2019.1 da Escola Agrotécnica do Cajueiro, instalada no Câmpus IV da UEPB. A solenidade foi presidida pelo reitor Rangel Junior e teve como madrinhas as professoras Maria do Socorro Caldas Pinto e Dalila Regina. Também participaram da solenidade o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, e a diretora do CCHA, professora Vaneide Lima Silva.

O aluno responsável por prestar juramento foi o formando Eilton Roberto Madeiros Júnior. Já o Orador Oficial foi o estudante Fabiano de Almeida Fernandes. Em seu discurso, o concluinte agradeceu a confiança de todos pela escolha do seu nome para representar todos os formandos, além de reafirmar o orgulho por cumprir esse papel.

“Neste momento tão importante de nossas vidas é difícil encontrar palavras para descrever nossos sentimentos, marcados por um misto de alegria, tristeza, alívio e saudade. Compartilhamos tantas coisas juntos, mas, ao mesmo tempo, tivemos muitas pessoas especiais em nossas vidas e somos gratos a cada um que contribuiu para que esse momento chegasse. Os professores, os servidores, nossas familiares, amigos, enfim, são muitos os que deram forças para chegarmos até aqui”, disse.

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan da Silva Nunes, destacou a honra que foi para a Escola Agrotécnica ter sido espaço de aprendizado para cada um dos concluintes, ao longo dos últimos anos. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas, como limitação orçamentária, de ambiente e outras, a Escola tem vencido cada obstáculo, cumprindo seu papel e avançando na construção da história da educação interiorana.

“É importante que todos saibam que a Escola Agrotécnica é um espaço de aprendizado e conhecimento diferente de todos os outros. Espaço esse que fomentou grande parte do aprendizado desses jovens. Daqui, eu espero que vocês levem o que aprenderam e repliquem para seus amigos, colegas de profissão e familiares. Sejam fortes na luta por um espaço no mercado de trabalho e busquem o melhor para vocês, sem precisar passar por cima de ninguém”, desejou o diretor.

O momento de entrega dos certificados foi simbolizada com a ida à frente da mesa de honra de um representante de cada turma concluinte. Camila dos Santos Ferreira foi a responsável por representar seus colegas e recebeu do professor Francisco Ademilton Damasceno o certificado de concluinte do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio. Já Jussara Dantas, recebeu seu certificado, em nome dos seus companheiros de turma, das mãos do coordenador do curso Técnico em Agropecuária Subsequente, Paulo Cézar Alves Rocha.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, também parabenizou os formandos, apontando que cada passo a partir de agora terá uma importância maior, por estar relacionado diretamente com a construção da carreira de cada concluinte. “Desejo êxito a vocês, vocês têm um mundo pela frente, não desistam, não desanimem com as dificuldades. Toquem a vida em frente com esperança, com alegria, respeitando a família e a sociedade que investiu para que cada um de vocês pudessem terminar esse curso hoje”, destacou Rangel Junior.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta sexta-feira (19), as solenidades de formatura dos cursos técnicos e de graduação ofertados no Câmpus de Catolé do Rocha. Na Colação de Grau das turmas 2019.1 dos cursos de graduação, dezenas de formandos das Licenciaturas em Letras, Ciências Agrárias Leia Mais...

O post Centro de Ciências Humanas e Agrárias realiza formatura de turmas de graduação e de cursos técnicos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-21 15:50:19 [post_date] => 2019-07-21 15:50:19 [post_modified_gmt] => 2019-07-21 15:50:19 [post_modified] => 2019-07-21 15:50:19 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=49817 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCHA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccha/feed/ [syndication_feed_id] => 10 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d95873bb43368e78d84818ea7786c67e [1] => b28427d9deb2672bfa229f34232f68eb ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 9 [1] => 2 [2] => 19 [3] => 20 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-humanas-e-agrarias-realiza-formatura-de-turmas-de-graduacao-e-de-cursos-tecnicos )