Professor da Escola Agrotécnica do Cajueiro é eleito melhor regente de bandas marciais da Paraíba

28 de dezembro de 2016

Após um trabalho de três anos à frente da banda marcial da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, o professor Hercílio de Sousa foi eleito na categoria C, voltada apenas para bandas com alunos de Ensino Médio, como o melhor regente da Paraíba em 2016. A eleição foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência de Bandas Escolas da Paraíba. A premiação aconteceu na quinta-feira (22), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Segundo o professor, esse foi o primeiro ano de conquistas no que diz respeito ao trabalho desenvolvido em uma banda marcial, tanto por ele como também na Escola. “Nesses anos ensaiando com a banda marcial da Escola do Cajueiro, todos nós evoluímos bastante. Começamos instruindo os alunos em leitura de partitura e teoria musical, ajustando os horários de ensaios. E esse ano os resultados apareceram. A banda foi premiada em outros concursos e ao final do ano veio esse prêmio estadual”, afirmou o professor.

Concorreram aos destaques do ano em bandas marciais 22 indicados nos seguintes quesitos: regente, balizador, baliza, mór, corpo coreográfico, coreógrafo, e banda. A eleição dos destaques das bandas marciais foi feita através de enquete na internet, que aconteceu entre os meses de novembro e dezembro deste ano. As apresentações nas etapas da Copa de Bandas Marciais, realizadas ao longo do ano, também ajudaram a definir os concorrentes. “Nossa banda foi vice-campeã na Copa de Bandas. Com certeza isso foi importante para todos”, destacou Hercílio de Sousa.
Texto: Givaldo Cavalcanti